As feridas familiares são geradas por três motivos na vida familiar, acontecem situações que provocam feridas profundas nas pessoas que a compõe: esposo, esposa e filhos.
Quantos sofrimentos são gerados por causa de comportamentos que se observam nas pessoas e que acabam ferindo as outras! Vamos refletir sobre três causas importantes que provocam as feridas que precisam ser curadas na vida familiar.
1ª CAUSA: A REJEIÇÃO
No seio da família acontecem muitos casos de rejeição: pai que rejeita o filho, porque este apresenta algum comportamento negativo ou não, de acordo com suas expectativas; mãe que rejeita a filha, porque esta tem manias ou por ciúme e até inveja; filha ou filho que rejeita o pai, porque este bebe, fuma ou tem outros pecados; esposa que rejeita o marido; esposo que rejeita e assim por diante.
A rejeição provoca rupturas interiores interiores profundas no laço do relacionamento humano e se manifesta em sentimentos de mágoa, fechamento e individualismo. O pior é quando a pessoa acaba se sentindo rejeitada por todos, até por Deus.
Para fechar essa ferida, é preciso pedir a força do Espirito Santo e o exercício da acolhida mútua, da aceitação de outro como ele é, com defeitos, imperfeições e pecados. No lugar da atitude de rejeitar, colocar a atitude de aceitar e amar.
2ª CAUSA: A DESAVENÇA
A raiz de todas as brigas na família é porque damos lugar as desavenças, agressões e brigas. São discussões enormes, as pessoas acabam não se entendendo mais e, por qualquer coisa, acabam se agredindo com palavras e, as vezes, até com socos e tapas. O que mais acontece é a agressão moral: palavras que destroem, de acusação e constrangimento. São pais que agridem seus filhos: batem, brigam, xingam e ofendem. Filhos que perderam totalmente o respeito pelos seus pais.
Esposos que agridem as suas esposas e as humilha, muitas vezes, na frente dos filhos. Tudo gera sentimento de ódio e vingança, revolta e indignação, perda de sentido da própria vida.
Como curar isso??? Com as palavras de Jesus: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". Exercitar a virtude de tolerância, pedir a graça de ser controlado em seu temperamento pelo Espirito Santo. É preciso rezar e pedir um coração manso e humilde como Jesus, para ser curado dessas feridas todas e buscar o diálogo, a conversa franca e amiga.
3ª CAUSA: A INDIFERENÇA
Em muitas famílias não acontece a rejeição, nem qualquer tipo de agressão, mas as pessoas deixaram de ser carinhosas a atenciosas entre si. As situações de trabalho e a correria do dia a dia levaram-nas a ter atitudes de indiferença. Pais que nem estão preocupados com seus filhos, que deixaram de colocá-los no colo e de lhes fazer um gesto de carinho e afeto.
Entre irmãos vemos que cada um vive sua vida de forma independente, sem qualquer tipo de envolvimento afetivo. Entre cônjuges então, a situação é caótica: as vezes eles até tem relações conjugais, mas com frieza, cada um buscando seu próprio prazer. Isso tudo provoca a fuga (bebida, drogas, fumo) para compensar a necessidade humana de amar e ser amado. Dessa forma acontecem os divórcios e separações. Filhos que saem de casa para viver sua vida, por não suportarem um relacionamento frio e sem amor.
Que o nosso coração rejeite tudo que destrói nossos relacionamentos e nos apropriemos da graça de começar de novo, de retomar uma vida vivida no amor. Nunca desista de esperar um milagre de Jesus em sua vida e família.
Comments