top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

CURA INTERIOR DA ALMA

Existe muita especulação e novidades sobre este assunto e ele tem sido aplicado de muitas maneiras muitas vezes erradas. Quando falamos sobre cura interior, falamos sobre cura da ALMA. (memoria)

Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado (este é o maior milagre de Deus). Passamos estar livres para ter comunhão com Deus, mas na nossa alma ficaram feridas, lembranças, traumas,

do tempo que vivíamos na vida de pecado.

NÃO SOMOS O QUE GOSTARÍAMOS DE SER.

São várias verdades em nossa vida que precisam ser encaradas e enfrentadas. O ESPÍRITO SANTO é o Espírito da verdade, Ele nos revela quem nós realmente somos. Tudo que Deus revelar durante este tempo de formação: falhas de carácter, pessoas que você magoou, pecados encobertos, etc. Procure ser sincero (a) com você mesmo, “conheça a verdade e a verdade te libertará”. Jo 8,32 A cura está na Palavra de Deus. Devemos ter fé e não subestimar ou duvidar o poder de Deus. Ele pode mudar tudo.

Ele pode curar todas as pessoas.


QUEM PRECISA DE CURA INTERIOR?

Você se aceita assim como você é? (sua aparência, limitações, cor, sexo, casado, solteiro, situação econômica). Ou usa de vários artifícios para mudar? Se não gosto de mim dificilmente vou gostar dos outros. É impossível agradar uma pessoa que não está contente consigo mesma. Se você fosse desenhar a si mesmo, como se desenharia? Você aceita as responsabilidades de ser homem ou mulher? Aceita a si mesmo sem revolta? Você se acha, ou acha que as pessoas lhe consideram uma pessoa amarga? Não tolera a si mesmo. Está sempre de mau humor. É difícil para você se aproximar de outras pessoas, estabelecer diálogos, romper ambientes? Medo de rejeição (não ser aceito) Timidez (esconde o verdadeiro “eu” ) Carência Complexo de inferioridade Você está sempre na defensiva ou sempre no ataque ? Desconfia de todos? Por desconfiar fica na defensiva. Por desconfiar ataca. Não se abre para relacionamentos é ferino. Quando você vai numa reunião você vai cumprimentar os outros? Ou fica esperando que eles venham? Fica observando quem não veio cumprimentar. Fica chateado com isso. Você acha que é demasiadamente tímido (a), áspero (a) ou duro (a) com os outros? Se passa por humilde. Sempre dá respostas grosseiras. Você usa com frequência ironias, zombarias, sendo ferino em suas observações? (Sarcástico) - Faz caretas trejeitos, é irreverente. Você usa ares de suficiência, prepotência com os outros? (Autossuficiência).

Lembre-se - Não existe complexo de superioridade. Isso é apenas uma capa para esconder um sentimento de inferioridade e insegurança. Você tem dificuldade de olhar nos olhos das pessoas para conversar? Medo de se expor, pode estar escondendo algo.

Você faz caretas, trejeitos ao conversar? É hipócrita, superficial? (fermento, máscara para impressionar). Hipócrita - Ator você é o que é na sua intimidade (em casa)? Você acha que as tarefas que os outros fazem são sempre mais importantes que as suas?

Nunca está contente com o que faz. Se acha sem valor.

É importante para compreendermos como o ser humano é formado, conhecermos sua estrutura e a partir daí identificarmos as áreas de nosso ser que precisam de cura. I Ts. 5,23 O ser humano é tripartido. Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito (Diferente do Espírito Santo). O homem é um espírito que tem uma alma e habita num corpo.

ESPÍRITO: É o ponto de contato com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. (Ef 2,22/Jo 4,24 )


ALMA: É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo. As áreas da alma é Mente, Memória.

A Sede da alma são: intelecto, pensamentos, raciocínios, Vontade: Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher. As emoções são Instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc. A alma do homem é singular.


CORPO: É nossa forma visível. Com meu corpo me relaciono com o mundo exterior. (ex.: Os cinco sentidos, fala, audição, visão, olfato, tato) Como homem sou templo de Deus I Co 3,16 “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O criou para ter comunhão com ele. Adão antes da queda era um homem perfeito e usava todo seu potencial da alma, mas era governado pelo espírito. A pior enfermidade é a enfermidade do espírito. É o pecado do homem. Ao nos convertermos ficamos livres da culpa do pecado, mas não das consequências da vida de pecado e das marcas que o pecado criou em nossa alma, por exemplo.


NA MENTE: lembranças desagradáveis, fortalezas, insegurança, medo, amargura, sentimento de culpa.


NA VONTADE: inconstância, falta de iniciativa, indecisão, procrastinação (sempre deixar para depois), obstinação, medo de fracassar, derrotismo, vontade frouxa, falta de “acabativa”, (prontidão, competência para finalizar) etc.

É importante saber que O CORPO SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DAS ENFERMIDADES DA ALMA.

Ele é afetado por elas e também fica enfermo. (consequência do desequilíbrio)

Justificação do espírito Livra-me da culpa do pecado

Meu Deus. É o início da caminhada. Quando o homem caiu (escolheu fazer a própria vontade ao invés da vontade de Deus), ele morreu espiritualmente. O homem ficou então incapaz de ter comunhão com Deus por causa da culpa do pecado (Gn 3,7-10). O

problema da culpa só tem duas soluções: É PAGA OU PERDOADA. O homem por si só não pode justificar-se diante de Deus e remir sua culpa. Deus é perfeitamente santo, puro, justo e qualquer erro, por menor que seja, qualquer pensamento impuro, qual-

quer deslize, para Ele é uma ofensa terrível. Mas pela sua misericórdia e amor Ele enviou Jesus, que foi perfeito, puro, justo, santo, não cometeu nenhum pecado e por isso foi oferecido como sacrifício pelos nossos pecados, nos perdoando e livrando de toda culpa.

Podemos agora ter ou não comunhão com Deus livremente. Aqui começa o drama do homem, ou ele aceita o perdão de Deus através de Jesus Cristo, ou ele vai tentar achar alguma forma de remir esse sentimento (Religiosidade, obras, autopunição).

Religião é a forma do homem tentar aplacar a ira de Deus. Recebemos o perdão pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Mas muitas pessoas não aceitam ser salvas sem que tenham que fazer algo. A graça de Deus é uma afronta ao seu orgulho do homem. O novo nascimento, a obra de Jesus por nós, vivifica o nosso espírito e podemos novamente ter comunhão com Deus, Ef 2,1/ Jo 1,12-13 2).

A Cura das lembranças e emoções, vontade ajustada com a vontade de Deus, Imprime em nós o caráter de Cristo (caminhar por fé e não por sentimentos). Deus cura nosso espírito nos dá tudo que precisamos para ter uma vida santa e reta em perfeita comunhão com Ele (um novo espírito, uma nova vida), II Pe 1,3.

Em que nós enroscamos então? A Purificação da alma (mente, vontade e emoções) se dá quando o Espírito Santo é vivificado, torna-se nossa vida e é a partir daí começa a santificação da alma, Fp 1,6. Nas enfermidades da alma causadas pelo pecado (independência de Deus) em nossa mente, vontade e emoções. Nossa alma (mente, vontade e emoções) foi afetada pelo pecado e também precisa de cura. Quando nos convertemos Deus, através de sua Palavra, começa uma limpeza em nosso interior, em nossa alma.

Lc 21,19 - I Pe 1,9 - I Pe 1,22 – Aquele que começou a boa obra... Qual é esta obra? A Santificação da alma (cura da alma) Consiste no operar diário da cruz de Cristo em nossas vidas. Cruz nos leva reflexão de cansaço, sofrimento, abatimento, desanimo,etc. Isso ocorre quando a vontade de Deus entra em choque com a nossa vontade e escolhemos fazer a vontade de Deus. Mt 11,28-29 “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.”

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page