O chamado é uma livre manifestação de Deus.
A vocação é uma livre resposta ao chamado.
O chamado de Deus para um ministério tem muito pouco a ver com habilidades, capacidade ou competência. Pelo contrário, uma vocação tem tudo a ver com fé, com devoção e com consagração.
Uma vocação, na maioria das vezes, se inicia no cerne de nosso ser onde Deus causa um impacto em nossa identidade e em nossa auto-estima, e move-se para fora, em direção às necessidades do mundo,
Uma vocação tem objetivo de dar o significado de nossas vidas e nos dar razão para viver.
Uma vocação combina dimensões sobrenaturais com dimensões terrenas.
As palavras, "uma vocação consagrada", evocam imagens dos arbustos em chama e de relâmpagos no céu, mas também produzem imagens mentais de privilégios e de estar disposto a amar escravos para conduzi-los em direção aos propósitos de Deus.
Henri Nouwen, um escritor devocional influente, sugere que na hora da vocação em potencial, a pessoa -"se livra do peso da estrutura: não tem amigos com quem conversar, nem chamadas telefônicas a atender, não tem música para entretê-lo, nem livros para distraí-lo - nu, vulnerável, fraco, pecador, destituído, quebrantado - nada".
Este é um encontro privativo, onde Deus convoca alguém para uma tarefa especial que nunca chega a ser plenamente compreendida por este.
Tal vocação muitas vezes coloca em destaque as fraquezas ou fracassos da pessoa a fim de que a graça capacitadora e o poder de Deus se destaquem no esquema de vida daquela pessoa.
No processo de ser chamada, a pessoa, via de regra, compreende quão fraca ela é, o que Deus tenciona que ela se torne e como o mundo e a Igreja precisam de alguém exatamente como ela para este serviço.
Uma vocação significa ser usado para atingir parte do mundo de Deus - aquela parte nobre e eterna. Ao mesmo tempo uma vocação significa que eu vou trabalhar no lugar aonde Ele me mandar.
Esta é a parte suada e terrena de uma vocação.
È uma convocação para ir a território desconhecido, mas sempre com a promessa da companhia de um Deus, que absolutamente nos faz saber que quem está guiando é maior do que quem está indo.
Nenhuma das experiências mais sublimes que um vocacionado possa ter na vida jamais será ultrapassada tal encontro com Deus. A pessoa vocacionada não consegue nunca esquecer - do fato de que foi chamada.
No sentido espiritual, sua alma está marcada para sempre e de maneira indelével.
Aquele que chama - o próprio Deus - transmite uma convocação clara que só pode ser ouvida por quem está sendo chamado, mas este a escuta como um trovão e em geral pelo tempo que sua vida durar.
コメント