Bíblia é a sagrada escritura, o conjunto de livros do Antigo e do Novo Testamento, que contem as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos.
Do grego “biblion”, que significa “livro”, “rolo”. A palavra Testamento (em hebraico “berith”) significa aliança, contrato, pacto. A Biblia judaica era conhecida em duas formas pelos cristãos antigos: a original em hebraico e a tradução grega conhecida como Septuaginta.
O Novo testamento é formado pelos evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas, e o Apocalipse. Foi inteiramente escrito em grego. Jesus falava aramaico (um idioma semítico), sendo que algumas palavras desse idioma permanecem no Novo Testamento. A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos e já foi traduzida em mais de 2000 idiomas. O primeiro livro da bíblia, o Gênesis, foi escrito por volta de 1445 a.C. e o ultimo livro, o Apocalipse, foi escrito por volta de 90 a 95 d.C.
A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens em um período que totalizou cerca de 1600 anos. Para os católicos, a Bíblia é composta por 73 livros divididos em 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
O Antigo Testamento possui 39 livros que relatam histórias relacionadas a criação do mundo e todos os acontecimentos que seguiram até aos anos 445 a.C.
No seu ultimo livro (Malaquias), fala sobre a vinda do Messias. Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 07 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento da Bíblia Cristã: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.
O Novo Testamento possui 27 livros que apresentam a história de Jesus Cristo, englobando acontecimentos durante a sua vida e após a sua morte.
Os Atos dos Apóstolos narram a história mais antiga da Igreja, enquanto os quatro Evangelhos relatam de formas diferentes a vida de Jesus Cristo. O Novo Testamento contem também cartas de São Paulo, entre outras.
No final do Novo Testamento, está o Livro do Apocalipse, que descreve o fim do mundo e a Segunda vinda de Jesus, onde todos seriam julgados e o governo justo de Deus viria a Terra.
Comments