Você enfrentou alguma crise na vida, como por exemplo: uma crise familiar, conjugal, financeira, emocional, mesmo algum problema com sua saúde? Venceu? Saiu delas com confiança e otimismo?
Na vida, todos nós enfrentamos crises, problemas e dificuldades, mas nem todos vencem e a dificuldade não está exatamente na crise, mas na maneira como a enfrentamos.
Quantas vezes, tentamos resolver um problema (algo que nos aflige) e criamos outro.
Assim, por não conseguir nos submetemos a eles, convencemo-nos de que não somos capazes. Isso gera em todos nós uma insatisfação, por constatar nossa incapacidade de resolvê-los.
Atribuímos nossa incapacidade para resolver nossos problemas aos nossos defeitos, ou então, à ausência de virtudes. Nesses momentos nos sentimos “‘por baixo”, como se costuma dizer.
Essa constatação parece ser geral. Quase todos nós temos dificuldade de conviver consigo mesmo e não conseguimos um equilíbrio que nos permita aceitarmos nossa fragilidade e nossos acertos, nossa limitação.
Parte dessa batalha reside no fato de não aceitarmos, na maioria das vezes, a nós mesmo.
Gostaríamos de ser perfeitos, mais capazes, mais objetivos. Mas, isso não ocorre!
Nenhuma pessoa é dessa forma. Todos temos limitações. E para nos curarmos delas, substituindo-as por outras mais objetivas, vai levar um certo tempo.
Nesse campo não acontece nada que ocorra da noite para o dia. Nossos hábitos e a ideia que fazemos de nós mesmos – levou tempo sendo construída de maneira distorcida.
Para atingirmos novas e melhores atitudes, importa que tenhamos paciência com nós mesmos, convivendo com os hábitos nocivos – com paciência – até que possamos incorporar hábitos mais salutares em nosso procedimento.
Quem não aceita até que atinja, um nível melhor de conviver consigo mesmo, acaba sem paciência, irritadiço, mal-humorado.
A paciência que devemos ter nesse sentido já é o início de muita sabedoria e que vai permitir-nos, conviver conosco mesmo até atingir coisa melhor.
Outro ponto a ser considerado é que os obstáculos, as dificuldades estão ai para serem vencidas.
Quando as superamos crescemos emocional e espiritualmente como seres humanos.
As dificuldades e os problemas estão ai para nos permitir crescimento. E até que tenhamos sabido usar as ferramentas que estão dentro de nós até lá devemos lutar para obter a vitória.
Quase sempre nos entregamos aos primeiros sinais que vão exigir esforços , empenho, devotamento e vontade de crescer humanamente.
Não raro optamos pelo mais simples e deixamos a “coisa correr”.
Não é do feitio humano fazer esforços nesse sentido. Muitas vezes ao longo de nossa vidas no passado nos acostumamos à inércia, cruzando os braços e nada fazendo.
O texto de Hebreus capitulo 10, versos 32-39, nos fala das dificuldades, problemas e crises enfrentadas pelos primeiros cristãos e como eles deveriam fazer para vencer as suas crises.
É sempre oportuno aprender com esse texto que diz:
a) “... suportastes grande combate de aflições”. v..32
Suportar, resistir, perseverar, lutar, combater etc. Eis aí o segredo para se vencer as crises e dificuldades da vida, pois ninguém vence uma crise desistindo, fugindo, correndo com medo dela.
Os primeiros cristãos foram orientados a vencer as suas crises como um atleta que vence os seus desafios: perseverando!
A palavra grega “athlesis”, - traduzida no texto “combate, luta”, é a origem da palavra grega “atleta”, permitindo entender que se quisermos vencer as nossas lutas, combates e crises na vida, precisamos enfrentá-las com perseverança.
A mensagem do Evangelho é sempre uma mensagem de esperança, mudança, transformação, ânimo, vitória e salvação.
Você deseja vencer as crises e dificuldades da vida?
Então abra a sua mente para o Evangelho e o coração para Jesus e você experimentará a vitória nas suas crises da vida! Vai se sentir acompanhado por Jesus e Sua Graça que tudo pode.
b) – “Não lanceis fora a vossa confiança...”. v.33-35
Quando enfrentamos as nossas crises, o primeiro sentimento que invade o nosso coração é a incerteza na vitória. Dai nascer, inicialmente um sentimento de derrota, admitindo: não consigo vencer, não posso, não tem mais jeito, não dá etc.
No fundo é porque você não insistiu. Não perseverou.
Toda semente de solução de problemas, já estão dentro de você.
Você é quem não experimentou essa tremenda verdade. Não foi até o fim. Não se esqueça nunca – de que no fundo de qualquer problema, de qualquer tipo de angústia – já está solução – tenha confiança nisso.
Quando enfrentamos algum problema sem a confiança de que vamos vencer, já estamos derrotados antes mesmo da luta.
Você tem alguém para recorrer quando vem as dificuldades, problemas e crises na vida?
Quero apresentar-lhe Jesus, aquele que venceu todas as crises e dificuldades (João 16,33). Ele nos conduz de vitória em vitória! Enfrente as crises com fé – v.38
A fé firmada em Deus, em Jesus, nos leva a vencer todas as crises e dificuldades da vida.
Sem fé é impossível vencermos na vida, pois para tudo que formos fazer, precisamos de fé.
Precisamos de fé para acreditar que vem um novo dia, fé para acreditar que teremos o nosso alimento diário, fé para tomar um transporte que nos levará ao local de trabalho etc.
No texto que estamos seguindo, percebemos que aqueles cristãos estavam enfrentando terríveis sofrimentos e perseguições. Eles estavam desempregados, os que eram comerciantes perderam os seus clientes, todos os seus bens foram confiscados (Heb. 10,34), estavam sendo presos etc., mas ainda assim perseveravam na fé em Cristo e por isso Deus os fez vencedores.
As vitória que vence o mundo, as crises, problemas, é a nossa fé (I João 5,4).
No mundo sempre teremos crises a enfrentar (João 16,33), mas com perseverança, confiança e fé em Jesus Cristo seremos mais do que vencedores (Romanos 8,37)
Entregue a sua vida, o seu coração a Jesus e Ele te salvará e te dará a vitória sobre todos os seus problemas.
Todo o que é nascido de Deus, vence as suas crises! Busque essa experiência e seja um vencedor!
Comments