top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

ministérios carismáticos

O termo "ministério" é amplamente usado no movimento da corrente de graça, a Renovação Carismática Católica para designar, de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração.

Foto: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/ORHvOoYyNbJHfEAhRkmXWsuc7_Wu6alwKBwQlAfjy30qbWnq4w312GR2a63Rork9Dfb8PFejBFd9sAZ2tEvnbunV3bI1CpIgiCxsLOP2dRExjF5pemgTjrsXCR2v0m6Ycm4AUg1T5psJ6e8ZHohg1giyaX0qgUEWWAyHt7sTaCiIzjEH

Um Ministério é um serviço especifico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir a Comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais frutos na descoberta, cada vez maior sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão. "Os Ministérios são diversos, mas um só é o Senhor" (I Cor. 12, 5).

Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios, serviços, em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. ef. 4, 11-16). Assim, devem funcionar harmonicamente como uma orquestra, em que cada um faz o seu "som", mas o todo é que faz a beleza. Os Ministérios devem ser formados na medida da necessidade e realidade de cada Grupo de Oração.

Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espirito para seu atendimento: "Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao Ministério, dedica-se ao Ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade" (Rm. 12, 6-8).

Para que em todos os Grupos de Oração, cada Ministério trabalhe em unidade, com a visão, espiritualidade e carisma, alinhados ao movimento, cada um dos Ministérios possui, além da coordenação No Grupo de Oração, representação diocesana, estadual e nacional. "Foi o Concílio Vaticano II (1962-1965) quem, de maneira inspirada e mais profética que sistemática, enfatizou que, a Igreja, para ser autenticamente evangélica e continuar a Missão de Cristo, precisa estar inteiramente voltada para o serviço, havendo de ser toda ministerial, considerando a distribuição desses serviços (ou ministérios) como tese fundamental e condição essencial da sua fidelidade ao evangelho. No âmbito da Renovação Carismática Católica, o processo não tem sido outro, com detalhe de que o enfoque dado a reflexão sobre o assunto parece ater-se mais (ainda que de maneira não exclusiva e tampouco com exceções muito aprofundada) as implicações do uso do termo em relação aos "serviços específicos" da própria Renovação (entendendo-se aqui, por especifico, a maneira como a RCC organiza, nela, os Ministérios)". Na Igreja existe, desde suas mais remotas origens, uma importante variedade de serviços, funções e tarefas que recebem o nome genérico de ministérios (do latim ministerium, serviço).

Estes ministérios estão na base de estruturação da Igreja e são, sem dúvida alguma, um dado fundamental para essa estruturação.

Nesse sentido, já a primeira carta aos Tessalonicenses recorda: "aqueles que trabalham entre vós, que vos dirigem no Senhor e vos admoestam" (I Ts. 5,12). Além disso em diversas cartas Paulo, enumera os dons, as atividades e as diversas funções na Igreja (Rm. 12, 6-8; I Cor. 12, 4-11; 28-31; 14, 11-12).

Dentre estas diversas atividades ou cargo, Paulo destaca três ministérios ou serviços: os apóstolos, os profetas e os doutores (ou mestres) (I Cor. 12, 28; cf. Ef. 4, 11).

Ministério significa servir, prestar auxílio, prestar serviço, é um termo oficial, reconhecido e consagrado.

Na Renovação Carismática Católica existem de grupo para grupo, cidade para cidade, paróquia para paróquia, diversos ministérios, as antigas Secretarias: LEMBRANDO QUE NÃO SOMENTE A RCC MAS TODO CRISTÃO NA IGREJA SÃO AGRACIDOS DE DONS E MINISTÉRIOS, ASSIM, VOCÊ NÃO PRECISA SER DA RCC PARA EXERCER UM DOM OU MINISTÉRIO.

Ministério de música e artes, de Comunicação social, Crianças, Oração por cura e libertação, famílias, fé e politica formação, Intercessão, Jovem, Pregação, Promoção humana, Religiosas e Consagrados, Cristo Sacerdote, Seminaristas e Ministério universidades Renovadas.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CARISMAS

Comments


bottom of page