Você reparou que uma aliança não tem nem começo e nem fim? O sentido é que quando ela é feita ela é eterna.
Na verdade a nossa aliança com Deus está no eterno e volta para o eterno. A primeira aliança que Deus fez foi com Adão e Eva. Ele fez a aliança de uma programação feliz, e viam Deus face a face.
Porém esta aliança perfeita foi quebrada pelo homem quando ele desconfiou de Deus e desobedeceu.
Quando Deus pergunta a Adão: o que fizeste? ele respondeu: A mulher que tu me deste... como quem diz: se tu não tivesse me dado a mulher eu não teria feito isso e a culpa recai sobre Deus.
Quantas vezes dizemos porque a Deus? Na verdade estamos dizendo que a culpa é de Deus. Acusamos Deus por tudo de ruim em nossa história, por nossos pais serem assim... por nos ter acontecido, isto ou aquilo.
O nosso esforço é de lutar contra isso, mas está em nós pelo pecado original. E a mulher também diz: a culpa é da serpente que me sugeriu uma sabedoria sem Deus.
Assim então a primeira aliança foi quebrada e a partir daí Deus começou um trabalho de restauração. A segunda aliança é com Noé, o arco íris. Era Deus falando de longe mostrando para Noé a beleza do arco íris, a beleza de sua aliança.
Mas é longe, fora do homem. Aliança A ALIANÇA DE DEUS no arco íris. E muitas pessoas vivem somente esta aliança, além distante nas nuvens.
A outra aliança foi se aproximando do homem e foi feita com Abraão, a circuncisão. Assim é na minha história de salvação, Deus vem devagar. Primeiro Ele mostra um colorindo lindo, depois começamos a sentir na carne. Depois Deus faz uma aliança com Moises. As tabuas da lei.
Aonde mesmo a lei começa a trabalhar? Na mente, onde existe a inteligência, a vontade e a liberdade. E as leis de Deus atingem esta região, a da alma humana.
Deus vem se aproximando, vai entrando no nosso interior e chega, finalmente, na nova a eterna aliança feita em Jesus Cristo. Onde atinge esta nova e eterna aliança? O coração do homem!
A nossa história, o nosso caminho é este, não adianta queimar etapas. Nós vimos o arco íris, Deus nos acenou a sua maravilha, começamos a experimentar as renuncias no nosso corpo, depois o Senhor nos orienta e nos traz para uma mudança de mentalidade e por fim toma o nosso coração.
Outro aspecto é o Sangue. Porque sangue? São Paulo diz não foste comprado a preço de ouro e prata mas pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós sabemos que haviam rituais no antigo testamento, mais exatamente no livro de Levítico.
Quando o povo pecava o sacerdote da tribo de Levi tomava um bode de um ano, macho, sem nenhum defeito e iam ferindo o bode, simbolizando os pecados do povo de Israel. Cada lança era um pecado que perfurava o animal. Depois o soltavam no deserto, era o bode expiatório, que pagava pelos pecados do povo.
Aquele animal era rasgado e se corpo sangrava pelos pecados de Israel e depois era abandonado, assim como estava no deserto. No segundo momento era o cordeiro de um ano, macho, sem defeito, e que era sacrificado sobre o altar.
O sangue do cordeiro era aspergido sobre o povo e este ritual entendia-se como purificação, por isso que, na flagelação, cada chicotada no corpo de Jesus, que lhe rasgou e fatiou a pele era pelos adultérios, abortos, pecados de impureza, pelas vaidades, orgulhos. Na cabeça a coroa de espinhos, por toda ilusão, toda a fantasia, toda a miragem, toda a auto suficiência, toda a soberba sobre todos os pecados da mente.
Jesus Cristo naquele momento foi o bode expiatório, Ele expiou os pecados do mundo e de todos os homens e depois é imolado e o seu sangue aspergido sobre todos nós.
Na Comunidade Anuncia-Me temos este momento de ALIANÇA que fazemos com o Senhor e Ele conosco; nos oferecemos, nos doamos a Ele para servi-Lo com dedicação, oração, amor fraterno e audácia.
Assim, cada pessoa precisa ocupar o seu lugar. Quando nós perdemos a consciência do pecado nós perdemos a consciência da missão, porque uma está ligada a outra.
Porque a minha missão vem na medida que eu escuto Deus e dou minha resposta. Na Comunidade e no mundo, a nossa história deve ser um livro aberto redimido pelo sangue do Cordeiro, o Senhor quer curar a nossa história e retirar toda a fumaça negra. Porque tudo isso em Jesus se torna um lido livro, uma história sagrada.
Alegra-te com a tua história, alegra-te com i incenso que agora sai da tua história, o incenso só se usa para o sagrado, a tua história é sagrada porque nasceu do sagrado e foi redimida pelo sagrado, foi vivificada pelo sagrado.
Reze agora: Senhor que o Teu braço grande e forte nos erga de cada página de nossa história, que nos de um coração de misericórdia, que nos de um coração encantado, um coração de adorador e fortalecidos saibamos livremente dizer sim ao Seu chamado.
Senhor Jesus Cristo, que a partir de agora, pela intercessão da Imaculada Virgem Maria, que minha história, minha decisão de SIM a tua vontade, seja um cântico de alegria, um cântico de louvor!
Comments