top of page

FÉ E SUPERSTIÇÃO

Atualizado: 6 de set. de 2022

Se não tomarmos cuidado e atenção para os tempos atuais, veremos o que já está ocorrendo, igrejas invadidas por superstições e crendices.

Foto: https://cdn.pixabay.com/photo/2021/05/11/13/06/klee-6245829_960_720.jpg

Deus nos deu Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, para que a tivéssemos como nosso manual de vida. Alguns inventam algo aqui, outro algo ali, e então o cristianismo vem se tornando uma colcha de retalhos.

Um cristão, nascido de novo, pode consultar horóscopo, carregar trevo de quatro folhas na carteira, fazer simpatia, entre outras coisas?

Acho que não é novidade pra ninguém, porém muitos que se dizem cristãos praticam coisas dessa natureza. Por volta de 1910, a Enciclopédia Britânica afirmou que o futuro traria "uma civilização isenta da última sombra de superstição".

Tal declaração originou se pelo fato de a ciência e a civilização exporem a insensatez de crenças ou conceitos aceitos cegamente durante os séculos passados. Esta exposição do erro faria com que muitas pessoas se tornassem menos supersticiosa. Ao contrário do que muitos intelectuais esperavam a superstição não acabou com o avanço da tecnologia nem com o avanço das ciências.

Muitos achavam que o homem moderno não mais difundiria estórias como as da cegonha, fadas etc.; que aposentaria suas patas de coelho, figas, fitas vermelhas, ferraduras, arrudas ou as imagens Contudo, tem ocorrido o inverso. Milhares de pessoas "intelectualizadas" se envolvem com alguma forma de superstição.

As superstições estilo entre os melhores sustentáculos contra a dúvida, a ansiedade a insegurança da vida. Assim, podemos afirmar que a superstição seria uma tentativa do desejo humano de solucionar seus problemas, através de práticas que possam manipular forças sobrenaturais para o seu próprio proveito.

A ideia inclui fazer com que Deus, os anjos ou até mesmo demônios possam estar ao seu serviço. Eles seriam uma espécie de gênio-da-lâmpada-de-Aladim.

A superstição é a fé desviada de seu curso natural, Deus.

A raiz da superstição está no fato de o homem. criado à imagem e semelhança de Deus, recorrer a objetos e formulas aparentemente mágicas a fim de resolver seus próprios problemas, sem levar em conta seu Criador.

Tal desejo de independência de Deus é um pecado, um desvio da verdadeira fé, que é direcionada para coisas, como rezas, talismãs, cristais, pêndulos, pirâmides etc. A Bíblia tem muito a dizer "A ira de Deus se revela do alto do céu contra toda impiedade e perversidade dos homens que pela injustiça, aprisionam a verdade... Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou aos desejos de seus corações, à imundícia, de modo que desonraram entre si seus próprios corpos. Trocaram a verdade de Deus pela mentia, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém."( Rom. 1,18.22-25).

Toda e qualquer superstição desagrada a Deus. Não é mero passatempo inofensivo. É possível libertar se da sedução ou do poder da superstição? Claro que sim! Jesus mesmo garantiu: "Conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. (...) Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres" (João 8,32.36).

Aqueles que reconhecem a suficiência de Jesus Cristo abandonarão tais práticas antibíblicas que desagradam a Deus. Nenhum mal poderá nos separar do amor de Deus. O apóstolo Paulo pergunta: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom. 8,31). Assim, não há feitiço, macumba, vodu ou seja lá o que for, que nos fará dano algum. Deus é maior do que tudo isso. Firmados nas mãos do Salvador, Jesus Cristo, experimentaremos a força destas palavras: "Pois estou persuadido de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem presente, nem o futuro, nem potestades, nem as altura, nem os abismos, nem qualquer outra criatura poderá apartar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Rom. 8,38-39).

Comments


Fique por dentro de tudo!

Receba mais informações sobre datas de eventos, promoções, formações da Comunidade Anuncia-Me

© 2018 Henrique S. Filho. Criado com Wix.com e Cláudia Vila Nova

bottom of page