top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

A ESCRAVIDÃO DOS VÍCIOS

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, MAS EU NÃO ME DEIXAREI ESCRAVIZAR POR COISA ALGUMA.” (ICor.6,12)


Foto: http://www.movemontanhas.com.br/wp-content/uploads/2012/11/correntes-maos-pessoa-acorrentado-acorrentada.jpg

As drogas causam dependência física e psicológica nos usuários e prejudicam o funcionamento harmonioso da família. É uma atitude contra a vida humana." (Pecados Capitais, divulgada pelo Vaticano)

A igreja é Mãe, por isso aconselha o melhor para os seus filhos!

Porém o que se entende por drogas? Hoje em dia as drogas lícitas fazem tanto estrago quando as drogas ilícitas.

Além de fazerem mal a saúde podem destruir famílias (no caso do alcoolismo, por exemplo)! A questão é que as drogas lícitas também são viciantes, o problema está no vício.

A verdade é que existe uma linha ténue entre o que consideramos comportamentos normais e o vício.

Muitas vezes o viciado nem sequer tem a consciência que é viciado, até que alguém ou as situações da vida lhe abram os olhos.

A pessoa busca a sensação de prazer e bem-estar desenfreadamente, porém depois se sente frustrada porque esse prazer é apenas momentâneo, fica apenas um vazio.


O Vício das Drogas

Todos sabemos os males que podem causar a toxicodependência e que é muito fácil cair nessa armadilha porém muito difícil sair dela.

O toxicodependente sempre tem a impressão de que pode parar quando quiser e afirma: "quando eu quiser, eu paro". Porém quando percebe que está dependente enfrenta um verdadeiro pesadelo para se livrar do vício.

Tipos de drogas

• Depressivas: diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc).

• Psicodistropticas ou alucinógenas (drogas perturbadoras): têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.

• Psicotrópticas ou estimulantes: produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.

Motivos associados ao uso

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:

• Problemas pessoais e sociais;

• Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;

• Sensação imediata de prazer que produzem;

• A facilidade de acesso e obtenção;

• Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;

• Fuga;

• Estimular;

Para o tratamento é necessário acompanhamento médico e psicológico, em alguns casos internamento. Também existe uma associação internacional de apoio aos dependentes de drogas, os Narcóticos Anônimos.


O Vício do Álcool

É o desejo incontrolável de consumir álcool numa quantidade prejudicial a pessoa.

A identificação precoce do alcoolismo pelos psicólogos geralmente é prejudicada pela negação das pessoas quanto a sua condição de alcoólicos.

A pessoa somente sabe o tamanho do buraco que cavou quando este já está muito profundo.

Sistema Nervoso: Amnésias nos períodos de embriaguez acontecem em 30 a 40% das pessoas no fim da adolescência e início da terceira década de vida.

Induz a sonolência.

Nas síndromes alcoólicas pode-se encontrar quase todas as patologias psiquiátricas: estados de euforia patológica, depressões, estados de ansiedade na abstinência, delírios e alucinações, perda de memória e comportamento desajustado.

Sistema Cardiovascular: Doses elevadas por muito tempo provocam lesões no coração provocando arritmias e outros problemas como trombos e derrames consequentes. É relativamente comum a ocorrência de um acidente vascular cerebral após a ingestão de grande quantidade de bebida.

Hormonas Sexuais: O metabolismo do álcool afeta o balanço das hormonas reprodutivos no homem e na mulher.

Hormona Antidiurética: Essa hormona inibe a perda de água pelos rins, o álcool inibe essa hormona: como resultado a pessoa perde mais água que o habitual, urina mais, o que pode levar a desidratação.

Gastrina: Essa hormona estimula a secreção de ácido no estômago preparando-o para a digestão.

O principal estímulo para a secreção de gastrina é a presença de alimentos no estômago, principalmente as proteínas.

Sistema Imunitário: Os alcoólicos tornam-se mais susceptíveis a infecções porque suas células de defesas são em menor número.


O Vício do Cigarro

Estima-se que no mundo todo 1,2 mil milhões de pessoas são dependentes do cigarro. A organização Mundial de Saúde afirma que o tabaco matou 100 milhões de pessoas no século XX e que as tendências para este século podem chegar a 1 mil milhão de pessoas! As pessoas tem informação sobre os males do tabagismo porém ignoram os alertas e hoje começam a fumar e beber cada vez mais cedo, milhões de adolescente no mundo todo já são fumadores. É uma verdadeira legião de escravos do tabaco e da bebida!

O cigarro provoca danos irreparáveis ao organismo do fumador e aos que vivem à sua volta. A seguir a lista dos órgãos que são atingidos pelo fumo:

Cabeça: a nicotina é uma droga que causa dependência, quer dizer, não se consegue viver sem ela. É isto que torna difícil deixar o hábito de fumar.

Boca: A fumaça do cigarro contém mais de 4700 substâncias químicas, das quais 60 são cancerígenas. Parte da fumaça é absorvida pela mucosa oral. A nicotina é tragada e absorvida pelo pulmão, de onde passa para a corrente sanguínea.

Olhos e Nariz: O cigarro possui substâncias tóxicas voláteis que provocam irritações nos olhos e no nariz do fumante ativo e passivo.

Pulmão: Parte do alcatrão permanece no pulmão, formando uma crosta que dificulta a absorção do oxigénio e causa tosse. 90% dos cancros de pulmão são causados pelo tabagismo. O cigarro também provoca bronquite, tosse, dificuldade de respiração...

Aparelho digestivo: o fumo aumenta o risco de úlcera de estômago e de duodeno.

Coração: Os fumadores têm duas vezes mais propensão de morrer por doenças do coração.

Circulação sanguínea: No sangue, a nicotina e o alcatrão espalham-se por todo o corpo até atingir o cérebro.

Não fumadores: O cigarro é prejudicial também para os não fumadores. Já está consagrada a expressão “fumador passivo”. Trata-se da pessoa que aspira, sem fumar, as tantas substâncias maléficas presentes no cigarro.


O Vício do Sexo

É quando o prazer sexual é buscado por si mesmo, quando se torna uma compulsão, comprometendo a pessoa fisicamente e emocionalmente. A pessoa se torna um sexodependente.

Quando o sexodependente tenta evitar e controlar o impulso para o sexo, pode ficar tenso, ansioso ou depressivo.


O Vício do Jogo

Certos tipos de jogos são proibidos no Brasil, são os jogos de aposta, cash games, ou ainda conhecidos como jogos de azar, são ilegais, porém são permitidos em Portugal e em outros países.

Pesquisas apontam que 4% da população mundial podem vir a desenvolver problemas com o jogo. Na maioria dos casos o vício vem acompanhado de quadros de depressão e ansiedade, o que faz o paciente necessitar de tratamento médico e psicológico.


O Vício da Mentira

É um vício muito grave que muitas vezes não damos a devida importância.

Como reza o dito popular “mentira tem perna curta”, realmente a mentira pode ser descoberta com certa facilidade e causar situações terríveis.

O vício da mentira é uma dependência e deve ser tratada em psicoterapia.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page