Como podemos viver uma vida legal, feliz e vitoriosa diante de Deus? Uma vida sem tristeza, sem falta de compromisso?
Paulo responde-nos em Efésios 1, 1-2. O cristianismo provavelmente chegou a Éfeso com Aquila e Priscila, quando Paulo fez ali uma breve parada em sua segunda viagem missionária (At. 18, 18-19). Em sua terceira viagem missionária ele permaneceu na cidade por quase três anos e o evangelho se espalhou por toda a província romana da Ásia (At. 19,10).
A cidade era um centro comercial, político e religioso, nela havia vários templos destinados à adoração aos imperadores. Seu templo mais famoso demorou 120 anos para ser construído e era dedicado à deusa Diana, considerado uma das 7 maravilhas da antiguidade. Diana era adorada em toda a Ásia e Europa. O culto da deusa da fecundidade era celebrado por meio de prostituição sagrada.
É neste contexto de uma cidade voltada para a idolatria e o culto à Diana que Paulo diz para a igreja de Éfeso que ela é "santa e deve ser fiel".
O que podemos aprender neste texto?
Fomos separados a fim de sermos santos: Paulo diz no versículo 1, "... Aos santos que vivem em Éfeso". O termo santo no A.T. (Kadosh), quer dizer "pessoa separada por Deus", no N.T. significa "alguém separado para pertencer exclusivamente a Deus". Paulo endereça esta carta com a certeza de que seus leitores são pessoas realmente convertidas e separadas para Deus.
Quando acontece o ato da renovação feita pelo Espírito Santo no nosso coração, somos tornados santos. Ou seja, Deus trata-nos por meio de Jesus Cristo como pessoas santas, puras.
Veja se há possibilidade de você ser chamado santo?
Não dá para se conformar com esta afirmação quando olhamos para os nossos pecados, para o desejo sexual, para o desejo de acabar com aquele amigo (a) que atrapalha a nossa vida, para aquele amigo da Faculdade ou do emprego, que nos humilhou.
Não dá para se conformar com esta afirmação quando você percebe de que não consegue obedecer a seus pais, quando não consegue parar de transar ou abusar da namorada, de colar na faculdade, no colégio. De roubar as horas no trabalho do patrão. De estar sendo caloteiro no bairro, de estar cheirando um baseado.
Amado jovem, Deus chama pessoas como você e eu: ruins, pobres, ricas, soberbas, orgulhosas, mentirosas, assassinas, adúlteras para serem santas. Ele vem com Seu poder e transforma o coração de todos para serem santos.
Apesar de sermos miseráveis, Deus nos dá uma bênção extraordinária, ele em Jesus torna-nos santificados, nos dá uma condição de sermos tratados como pessoas imaculadas, irrepreensíveis.
Então, creia nisso, não importa qual seja o seu estado de pecado. Deus o trata como santo, porque ele jamais olha-nos diretamente. Ele olha-nos em Jesus e por isso, ele vê santidade em nós. Se você está em podridão de pecado, lembre-se de que você foi santificado em Cristo Jesus, Ele o chamou para a santidade. Portanto, não pode permanecer no estado de prática constante de pecado. Pecado não tem nada a ver com santidade. Você não é mais impuro, você foi comprado por um alto preço, lavado no Sangue de Jesus santificado. O pecado não pode dominar mais a nossa natureza santificada por Deus pela obra de Jesus na cruz. Em Jesus não somos mais prisioneiros de Satanás, somos santos de Deus, embora pecadores miseráveis. É pela graça que somos chamados para a santidade. Essa é nossa herança, Jesus nos diz neste tempo: "Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celeste" (Mt. 5, 48).
Commenti