top of page

O QUE É AUTORIDADE???

Atualizado: 12 de fev. de 2019

Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder.


É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada. É uma espécie de poder em que os subordinados prestam uma obediência incondicional ao indivíduo ou instituição detentores da autoridade, ou seja, a autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar. Pois bem, agora precisamos saber o que é submissão. SUBMISSÃO é o ato ou efeito de tornar-se dependente; SUBORDINAR disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação. Vamos dois exemplos na bíblia de autoridade e submissão.

Jesus o filho de Deus, uma poderosa autoridade. “Mas Jesus aproximando-se lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt. 28, 18). Jesus está dizendo que tem poder no céu e na terra. Significa autoridade, não é? Agora, veja Jesus em submissão: “Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres” (Mt. 26, 39).

Veja que a autoridade de Jesus não retirou sua SUBMISSÃO, mas ao mesmo tempo em que Ele tem autoridade, também exerce a submissão.

Observe também um grande exemplo dessas duas coisas ao mesmo tempo. Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridosos estimulo, alguma comunhão no Espirito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espirito de partidão e vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não só os seus próprios interesses, e sim os dos outros.

Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.

E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor.” (Fl. 2, 5- 10).

Todo cristão deve obedecer a seus líderes, por menores que sejam, pois obedecer a seus líderes, por menores que sejam, pois obedecer não é melhor que sacrificar?

“Cada qual seja submisso as autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem fora instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste a autoridade, opõe-se a ordem estabelecida por Deus; e os que a ele se opõe, atraem sobre si a condenação"(Rm. 13, 1- 2).

O que fazer quando alguém que tem autoridade se rebela contra seus superiores? O que fazer quando existe uma autoridade e não damos a ela total obediência? Tomamos o exemplo de JESUS CRISTO. Pois devemos obedecer, para não corrermos o risco de colher consequências terríveis e irreparáveis quando nos levantamos contra autoridades e falamos o que “der na telha” achando que temos a razão. Vamos ter cuidado, pois temos alguém acima de nós a quem devo obediência, mas digo isso para o bem de todos, pois os rebeldes terão consequências graves. Pense nisso!

Comments


Fique por dentro de tudo!

Receba mais informações sobre datas de eventos, promoções, formações da Comunidade Anuncia-Me

© 2018 Henrique S. Filho. Criado com Wix.com e Cláudia Vila Nova

bottom of page