Todos têm alguma ferida escondida, todos têm feridas emocionais, as feridas físicas são curadas em uma semana, mas uma ferida emocional, às vezes, demora anos, há pessoas que são curadas no corpo, mas as suas emoções têm feridas irreparáveis. Baseando-se nisso temos que saber que quando o nosso emocional não está legal, acarreta muitas coisas, doenças e até a morte, não só do corpo mais da alma.
Jesus pode curar todas as feridas escondidas. Vamos começar um processo de cura e de milagres. Êxodo 15,26. ‘O Salmo 146,3 diz: “sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.” Qual o caminho para a cura de memórias feridas? Qual o caminho para retomarmos a vida?
1. Abrir o coração. O Salmo 38,2 diz assim: “Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou.” Todas as vezes que alguém fecha o coração, fecha a confissão, a dor se agrava, e vejamos o que acontece com o coração. Há memórias que doem. É como uma brasa, um ardor, dá vontade de vomitar, há um mal-estar, e a pessoa sofre muito. Há muitas pessoas que tentam escapar de suas feridas, dores e angústias tomando cerveja, whisky, outros se drogam, outros se tornam alcoólicos, outros trabalham, trabalham, outros explodem os seus nervos, morrem prematuramente. Então, quando não se abre o coração, quando não se é honesto consigo mesmo, a
dor se agrava, piora. É preciso ser honesto consigo mesmo e com Deus. Portanto, a primeira coisa a fazer é abrir o coração, porque, toda vez que nos calamos, a dor se agrava e piora, a morte interior acontece. Se tens um problema, abre o teu coração com um conselheiro, com alguém que seja preparado.
2. Liberar aqueles que ferem. Quem continua com ressentimentos, piora. Só há um caminho para curar as feridas, da alma e do coração: o perdão. Mesmo que as pessoas que feriram não o mereçam, é preciso perdoá-las para o próprio bem para uma nova vida. Paulo disse em Romanos 12,17: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos.” Se não perdoamos, estamos vingando a nós mesmos. É contra nós que vem o mal, Deus quem deve retribuir, vingar, libera quem te feriu, Deus sabe retribuir, Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. Não desejes retribuir o mal com o mal. Essa não é a posição cristã, assim não darás chance a uma vida de vitórias! O Salmo 55,8 diz assim: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?”
Achas que Deus não vê cada lágrima que nós derramamos? Ou pensas que a pessoa humilha o outro, pisa e passa, e está tudo bem? Deus viu os dramas que talvez tenhas passado, cada lágrima que derramastes, quando foste abusado, quando sofreste injustiça, quando foste rejeitado, quando apanhaste. Deus é o Deus da vitória, Deus da
vida. Perdoar é a única forma de ficares bem; não há outro caminho. Olha o que acontece quando a pessoa não libera, não perdoa? Hebreus 12,15: “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;”. Deus não nos chamou para vivermos com culpa ou com
vergonha, com feridas e amarguras, Deus apaga tudo isso, hoje, porque em 2ª Coríntios 5,17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Faz tudo novo, abre o coração, libera quem te feriu. Os psicólogos dizem que a forma de nos vermos determina a forma como os outros nos veem. Se não nos respeitamos, se não nos amamos, se não gostamos de nós, alguém cuidará de nós? Amar-nos-á? Eu vou te dizer uma coisa: Não busques conselheiros que não sejam cristãos, se o conselheiro não tem base bíblica, foge dele!
A nossa terapia é baseada na Palavra, na unção do Espírito Santo, focalizando sempre o teu futuro e a vida, para que ele seja bom e tenha paz. Diz Jó 11,13 ao 16 “Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniquidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram.
Comments