top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

IDOSOS - ENSINAMENTOS DE TODA UMA VIDA

Cabelo branco, mãos trémulas, olhar cansado. Assim são os idosos, vidas construídas muitas vezes com dificuldades, almas bordadas por sabedoria.

Foto: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/10/31/20/57/hands-2906458_960_720.jpg

Os indicadores sociais do (IBGE) apontam para o envelhecimento da população. Se há dez anos eles eram 3,6%, hoje quase 5% dos brasileiros tem mais de 60 anos de idade. Pode até parecer pouco, mas não é. Em 2025, a pirâmide etária no Brasil estará invertida. Até lá o maior desafio da sociedade será inserir esses idosos no contexto social.

Há necessidade de todos, principalmente os cristãos, entender melhor o envelhecimento, as limitações do tempo, e se preparar para ter melhor qualidade de vida. O Papa João Paulo II teve especial preocupação pelo envelhecimento progressivo da população e fez alguns apelos em fóruns internacionais para ponderar a dignidade da pessoa humana, a dignidade dos idosos e a exortação a ter consciência de que todos devemos cooperar para a construção de uma sociedade mais humana, mais solidária, em uma civilização renovada que saberá conservar uma maior confraternidade de amor e comunhão, de esperança e de paz.

Disse João Paulo II: É preciso que tenhamos consciência das possibilidades e que considerem a entrada na terceira idade como um privilégio, não somente porque nem todos tiveram a sorte de atingir essa meta, mas porque essa idade é um período de novas responsabilidades concretas, de considerar melhor o passado, de conhecer e viver mais profundamente o mistério pascal.

A velhice é a coroação dos degraus da vida. Nela são colhidos os frutos do que foi aprendido e experimentado, os frutos do realizado e conseguido, os frutos do que se sofreu e se suportou. Como na parte final de uma grande sinfonia, são recolhidos os grandes temas da vida em um poderoso acorde. E esta harmonia confere sabedoria; a sabedoria que o jovem rei Salomão pediu em oração (I Reis 3,9,11) mais decisiva, para ele, do que o poder e a riqueza, mais importante do que a beleza e a saúde (Sab 7,7-8,10).

A sabedoria que lemos nas normas de vida do Antigo Testamento: "Quão bela é a sabedoria nas pessoas de idade avançada, e a inteligência com a prudência nas pessoas honradas! A experiência consumada é a coroa dos anciãos, o temor a Deus é a sua glória (Eclo 25,7-8).

Ressaltar os recursos próprios da velhice é sensibilizar os próprios idosos e destacar as riquezas inerentes a sociedade, riquezas que a mesma sociedade não sabe apreciar. A velhice é capaz de enriquecer o mundo através da oração e do conselho; sua presença enriquece o lar, sua imensa capacidade de evangelização pela palavra, pelo exemplo e por atividades eminentemente adaptadas aos talentos da velhice, constitui para a Igreja de Deus uma força que ainda não foi totalmente compreendida ou adequadamente utilizada.

A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, até maior parte deles de sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos (S189.10-11).

Nossos dias neste mundo, que na maioria das pessoas não chegam a mais de setenta ou oitenta anos (cf. v. 10), são poucos em relação à eternidade. Devemos orar por uma sábia compreensão da brevidade da nossa vida, para termos diante de DEUS um coração sábio no emprego de cada dia que Ele nos concede (cf. v.4).

Considerando que esta vida é uma preparação para a outra, devemos entender o que DEUS deseja realizar para si mesmo, para nossa família e para o próximo, através do nosso serviço fiel. Não são poucas as limitações em decorrência da Terceira Idade: sociais, económicas, físicas, psicológicas e até espirituais. Por isto, devem todas pastorais, grupos, comunidades e associações de nossa igreja, voltar-se para a Terceira Idade, estar atentos a todas elas, objetivando proporcionar aos idosos uma melhor condição para se viver.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page