top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NOS LEVA A UM NOVO RELACIONEMENTO COM DEUS

A vida de oração é daqueles que recebem o batismo no Espírito muda de maneira substancial.


O dom da piedade se manifesta de uma maneira concreta, dando grande animo para buscar e desfrutar das coisas de Deus. Um novo experiencial relacionamento com Deus que é Pai: "Abba! Papai" (Gal. 6, 11-19) e com Jesus, a quem proclamamos Senhor! (I Cor. 12, 3).

A própria oração particular ou publica tomam novo sentido, pois se toma consciência espiritual de com quem se fala, de que se é ouvido, e de que se pode ouví-Lo no Espírito Santo. Uma nova linguagem de oração, perfeitamente embasada na linguagem bíblica dos salmos e neotestamentária, surge com espontaneidade: é o louvor e ação de graças, que substitui a oração centrada em si, para centrá-la em Deus.

A disposição decidida de caminhar em uma vida espiritual e de enfrentar os desafios próprios dela (como a aridez e as purificações), através da sede de conhecer estas vias por meio da vida espiritual da Igreja e dos Santos.

Os dons de adoração. louvor e oração aprofundam a dimensão contemplativa da fé cristã. O batismo no Espírito inicia os que o recebem em uma experiencia de comunidade cristã que transcende tudo que já conheciam. Além disso, a investidura carismática em comunidade dá a Igreja, em todo o mundo, grande número de evangelistas dedicados e eficientes, com uma multiplicidade de novos meios e novos ministérios.

Nota-se no meio destas comunidades um urgente desejo missionário de cumprir o mandato de Jesus e ir e evangelizar com poder e sinais (Mc. 16,16), além do grande número daqueles que, a partir do Batismo no Espírito, se sentem chamados a viver e servir na Igreja como sacerdotes e religiosos, dando novo alento no campo das vocações.

O dom do Espírito Santo que é o infinito amor de Deus (Rm. 5,5) nunca pode ser possuído por completo e, por essa razão deve ser buscado repetidas vezes através da oração (At. 4,23-31).

Muitas vezes precisa ser reanimado ou reacendido (II Tm. 1,6-7) em especial para aqueles que foram batizados na infância. Entretanto, também para aqueles que já tiveram experiência do Batismo no Espírito Santo, devem sempre estar renovando esta graça, que é sem medidas para o crescimento na vida e no poder do Espírito, na caminhada de santidade e de vida apostólica eficaz.

O Batismo no Espírito Santo, não é uma graça de propriedade da RCC, pois cremos, tanto pela experiência pastoral como pelos constantes estudos de reflexão teológica, que esta graça destina-se a toda a Igreja.

"O batismo no Espírito Santo não se prende a nenhum movimento, quer liberal, quer conservador. Também não se identifica com um único movimento, culto, ou comunidade. Ao contrário, acreditamos que este dom do batismo no Espírito Santo faz parte da herança cristã de todos os que receberam os sacramentos da Igreja.

Após sérios estudos de Patristica por parte de Teólogos especialistas no tema, chegou se à conclusão que o Batismo no Espírito Santo era, na Igreja primitiva sinônimo de iniciação cristã. Entre os Padres da Igreja que fazem tais afirmações encontramos: Justino Mártir, Origenes, Didimo o Cego, Cirilo de Jerusalém, Tertuliano, Hilário de Poiters, João Crisostomo, João de Apaméia, Filoxeno de Mabugo, Severo de Antioquia e José Hazaia.

Estes homens, arautos da Igreja Primitiva pós-bíblica, deixam-nos escritos onde consideram claramente o recebimento dos carismas como parte integrante da iniciação cristã. Estes depoimentos trazem uma validade mais decisiva, quando consideramos que Hilário, Cirilo e João Crisostomo receberam o titulo de doutores da Igreja e seu testemunho é competente para identificar a vida e a fé da Igreja.

Tendo consciência de que o batismo no Espírito Santo não é propriedade da RCC, e sim da Igreja, não podemos negar a nossa missão (como RCC) no interior da Igreja de vivencia-lo, divulgá-lo e transmitir- Lo para que o maior número de fiéis, possam, através do nosso apostolado, desfrutar desta grande graça de Deus.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page