top of page

FAMÍLIA, VONTADE DE DEUS

Toda pessoa tem uma vocação, isto é, um chamado de Deus para se realizar e ser feliz. E não uma vocação qualquer, mas vocação ao amor e à santidade.

Foto: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/11/29/02/30/family-1866868_960_720.jpg

Deus não chama uns para a perfeição e outros para a mediocridade. O que Deus faz sempre é perfeito.

Assim é que, por diferentes caminhos, ou diferentes estados de vida (casado, solteiro, consagrado ou sacerdote), todos são chamados à santidade e à plenitude da caridade.

Para quem tem fé, o matrimônio, a constituição da família também é vocação: um chamado de Deus ao dom de si no amor recíproco e aberto à vida.

Quem não tem fé, não tem como sentir-se chamado, pois desconhece o Interlocutor divino que o chama - nem tem a quem responder. Mas, na fé, sentimo-nos chamados por Deus a um caminho e a uma plenitude que só ele pode dar.

"Não é bom para o homem ficar só, disse Deus, nem é bom para a mulher (Gn 2,18-25). "Façamos o homem nossa imagem e semelhança" - e os fez homem e mulher, em seguida os abençoou (Gn 1,26-28).

O casal humano nasce dessa bênção original. E nasce com a vocação de formar uma família, comunhão de vida no amor, seja para amparo mútuo, seja para sobrevivência da espécie humana. A serviço desse amor mútuo do casal está o sacramento do matrimônio.

O amor do homem à sua esposa, e o amor da mulher ao seu marido deveriam ser tais que pudessem lembrar o amor imenso e gratuito que Deus oferece a cada pessoa e a humanidade inteira.

O casal humano torna-se o berço da vida e da família. E esta constitui a célula fundamental da sociedade. Deus confia ao casal o cuidado desse milagre que se chama Vida - a vida indefesa e nascente de cada pessoa.

Nesse clima de amor e cuidado, a pessoa pode nascer, crescer, firmar-se. "Não é bom que o homem esteja sozinho. Vou fazer para ele uma companheira que lhe seja semelhante (Gn 2,18). E o homem exultou feliz reconhecendo-se nela: "Está é osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2,23).

Sob a luz deste texto, tente perceber como esta vocação vem acontecendo hoje na convivência entre homens e mulheres.

Imagine como Deus se sente olhando para essa paisagem humana? Tente perceber também como é que você se sente diante do presente que Deus põe em sua vida através do sexo oposto para construir uma família.

Kommentare


Fique por dentro de tudo!

Receba mais informações sobre datas de eventos, promoções, formações da Comunidade Anuncia-Me

© 2018 Henrique S. Filho. Criado com Wix.com e Cláudia Vila Nova

bottom of page