top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

CRUZ E MALDIÇÃO

"Uma perspectiva Bíblica da Herança Espiritual" Gálatas 3,13

Foto: https://www.pastorantoniojunior.com.br/uploads/posts/o-verdadeiro-significado-da-cruz-201601151107146238530-5959ad412e977.jpg

Vimos que a chamada “Teologia da Maldição Hereditária” trouxe muita discórdia, divisões e rejeição.

Por isso nos propomos a fazer uma nova abordagem, procurando resgatar ensinos e práticas importantes.

Afirmamos três pressupostos que formam nossa base: A obra de Cristo na cruz é suficiente; Tomamos posse das promessas pela fé; e, O foco não é o passado, sim as gerações futuras.

Outro ponto importante que falamos foi sobre nossa base bíblica - Gálatas 3,13, declara que Jesus já se fez maldição em nosso lugar, mas precisamos tomar posse desta vitória que Ele nos deu.

Segundo o dicionário MALDIÇÃO significa “ação ou efeito de amaldiçoar”.

Maldição e bênção são ações muito ligadas e na nossa abordagem falaremos sobre ambas.


ENTENDENDO O SIGNIFICADO DE MALDIÇÃO

Maldição é traduzido de várias palavras em hebraico, mas vamos destacar três.

- “Alah” (הָאָלָה֒) – Citado 35 vezes no AT e está sempre apontando uma maldição que tem origem na quebra da aliança com Deus. Exemplos: Dt 29,19, 21; Daniel 9,11.

- “Qalal” (אוַיְקַלֵּ֧ל)- Citado 130 vezes no AT, e quer dizer “diminuir”, “lidar desdenhosamente”, “ridicularizar”, “zombar”, para inferiorizar ou rebaixar alguém. O meio para essa maldição é a língua. Exemplos: Golias amaldiçoando a Davi (1Sm 17,43); Balaão chamado para amaldiçoar Israel (Nm 22:6); Hagar desprezando Sara (Gn 16,4-5).

- “Arar” (אָר֤וּר) – Citado 63 vezes no Antigo Testamento e de acordo com o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, “Com base no acadiano ARÃRU, ‘capturar, prender’, e no substantivo IRRITU, ‘armadilha, funda’, seguindo Speiser, apresenta a interpretação de que o hebraico Arar significa ‘prender (por encantamento), cercar com obstáculos, deixar sem forças para resistir’.”

A maldição atua prendendo a pessoa em uma área de sua vida, impedindo que prospere ou chegue onde Deus quer que chegue. Exemplos: Gn 3,14, 17; Dt 27 e 28.

RELAÇÃO ENTRE BÊNÇÃO E MALDIÇÃO:

Ao analisar o significado de “Arar” notamos que é exatamente o oposto de bênção - “Barak” que significa liberar para “prosperar”, enquanto que “Arar” que significa prender, cercar, ou seja, nada irá de fato “andar”.

“Bênção e maldição são princípios ativos que, por intermédio de forças espirituais (divinas ou diabólicas), poderão arruinar ou edificar as diversas áreas da vida humana.

A obediência aos princípios divinos atrai a bênção, mas a desobediência pode ser fatal, subjugando a pessoa a uma maldição que poderá neutralizar muito os seus potenciais.”

COMO A MALDIÇÃO AFETA A NOSSA VIDA

Maldição e nossa Identidade: Uma coisa que Deus planejou para que os pais fizessem pelos seus filhos é que eles sejam os Seus agentes da transmissão de identidade.

Assim, a benção é o mecanismo de Deus para incutir a Sua identidade e o Seu destino”.

Ambas, bênção e maldição transmitem: “Identidade, Destino e Herança Espiritual”.

Ela declara também que “Pessoas que Deus colocou como autoridade em nossas vidas, através das mensagens que nos transmitem, podem traçar caminhos de bênção ou maldição para nós”.

E que quando nosso IDH -“Identidade, Destino e Herança Espiritual”- não é transmitido adequadamente por meio da bênção, ou seja, é feito por meio da maldição, formam-se fortalezas em nossas almas.

Fortalezas são conceitos, pensamentos, argumentos, ideias formadas por experiências, exemplos e vivências ao longo de nossas vidas.

Paredes construídas que impedem a compreensão da verdadeira identidade que temos em Deus. Paulo nos ensina que precisamos de armas espirituais para destruir essas fortalezas (II Co 10,4-6)

Maldição lançada contra nossa vida: Muitas pessoas estão debaixo de maldições que são lançadas sobre sua vida. Como isso ficaria para as pessoas que já são convertidas?

1. A maldição não tem poder sobre às pessoas que estão debaixo da benção de Deus (Nm 23,8; Sl 90.9-10; Rm 8,31-39.)

2. A maldição sem motivo justo não pega (Pv 22,6)

Maldição herdada: Aqui pode ter algum aspecto de pactos e alianças que possam ter sido feitos, e estes serão tratados depois.

CONCLUINDO...

= Será que estou debaixo de alguma maldição?

= Problemas de Identidade?

= Problemas de Maldição lançada contra minha vida?

= Problemas de Maldição Herdada?

DEVEMOS PEDIR A DEUS PARA QUEBRAR OS PADRÕES E AS CORRENTES DESTRUIDORAS DE NOSSA FAMÍLIA.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page