top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

PERSEVERANÇA

Atualizado: 12 de fev. de 2019

A Palavra de Deus e o testemunho a Jesus Cristo (PERSEVERANÇA: Viver de acordo com ensinamentos de Jesus Cristo –Apo 1,2-3.


PALAVRA E TESTEMUNHO

Ser cristão, nesse mundo, é como ser um vigilante noturno.

O vigilante noturno é aquele que deve se esforçar para manter os olhos abertos enquanto os outros sonham. A tarefa é difícil. Muitas vezes, desgastante. No entanto, ele é o único que permanece acordado. É o único que, de fato, tem a capacidade de perceber a realidade das coisas.

Assim como o vigilante noturno luta para não se deixar entorpecer pelo sono, o cristão peleja para não se deixar adormecer pelas seduções mundanas.

Do mesmo modo que o guarda noturno anseia pela aurora para repousar, o cristão anela pelo encontro com o verdadeiro Sol, no qual encontrará o descanso de sua alma.

Da mesma maneira que o vigia corre o risco de perder o cargo se cochilar e, até mesmo, de perecer por algum motivo, o cristão corre o risco de perder a salvação da própria alma, se desviar-se de Cristo, mesmo que alguns passos.

Ou seja, é uma luta constante e cansativa. Esssa analogia é muito apropriada para descrever a vida cristã:“Para o cristão, este mundo é uma arena, não uma cadeira de balanço”.

Porém, como Santo Agostinho, nós, que cremos, dizemos a Jesus: Senhor, é duro te seguir, mas é impossível te deixar!” e, portanto, nos empenhamos para continuar de pé na batalha, para persistir com os olhos abertos, para prosseguir verdadeiramente vivos.

Mas, haveria alguma coisa capaz de nos ajudar a não desistir?


Haveria algum caminho para nos auxiliar a perseverar?


Há três práticas fundamentais para nos ajudar a sermos fiéis a Deus por toda a nossa existência neste desterro: a oração, a meditação e a intimidade com Jesus. As duas primeiras são meios para conseguir aquela última.

No entanto, é interessante observar que, quanto mais intimidade temos com Jesus, mais praticamos a oração e a meditação. É um abençoado ciclo que será capaz de nos fazer continuar firmes e alcançar o Céu, pois “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).

O discípulo que tinha mais proximidade com Jesus, João, o Evangelista, aquele que reclinou a cabeça no peito do Senhor, foi o único discípulo que teve forças suficientes para permanecer com Ele até a cruz.

É do próprio Jesus que vem a força para permanecemos com Ele nas dificuldades do Seu árduo caminho. Portanto, a busca da Sua Presença consoladora e amorosa deve ser constante.

Jesus nos disse “”Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).

Padre Pio, por sua vez, ensinava que “o melhor consolo é o que o vem da oração”.

Logo, é muito bom que procuremos o Senhor quando estamos cansados, fracos ou tristes.

Não obstante, é especialmente importante buscar a presença amorosa de Jesus como força motriz que nos impulsiona.

Quem realmente tem consciência de que é dependente de Deus nunca para de rezar, nem quando as coisas ficam aparentemente fáceis.

O que tinha aquele Jesus de Nazaré que fez com que tantos deixassem TUDO para segui-lo? O que tinha aquele Jesus de Nazaré para mudar a história do mundo? O que tinha aquele homem para que as pessoas estivessem dispostas a morrer por Ele?

Nós sabemos a resposta. Como os apóstolos, nós atendemos ao pedido de Jesus e renunciamos a nós mesmos para segui-lo.

Nós experimentamos o seu AMOR!

Nós O ouvimos pronunciar os nossos nomes!

Nós nos apaixonamos por Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo!

A recordação desse amor, por meio da oração e da meditação e, as várias experiências desse amor, por meio do aumento da intimidade com Cristo, nos levarão adiante, visto que não nos deixarão esquecer que viver ou morrer por Jesus vale a pena


Salmos 33:20-22

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar?

O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra.

Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.

Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.


Isaías 40:28-31

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.

Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor;portanto, nele porei a minha esperança.


Lamentações 3:19-24

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.


Romanos 5:1-5

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.


Romanos 8:31-34

Autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comentários


bottom of page