top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

NOVO NASCIMENTO

O novo nascimento é o primeiro estágio da vida cristã.

Foto: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/12/01/04/57/faith-4664706_960_720.jpg

Como disse Jesus, é necessário um pecador ser regenerado ou nascido de novo para ver e entrar no Reino de Deus: "Disse Jesus: Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Se alguém não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus" (Jo. 3.3, 5).

Nascer de novo não é batismo nas águas, ou sair por milagre de algum perigo de morte, mas ser feito por Deus uma nova criatura em Cristo Jesus: "Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser nova criatura" (Gálatas 6. 15).

Tudo começa pelo nascimento, assim também a vida espiritual começa pelo novo nascimento. Todo homem nasce numa geração corrupta e perversa e não há como melhorar essa raça, só criando novamente: "Ninguém coloca remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira o pano velho, e torna-se maior o rasgo" (Mc. 2, 21).

O novo nascimento também não é uma obra que o homem pode produzir. Como nascimento natural nada fizemos para nascer, mas foi uma vontade de nossos pais, no novo nascimento não podemos fazer nada, pois ela foi uma obra exclusiva da Vontade soberana de Deus: "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da decisão humana (versão internacional), mas da vontade de Deus" (Jo. 1, 13). "Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como que primícias das suas criaturas" (Tiago 1, 18).

Muitos esperam que Deus faça neles esse novo nascimento, mas o novo nascimento não é algo que Deus irá fazer agora, Ele já realizou esta obra em Cristo. O novo nascimento é realizado pelo Espírito e pela Palavra de Deus mediante a FÉ na obra realizada por Cristo na cruz.

Ninguém pode nascer sem antes morrer: "Insensato! O que tu semeias não nasce, se primeiro não morrer" (I Cor. 15, 36).

Na Sua morte morremos juntamente com Ele e na Sua ressurreição Deus nos fez nascer de novo para uma viva esperança: "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos (fez nascer de novo) regenerou uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (I Pedro 1, 3).

Vamos ver versa a verso o que Jesus fala do novo nascimento na passagem de Jo. 3 do verso 3 ao verso 15 de Nicodemos: "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Por ventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu-lhe: " Em verdade, em, verdade te digo se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou-lhe Nicodemos: "Como pode ser isto? respondeu-lhe Jesus: "Tú és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?".

Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho! Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna".

Devemos entender que Jesus quando fala de Nicodemos, Ele fala antes de sua morte e ressurreição, por isso, a Nicodemos ele lhe fala de algo que ainda iria acontecer, mas a nós, Deus nos revela algo consumado.

Jesus no verso 14 não nos deixa dúvidas quando diz aonde iria realizar o nosso novo nascimento, quando ele fosse levantado da terra: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Isto dizia, significando de que modo havia de morrer". (Jo. 12, 32-33). A regeneração não vem pelo conhecimento da doutrina do novo nascimento, e nem é algo que leva tempo para acontecer. Hoje é o dia como Deus disse.

O exemplo disso disso é a serpente levantada no deserto. Todo aquele que olhava para a serpente ficava curado imediatamente, em Jesus Cristo é assim também. Todo aquele que olhar para Ele verá o seu novo nascimento consumado.

Iniciemos um novo tempo com profundidade de fé em Cristo Jesus e nEle fundamentemos nossa esperança e confiança, pois é dEle a nossa força.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page