top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

APRENDA A CONTROLAR AS SUAS EMOÇÕES COM JESUS

Emoções são estados internos muito primitivos de nosso existir, tanto que aparecem logo após nascermos, O bebe chora diante de necessidades como fome e sono, entretanto, reações positivas podem ocorrer quando estas necessidades são satisfeitas e ele é confortado.

Foto: https://www.psicologoeterapia.com.br/wp-content/uploads/identificando-suas-emocoes.jpeg

Há universalidade entre emoções especificas como felicidade, tristeza, raiva, medo, surpresa e desgosto. As emoções são Informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam.

Todos os seres humanos nascem com um senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores. Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem inteligência e o humor.

Os negativos são morbidez, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc. Nós temos sentimentos que são expressos pelas emoções. Elas dão cor a vida, são uma forma de responder ao ambiente preparando-nos para uma ação As emoções básicas (que dão origem as demais) são: Ira, alegria, medo e afeto.

Em si elas são neutras, mas em muitos casos, tem sido a origem de sofrimento para multos que simplesmente não conseguem se dominar e, em outros casos, para os outros (na família, no trabalho ou na grela que precisam conviver com alguém que tem dificuldades de lidar com suas próprias emoções e com as emoções dos outros. Com sua raiva, você esta ferindo a si próprio (Jo. 18.41).

Muitas famílias foram desfeitas ou estão desestruturadas porque há desequilíbrio emocional em seu selo. Levamos anos nos preparando para desenvolvermos uma atividade economicamente produtiva, mas pouco nos preparamos para a vida em família ou para os demais relacionamentos que mantemos no cotidiano.

As dificuldades para se ticar com as emoções podem aparecer de três formas:


Descontrole emocional uma mágoa, a ira ou um estado de stress crônico provoca um desgaste do corpo pode levar a culpa devido a decisões irrefletidas e atos impensados tomadas no momento da explosão emocional.

Pode, também, produzir sofrimento para si e para os outros, muitos não percebem que acabam ferindo as pessoas que estão ao seu redor, geralmente as que menos gostaríamos de ver sofrendo.


Dificuldade para lidar com as emoções dos outros isto pode ocorrer por duas formas: falta de nova realidade e percepção ou por não saber o que fazer na presença de alguém que esteja dominado pela emoção. A emoção, em si, não é "pecado", aliás, deve ser manifestada de uma forma sadia, com sinceridade e racionalidade. Mas se isso não acontece, se você perde o controle e essa atitude tem causado sofrimento para você e aqueles que são próximos.


COMO JESUS TRATAVA SUAS EMOÇÕES:


- Jesus não as reprimia: O Evangelho afirma que Jesus expressava as suas emoções. Havia equilíbrio a cada situação emocional. A ira foi contra a injustiça e não contra os injustos.


- Jesus não agia dominado pela emoção: Jesus entendia que a única forma de vencer as emoções era por meio de uma vida de oração e comunhão com Deus. (Mateus 26, 41). Devemos permitir que Ele seja o Senhor de nossas emoções, mas o maior problema é que agimos sob a força de nossas emoções. Este é o pior momento para conversar com seu cônjuge ou aplicar a disciplina aos filhos.


- Jesus percebia as entrelinhas: Ele não se preocupava apenas com o que era dito ele conhecia a natureza humana (Jo. 2, 25). Quando se afirma algo há multa coisa que não se diz e em geral, isso é mais importante do que aquilo que se fala. Preste atenção nos gestos, no contexto em que se fala no timbre de voz. Procure usar palavras mais concretas.


- Jesus reconhecia que as emoções eram Suas: Quando Jesus questionou "até quando vós sofrereis?" (Mateus 17, 47). Ele demonstrava que o comportamento incrédulo daqueles homens O incomodava, mas isso não o impediu de realizar um milagre diante deles.


- Jesus era proativo no uso das emoções: Jesus ao chorar (Jo.11) poderia ter se retirado, e dito que precisava ficar só, afinal a desesperança humana em face da morte era algo realmente dolorido para o Criador da vida. A tristeza de Jesus levou-O a ressuscitar Lazaro e trazê-lo novamente a Sua presença. A função das emoções deve ser a de construir uma nova realidade e não simplesmente a de destruir-se e lamentar sua sorte.


A emoção deve ser o estímulo para desejar uma realidade ainda maior e melhor para a sua vida!

Muitas vezes diante dos problemas temos a tendência de acreditar que não há mais esperança futura, assim, se o presente está difícil, se o relacionamento está complicado, o melhor a fazer é desistir, porém Jesus afirmou: 'no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo" (Jo. 16, 33).

A vitória já nos está assegurada, livremo-nos de toda amargura, perdoando-nos mutuamente, assim como Deus nos perdoou em Cristo (Efésios 4, 31-32). Lidar com as emoções é um grande desafio, mas podemos ter sempre o conforto e o poder de Deus para vencermos!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page