top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

ORAÇÃO: CAMINHO E SANTIDADE

A vontade de Deus é que todos sejam puros e santos. "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade" (1 Tss 4, 3.7).


A essência de Deus é a santidade, e todos podem se aproximar d'Ele na medida em que respondem ao Seu chamado. A iniciativa é sempre de Deus, que dá o desejo e a graça de se aproximar d'Ele. Santidade é a finalidade da obra salvífica de Jesus, é o caminho que todos são convidados a percorrer, seguindo o estilo de vida próprio de cada um.

A Igreja orienta que "todos os fiéis cristãos são convidados e obrigados a procurar a santidade e a perfeição do próprio estado".

Esta participação brota do batismo quando os fiéis são mergulhados na graça de Deus, morrendo para o pecado e ressurgindo com Cristo Jesus. Com o batismo, ele readquire a graça santificante, que o torna capaz de crer e amar a Deus através das virtudes teologais: fé, esperança e caridade, que constituem o alicerce da vida cristã.

"A vocação à santidade mergulha suas raízes no Batismo e volta a ser proposta pelos sacramentos, sobretudo a Eucaristia; revestidos de Jesus Cristo, impregnados por seu Espírito, os cristãos são 'santos' e por isso habilitados e empenhados em manifestar a santidade do seu ser.

Santo é aquele que busca fazer a vontade de Deus; é aquele que é separado do mundo, embora no mundo, para uma vida consagrada a Deus; "porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te escolheu para seres o seu povo, sua propriedade exclusiva, entre todas as outras nações da terra" (Dt 7, 6).

Este chamado, esta escolha de Deus leva o cristão a ter uma vida de vigilância com o objetivo de estar sempre em busca de Sua face, para uma transformação interior.

O grande amor de Deus é que gera todas essas coisas.

São João diz em sua Primeira Carta (4, 16): "Deus é Amor e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele". Esta permanência é decorrente da perseverança, quando frutifica a semente principal: o amor.

Alguns são os meios e caminhos para chegar a esse aperfeiçoamento.

A palavra da Igreja orienta que "cada fiel deve voluntariamente ouvir a palavra de Deus e com auxílio de Sua graça cumprir por obras Sua vontade, participar frequentemente dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia, e das sagradas ações, aplicar-se constantemente à oração, à abnegação de si mesmo, ao serviço fraterno atuante e ao exercício de todas as virtudes.

Pois a caridade como vínculo de perfeição e plenitude da lei (cf. CI 3,14; Rm 13,10), rege, informa e conduz ao fim todos os meios de santificação".

Portanto, a vida de oração constante é um meio eficaz pelo qual se caminha rumo à santidade.


19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

1 Comment


Eu procuro constantemente viver a Santidade.. Amém..

Like
bottom of page