Não existe na Bíblia nada sobre dom de lagrimas. O que encontramos na Bíblia que muitas pessoas choraram, como é o caso de Jesus, que choro por Jerusalém. Chorar é uma atitude normal do ser humano quando somos atingidos em nossas emoções.
Algumas pessoas são mais sensíveis que outras e choram mais de acordo a seu temperamento. Que bom é que você chora, porque isso mostra que você é sensível em ouvir a Voz do Senhor; porém tome cuidado com isso: fazer de seu choro um dom. Ai pode surgir muitos ensinos errados, e a única pessoa que vai sofrer é você. Existe outro tipo de choro, que não vemos nas igrejas, por que não são sensíveis para essas áreas: as injustiças cometidas diariamente contra pessoas inocentes; chorar pelos cristãos que não fazem nada para que o Reino de Deus cresça; chorar por que existe muito misticismo nas igrejas no lugar de amor pela causa de Cristo; chorar por que são poucos os que se desprendem economicamente para que as missões continuem; chorar por que o Evangelho está sendo mal interpretado; chorar por que muitos preferem os milagres que ao dono dos milagres; e por ai vai…
O Papa Francisco exortou sobre esse assunto, não sobre dom como carisma do Espírito Santo, mas como dom natural, de sensibilidade: “especialmente a nós sacerdotes”, peçamos o dom das lágrimas, de modo a tornar a nossa oração e o nosso caminho de conversão sempre mais autêntico e sem hipocrisia.
Nos fará bem e podemos perguntar: “Eu choro? O Papa chora? Os bispos choram? Os consagrados choram? Os sacerdotes choram? O choro está nas nossas orações?”. O choro é como sinal do querer deixar-se reconciliar com Deus, à exceção das lágrimas no escondido. Os hipócritas não sabem chorar, esqueceram como se chora, não pedem o “dom das lágrimas”.
コメント