top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

O EGOÍSMO

Se não adquirirmos a capacidade de amar, permaneceremos egoístas, egoísmo que vai aumentando, tomando formas sofisticadas, impossibilitando nossa cura.


Foto: http://yogaom.pt/wp-content/uploads/2018/11/jegoizm-1.jpg

O Egoísmo é um amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos bens alheios. Por causa do egoismo, o homem sofre e adoece.

A doença emocional tem como componente, na maioria das vezes, o egoísmo, e para elimina-lo é necessário adquirir a capacidade de amar.

Essa mudança requer um caminho:


· reconhecimento do egoísmo;

· desejo de elimina-lo;

· busca da ajuda de Deus.


Nascemos para amarmos e sermos amados, todavia o estrago causado pelo pecado original nos torna, desde o nascimento em pessoas egoístas.

Se não adquirirmos a capacidade de amar, permaneceremos egoístas, egoísmo que vai aumentando, tomando formas sofisticadas, impossibilitando nossa cura.

Levemos em conta que uma criança porque ainda não amadureceu para o amor, com certeza terá dificuldades de relacionamentos com seus pais, irmãos, família, amigos, professores, em resumo com todo mundo e em todas situações.

Se essa criança não for amada e preparada para aprender a amar, certamente mais tarde sofrerá:

· solidão;

· rejeição;

· retraição;

· depressão;

· ansiedade;

· sentimento de culpa;

· remorso;

· medo;

· e demais deformações psicológicas, que poderá leva-la às drogas, ao crime e até ao desejo de por fim à sua vida.


Uma pessoa com essas carências e não recebendo orientação e ajuda vai passar a sua vida procurando a nível de emoção, os prazeres, as aventuras amorosas – sofrendo da fome de amor, que fatalmente, dessa maneira não encontrará.

Ela ainda não se conscientizou que para possuir o amor é preciso dá-lo primeiro.

Pode até ser que mais tarde ela diga que seu passado foi uma “experiência traumática”, que seus pais, esposa, esposo, filhos ou outros familiares são os culpados por sua situação, mas no fundo o que lhe faltou foi o aprendizado do amor.

O egoísmo, e a incapacidade de amar, causam:

· Doença emocional;

· Ações criminosas;

· Tumultos;

· Juventude rebelde;

· Desordens universitárias;

· Dependência de drogas;

· Retardamento mental (em muitos casos);

· Filhos abandonados pelos pais;

· Desquites, divórcio;

Todas essas situações são geradas pelo falta de amor e pelo EGOÍSMO, colocando uma pessoa contra a outra, contra a “ordem estabelecida” ou qualquer ordem social, como por exemplo : sua família, seu cônjuge, seus amigos.

O EGOÍSMO faz com que a pessoa “use o direito de preferência” quando não lhe cabe esse direito, pois o meu direito acaba onde começa o direito do outro.

O egoísmo cria desordem e caos, fazendo com que :

a)- os pais espanquem os filhos, porque estes estão “interferindo” na realização de seus desejos de pais mandões;

b)- muitas pessoas transgridam as leis para “conseguir o que desejam”. Acabam não tendo nenhuma consideração com as outras pessoas e querem “obter o que desejam”, desrespeitando direitos;

c)- muitas pessoas usem drogas, numa tentativa de fazer com que, elas mesmas possam aproveitar-se da situação;

d) – muitas pessoas se aproveitem de outras de qualquer maneira. Para elas “as outras” pessoas obstruem o caminho de seus objetivos egoístas.

As pessoas emocionalmente equilibradas encontram a alegria de viver, a felicidade.

O egocentrismo (exaltação do ego) a pessoa é centrada em si mesma , é sem a menor duvida o caminho que leva à destruição e à ruína. A presença do egocentrismo numa pessoa é garantia absoluta que ela está arruinada.

Nada pode dar certo quando uma pessoa pensa apenas em si mesma, e em outras pessoas e situações somente na medida em que elas a afetam.

O Egocentrismo não é razão suficiente para viver. A pessoa que se concentra em si mesma, não tem nenhum propósito na vida, nenhuma razão para viver.

Essa pessoa poderá realizar tudo o que almeja, mas, se continuar centrada em si mesma, nada poderá desfrutar e nem apreciar ninguém.

A pessoa egocêntrica não consegue AMAR ou se relacionar com os outros de maneira afetuosa e significativa. Vive num “inferno”, não encontra paz ou felicidade em parte alguma. Logo percebe que para “ela, nada vale a pena”, que a satisfação de seus desejos não passa de uma “vitória” vazia.

O homem é um ser social e precisa de seus semelhantes. O egocentrismo dá origem a incapacidade de AMAR. O EGOCENTRISMO acarreta uma longa lista de defeitos de caráter que torna a pessoa doente.

Alguns desses defeitos, são:

· Auto piedade;

· Condenação de si mesmo;

· Satisfação de interesses egoístas;

· Glorificação de si mesmo ;

· Farisaísmo (moralismo hipócrita);

· Egoísmo;

· Ódio de si mesmo;

· Justificação de si mesmo;

· Decepção de si mesmo;

· Comodismo;

· E, até, Narcisismo (amor excessivo a si mesmo).


Esses defeitos de caráter são na verdade uma descrição da doença emocional, gerada elo EGOÍSMO. É preciso eliminar o EGOÍSMO ou EGOCENTRISMO para conseguir saúde, paz de espírito, alegria, propósito e significado de vida.


Procure realizar esta dinâmica consigo mesmo: "Medite o que é possível fazer por outra pessoa? Como fazer? Como posso sair de mim para servir ao outro?


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page