Os pais de hoje estão ficando cansados de ouvir que a tecnologia está arruinando seus filhos pequenos
A era digital trouxe uma batalha diária de atenção: está cada vez mais difícil prender o interesse das crianças em determinadas atividades. Aliás, nós sabemos que a tecnologia não anda consumindo apenas a atenção de crianças. Adultos estão nessa conta. A modernidade trouxe coisas novas, mas a noção básica de se criar uma criança não mudou muito.Os estudiosos apontam que existem algumas estratégias testadas e aprovadas para moldar o caráter de crianças da melhor forma possível, criando adultos responsáveis e generosos.
Quando educamos nossas crianças para adquirirem conhecimentos sem compaixão, é muito provável que sua atitude para com os outros venha a ser uma combinação de inveja daqueles que ocupam posições superiores às suas, competitividade agressiva para com seus pares e desdém pelos menos afortunados, o que leva a uma propensão para a ganância, para a presunção, para os excessos e, muito rapidamente, à perda da felicidade. Conhecimento é importante. Muito mais, porém, é o uso que lhe damos.Isso depende do coração e da mente de quem o usa.
Educação é muito mais do que transmitir conhecimentos e habilidades por meio dos quais se atingem objetivos limitados. E também abrir os olhos das crianças para as necessidades e direitos dos outros. Todos nós sabemos que não se aprende a importância da consideração pelos outros através de palavra, mas através de ações: do exemplo que se dá. Por essa razão, o ambiente na família é um componente fundamental na educação dos filhos. Quando não há uma atmosfera afetuosa em casa, quando os filhos sofrem com descaso dos pais, é fácil reconhecer os prejuízos. As crianças sentem-se indefesas e inseguras e apresentam sintomas de mente agitada e revoltas. Ao contrário, quando recebem afeição, carinho e proteção constantes, mostram-se muito mais felizes e confiantes em suas aptidões. Sua saúde física também costuma ser melhor.
O ambiente na família, uma vida de espiritualidade familiar é também importante porque as crianças aprendem com os pais a incorporar um comportamento negativo. Se, por exemplo, se pai e mãe estão sempre discutindo de maneira agressiva, a princípio a criança pode até não gostar, mas acaba considerando aquilo normal. Este aprendizado é em seguida levado de casa para o mundo externo. Cuidado.Um dos principais fundamentos para criar um relacionamento sólido com os filhos é saber que um pequeno ser humano em construção.
Passar tempo regularmente com seus filhos, perguntar coisas sobre eles e o mundo, e ouvir atentamente suas respostas são hábitos preciosos.Deixe sempre claro o processo de tomada de decisões e como essas decisões devem ser consideradas quando podem afetar a vida de outras pessoas. Por exemplo, se o seu filho quiser parar de frequentar as aulas, incentive-o a encontrar a raiz disso, os motivos que o faz querer desistir.É recomendável que os pais mantenham seus filhos ocupados com algumas tarefas domésticas, ou ainda pedir para ajudar os seus irmãos, e ir agradecendo o cumprimento das atividades ao longo do dia.“Criar um filho carinhoso, respeitoso, ético é e sempre foi um trabalho árduo. Mas é algo que todos nós podemos fazer. E nenhum outro trabalho é mais importante ou mais gratificante. ”
Comentarios