É muito triste quando um grande líder de uma empresa, organização ou ministério morre e aqueles que se diziam discípulos destroem a identidade da instituição.
Eles prometem honrar a memória, mas agem loucamente, mudando toda a visão e os objetivos da entidade. Quando lemos a Palavra de Deus, vemos que DEUS também tem esta preocupação. Quando Elias se queixou, dizendo que já estava cansado, Deus disse que já havia escolhido outra pessoa para substituí-lo. Elias então, obedecendo à Palavra do SENHOR, ungiu Eliseu, um anônimo que estava na 12ª junta de bois.
Mas, quem era Eliseu para ser notado? Por que Deus não escolheu outra pessoa? Deus o escolheu porque viu nele o caráter de um sucessor.
Mesmo após a trasladação de Elias para o Céu, Eliseu manteve a identidade, não mudou nada e nunca desrespeitou o seu líder Elias.
Eliseu poderia ter pensado: Agora que Elias partiu, farei do meu jeito, porque eu não concordava com algumas coisas, mas como eu não era autoridade máxima, não podia mudar. Agora é a minha vez de mostrar que comigo a coisa é diferente e ai de quem achar ruim!
Pelo contrário, Eliseu manteve a mesma identidade ministerial, com porção dobrada.
É tão verdade que grande parte dos milagres que Eliseu operou eram semelhantes aos milagres realizados por Elias.
Lembra-se de Josué? Deus foi claro com ele: “Como fui com Moisés serei contigo... Se guardares os mandamentos que meu servo Moisés ordenou...”.
Nem adianta tentar quantas vezes Deus usou a expressão “Assim como fui com Moisés”, pois foram muitas. Isso significa que DEUS estabeleceu um padrão e é este padrão que deve ser seguido.
O discípulo pode até complementar, mas sem perder a identidade e os estatutos da matriz.
Jesus é o maior líder de todos os tempos, ele também nos ensinou a obedecer aos estatutos da matriz: “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14,11”
Deus é tão zeloso pelos padrões da matriz que, muitas vezes, nas escrituras nós nos deparamos com repetições da lei. Todos os líderes de Israel tinham a obrigação de repeti-la a cada geração. Isso é ou não é um zelo para manter os padrões da matriz?
Só para reforçar, o nome Deuteronômio significa “repetição”.
Antes de ascender aos Céus, Jesus disse para os seus discípulos continuarem aquilo que ele havia começado.
Os discípulos tinham a missão de curar, expulsar demônios e pregar o Evangelho a toda criatura, porém, uma coisa me chama a atenção: a ordem de Jesus para que os discípulos recebessem o Espírito Santo.
Porque receber o Espírito Santo?
Porque o Espírito Santo vem da matriz e somente quem tem o Espírito Santo está habilitado a continuar O IDE DO SENHOR JESUS.
Sem o Espírito Santo, Pedro não seria capaz de pregar para uma multidão de quase três mil pessoas, ainda mais por ser a sua primeira pregação. Sem o Espírito Santo, ele e João não seriam capazes de levantar um paralítico.
Quem ensinou tudo isso para eles? A Matriz, O SENHOR JESUS, e, como certificado de aprendizado, eles receberam o Espírito Santo como credencial para executarem tudo, da mesma forma como aprenderam com o mestre! “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14,12) .
Não adianta ter um bom mestre e não ter o “certificado de aprendizado”.
O certificado não é um papel.
O que demonstra que aprendemos é a forma como nos comportamos, e as pessoas reconhecem isso só de nos olhar.
De que adianta ter um grande líder e, quanto este partir você mudar a identidade?
Os discípulos de Jesus permaneceram no mesmo propósito, de modo que começaram a ser chamados de cristãos, porque eles eram parecidos com Cristo.
Talvez você perceba que não tem sido em nada parecido com a Matriz, mas eu quero lhe dizer que você está recebendo a oportunidade de espalhar a Matriz por todos os lados.
Quando você se torna um ANUNCIA-ME, você está nos ajudando a espalhar a verdadeira matriz (a Palavra de Deus) pelas variadas formas no Brasil e no mundo.
Você pode se tornar uma cópia perfeita da Matriz, se fizer o que ele mandou: ir por todo o mundo e pregar.
Comments