top of page
Estudos Comunidade Anuncia-Me

TIPOS DE RELIGIÕES

Há várias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las.

Porém há características comuns as religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões. A primeira destas características e cronológica, pois as formas religiosas predominantes evoluem através dos tempos nos sucessivos estágios culturais de qualquer sociedade.

Outro modo é classificá-las de acordo com sua solidez de princípios e sua profundidade filosófica, o que irá separá-las em religiões com e sem Livros Sagrados. Uma classificação leva em conta essas duas características e divide as religiões nos seguinte 4 grandes grupos distintos: PANTEÍSTAS, POLITEÍSTAS, MONOTEÍSTAS e ATEÍSTAS.


Panteístas

São as mais antigas dominando a sociedade menores e primitivas. Tanto nos primórdios da civilização mesopotâmica, europeia e asiática, quanto nas culturas das Américas, África e Oceania.


Politeístas

Se confundem com as Panteístas, mas surgem num estágio posterior do desenvolvimento de uma cultura. Quanto mais a sociedade se torna complexa, mais o Panteísmo vai se tornando Politeísmo.


Monoteístas

São as mais recentes e atualmente as mais disseminadas, o Monoteísmo quantitativamente ainda domina mais de metade da humanidade. E embora possa parecer estranho, existem religiões Ateístas, que negam a existência de um ser supremo central, embora possam admitir a existência de entidades espirituais diversas. Essas religiões geralmente surgem como uma reação a um sistema religioso Monoteísta ou pelo menos Politeísta e em muitos aspectos se confunde com o Panteísmo embora possua características exclusivas.

Essa divisão também traça uma hierarquia de rebuscamento filosófico nas religiões.

As Panteístas por serem as mais antigas, não tem Livros Sagrados ou qualquer estabelecimento mais sólido do que a tradição oral, embora na atualidade o renascimento Panteísta esteja mudando isso.

Já as Politeísta muitas vezes possuem registros de suas lendas e mitos em versão escrita, mas nenhuma possui uma REVELAÇÃO propriamente dita. Isto é um privilégio do Monoteísmo.

Todas as grandes religiões Monoteístas possui sua revelação Divina em forma de Livro Sagrado. As Ateístas também possuem seus livros guias, mas por não acreditarem num Deus pessoal, não tem o peso dogmático de uma revelação divina, sendo vistas em geral como tratados filosóficos.

Vejamos alguns quadros comparativos.

PANTEÍSMO - As mais antigas, remontando a pré-história onde tinham predominância absoluta e também presentes em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania. Surgem num estado posterior de desenvolvimento social, tendo sido predominantes na Idade Média em todo o velho mundo e mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas. Próprias de culturas ágrafas, não possuem em geral qualquer forma de base escrita, sendo transmitidas por tradição oral.

O Monoteísmo mais recente, surgindo a partir do último milênio AC. e predominando a Idade Média até a atualidade. Possuem Livros Sagrados definidos e que padronizam as formas de crença, servindo como referência obrigatória e trazendo códigos de leis. São tidos como detentores de verdades absolutas.

Ateísmo surgem a partir do século V a.C., tendo vingado somente no Oriente e Ocidente ressurgindo somente após a renascença numa forma mais filosófica que religiosa. possuem textos básicos de conteúdo predominantemente filosófico, não possuindo entretanto força dogmática arbitrária ainda que sendo também revelados por sábios ou seres iluminados.

Neo Panteísmo embora possuam representantes em todos os períodos históricos, popularizam-se ou surgem a partir do século XVIII. Seus textos são em geral filosóficos, embora possuam mais força doutrinária, não incorrendo porém em dogmas arbitrários.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CARISMAS

Comments


bottom of page