top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

FILHOS EDUCADOS NA FÉ

Atualizado: 12 de fev. de 2019

A nossa vida é pautada e direcionada por regras, direitos e deveres.


Divulgação

Todos somos considerados cidadãos civis, constantemente somos obrigados a observar, obedecer e praticar o que nos é orientado para vivermos civilizadamente na sociedade, não tem como fugir desta realidade. Pois bem, desde crianças, recebemos de nossos pais esta “orientação”, e não temos digamos assim grandes dificuldades para obedecer, alguns se rebelam contra isto ou aquilo, mais um dia ou outro sempre acabam obedecendo, os que assim não o fazem, pagam por esta desobediência na justiça. Portanto é no ambiente familiar que inicia-se a formação do ser humano, na solidariedade e nas responsabilidades comunitárias “CIC 2224”. Os pais ensinarão os filhos a se precaverem dos comprometimentos e das desordens que os ameaçam.“ Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeiteis a instrução de tua mãe...Quando caminhares, te guiarão, quando descansares, te guardarão, quando despertares, te falarão.” (Provérbios 6, 20-22.)Porém esta não é a única missão dos pais, pois a educação para a fé é dever dos mesmos e deve começar desde a mais tenra infância. A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé “CIC 2226”. Isto é o que diz a Igreja através do CIC, podemos também na Sagrada Escritura encontrar várias passagens que nos orienta como educar nossos filhos na fé. Em Efésios 6, 4: “Pais não exaspereis vossos filhos. Pelo contrario, criai-os na educação e doutrina do Senhor.” Esta é a ordem de Deus, então o que dizer da lei aprovado por homens que interfere na educação dos filhos, estes dias uma mãe de 50 anos me disse: Esta é a ultima geração onde os pais corrigem os filhos com palmadas se preciso, e o inicio da uma geração onde os filhos dão palmadas nos pais, será isto verdade? Cada um de nós respondamos de acordo com a realidade que estamos vivendo em nossa família, e na educação dos filhos, pois quando esquecemos a nossa origem e a forma em que fomos educados podemos correr um sério risco de tornar esta frase a nossa realidade. “Um filho sábio ama a correção do pai, e o zombador não escuta a reprimenda.” (Prov. 13,1).

Infelizmente muitas famílias estão sendo bombardeadas com situações em que até mesmo a fé está sendo testada, abalada, sufocada e não vivida.

As drogas, a prostituição, as novidades tem tirado de muitos pais a capacidade e a autoridade de infundir no coração dos filhos a fé, pois diante de certas situações os mesmos não conseguem testemunhar com suas vidas em quem realmente colocam sua confiança, acabam murmurando, blasfemando, esquecendo-se de sua responsabilidade e do seu papel que é insubstituível na educação dos filhos, mostrando-se eles mesmo obediente á vontade de Deus. Portanto temos em nossas mãos a construção de uma geração educada na doutrina do Senhor, vivendo pela fé, ou uma geração incrédula. “Por que virá tempo em que o homem já não suportará a são doutrina da salvação. Levados pela prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão ás fabulas.” (II Tim. 4, 3-4).


Qual o futuro que você quer para a sua família e para as próximas gerações? O que você escolher Deus permitirá.


Escrito por Anice de Cássia Nogueira (co-fundadora da Comunidade Anuncia-Me)

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page