Quando propomos ou assumimos o compromisso para com a obra de Deus com certeza obstáculos surgirão para nos impedir de sermos fieis naquilo que assumimos diante de Deus.
O Profeta Isaías assumiu um compromisso muito sério diante de Deus, e sabemos que ele foi fiel até o fim. Surge uma pergunta: e nós, Estamos sendo fieis naquilo que nos propomos ou assumimos o compromisso em fazer?
Vivemos uma época de pessoas muito empolgadas para fazer a obra de Deus porém de pouco compromisso, começam bem, mas não perseveram, não conseguem manter o mesmo entusiasmo até o fim.
1TM. 3,1 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Para uma melhor interpretação do nosso estudo vamos traduzir o versículo da seguinte forma.
Se alguém deseja fazer, trabalhar na obra de Deus, deseja que essa obra seja excelente. Quando propomos ou assumimos o compromisso para com a obra de Deus com certeza obstáculos surgiram para nos impedir de sermos fieis naquilo que assumimos diante de Deus.
Para bem realizar um proposito de Deus necessitamos:
- Esforço: Mobilização de forças, físicas, intelectuais ou morais, para vencer uma resistência ou dificuldade, para atingir algum fim;
- Não Desfalecer: não desanimar; esmorecer (fazer corpo mole), não Perder as forças;
- Fidelidade: responsabilidade e compromisso em fazer acontecer a obra Deus é necessário também submissão. (obediência, escuta);
- Submissão: é uma qualidade de caráter essencial para fazer a obra de Deus.
- Capacidade: saber fazer não é tudo; é necessário submissão, ser obediente e ter responsabilidade, compromisso no fazer, dar o melhor de si. Ter capacidade, mas não ter responsabilidade compromisso de nada vale. Ter capacidade, mas não querer obedecer ser submisso a ninguém, não resolve o principio de Deus é submissão. (Ler: Fil. 2,1-9).
TEMA PRINCIPAL É COMPROMISSO!
Segundo o Aurélio podemos resumir a palavra compromisso em obrigação ou promessa. Implica em firmar um propósito que se pretende cumprir.
Quando assumimos um compromisso, estamos firmando um acordo e direta ou indiretamente fazendo uma promessa na presença de Deus. (estamos assumindo uma obrigação).
JR. 48,10 - Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; Fraudar: Enganar, Fraude é falsificação e adulteração, é como comprar uma coisa e receber outra. Falta de compromisso frauda a confiança que Deus depositou em você e dos irmãos que confiaram em você.
A palavra de Deus determina imperativamente: seja o vosso falar sim, sim e não, não. E NOS ADVERTE: o que passar disso é de procedência maligna - Mt. 5,37.
Será que temos honrado os nossos compromissos?
Se não podemos cumprir é melhor não firmarmos um compromisso: Ecl. 5,5 - Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
Não devemos ter meias nem duas palavras, mas apenas uma: Tg. 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Precisamos estar ciente que ao assumir posições ou cargos primeiramente assumimos um compromisso com Cristo.
Se fizermos parte da equipe de limpeza da construção, das orações, da diretoria- . temos compromisso com Deus. Se firmarmos um compromisso com Deus com a obra de Deus é necessário seguirmos em frente. (Lc. 9,62) - Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (I Cor. 15,58)
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Sejamos fieis no trabalho para o Senhor, pois ele não é vão. Feliz é aquele a quem o Senhor o chamou.
댓글