top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

CELEBRAR A VIDA

O quanto você está atento para o significado da vida? Muitas vezes, com a rotina corrida, deixamos de notar o quanto estar vivo é importante e que é algo que deve ser celebrado. Afinal, quantas coisas bonitas vemos em nosso dia e quantos momentos importantes acontecem diante de nós?


Celebrar a vida é algo fundamental não só para mudar a nossa existência, mas também é uma forma de ter uma saúde mental melhor, de fortalecer nossos vínculos e de nos ajudar a lidar com as incertezas da vida, além de uma série de outros benefícios para nós e para quem está à nossa volta. Então, por que você deveria celebrar a vida? Separamos algumas das principais razões abaixo!

Aumenta o sentimento de gratidão. Quando passamos a celebrar cada momento da vida, passamos a enxergar o quão somos agraciados por uma série de questões que, muitas vezes, devido ao cotidiano corrido, deixamos de lado.

Por exemplo, quando celebramos a vida, passamos a enxergar quantas coisas boas fazem parte do nosso dia a dia. Isso vale tanto para coisas em diversos contextos, como terminar um dia com saúde ou por termos visto uma cena bonita enquanto estávamos no trânsito. Permite uma conexão com quem está à nossa volta.

Celebrar a vida também faz a gente desejar estar sempre com quem amamos, não é mesmo? Afinal, queremos que essas pessoas façam parte de nosso dia a dia enquanto ainda podemos estar todos juntos. Com isso, geramos novas conexões estamos sempre criando novas lembranças com essas pessoas. Por exemplo, celebrar a vida faz com que possamos sentar junto aos nossos avós e ouvir muitas histórias que falam sobre o tempo de juventude deles.

Com isso, temos a oportunidade de conhecer mais sobre uma outra época e de ficar mais próximos a eles. Gera memórias inesquecíveis.

Quando estamos celebrando a vida todos os dias, prestamos mais atenção a tudo o que está acontecendo em nossa volta e isso permite que possamos criar memórias inesquecíveis.

Dessa forma, prestamos mais atenção nas festas de família, em detalhes de uma viagem e até mesmo em questões sutis do dia a dia. Por exemplo, você consegue estar com os amigos em uma reunião casual e lembrar-se de uma dança engraçada que um deles fez.

Além disso, você passa a valorizar também a produção de memórias importantes, como tirar fotos e gravar vídeos de momentos importantes. Ajuda a estabelecer bons vínculos. Se a sua relação com a família for relativamente estremecida, trazer o princípio de celebrar a vida faz com que pequenos desentendimentos possam ser deixados de lado em prol de manter bons vínculos. Afinal, caso alguma fatalidade surja, é muito comum que as pessoas se arrependam de alguma briga boba que aconteceu.

Quando passamos a entender a efemeridade da vida e a necessidade de a celebrarmos no dia de hoje, muitas questões tornam-se pequenas e passamos a resolvê-las mais rapidamente. Com isso, fortalecemos nossos vínculos com quem amamos.Ajuda no amor-próprio. Mas não é só nas relações com outras pessoas que celebrar a vida e todos os momentos é importante.

A partir do momento em que percebemos o quão precioso é o momento presente, também aprendemos a nos valorizar. Isso porque muitas vezes valorizamos questões que são pequenas perto do que é a grandeza da nossa existência. Por exemplo, quando estamos sempre pensando no novo cargo que queremos assumir ou no novo carro que queremos comprar, não valorizamos o quanto já crescemos e conquistamos muitas coisas para chegar até aqui.

Quando celebramos a vida, não estamos mais atentos somente para tudo o que já conquistamos, mas também para quem somos e como contribuímos para a vida das pessoas ao nosso redor. Por exemplo, celebrar a vida faz com que você perceba a importância de ser uma pessoa divertida para quem está ao seu redor. Isso também permite que novas memórias importantes sejam criadas e, assim, as pessoas se lembrem de você no futuro. Permite criar um sentido para a vida.

Um dos pontos fundamentais para uma boa saúde mental é criar um sentido para a vida, mas muitas vezes podemos nos sentir perdidos, sem saber qual seria o nosso. A verdade é que o sentido da vida é aquilo que nós mesmos atribuímos para ela.Quando passamos a celebrar a vida, podemos querer deixar um legado importante para nossos familiares e entes queridos para que se lembrem de nós com carinho. Ou ainda podemos querer fazer uma mudança significativa para o mundo — como ajudar a cuidar do meio ambiente, cuidar dos animais, abraçar uma causa etc.

Assim, muitas coisas mudam quando passamos a olhar a vida de outra forma, atribuindo um novo significado para ela. Mas, afinal, como celebrar a vida? Muitos momentos importantes ajudam nisso!

Algumas dicas são: comemore datas importantes, como aniversários e dias comemorativos (aniversário de casamento, lembrança de dias marcantes, tal como o início da aposentadoria, entre outros);viaje mais para conhecer novos lugares; aproveite o simbolismo de datas comemorativas para refletir sobre a vida. Então é preciso sempre grandes eventos para celebrar a vida? Na verdade, não!

É possível fazer isso todos os dias! Quer dicas importantes para isso? Veja a seguir: foque no momento presente; tire uns minutos por dia para ter contato com quem você ama; faça sonhos e planos para ter objetivos de vida; admire pequenas coisas importantes do seu dia (por exemplo, a cor de um pôr do sol);faça um diário da gratidão e anote, todos os dias, algo pelo qual você é grato.

Celebrar a vida é muito importante para que possamos curtir todos os momentos tal como eles merecem ser curtidos. Ainda, isso permite gerar lembranças incríveis não só para você, mas para todos em sua volta. Por isso, não deixe de aproveitar cada segundo. Temos certeza de que isso dará uma outra conotação para o seu dia a dia.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Комментарии


bottom of page