top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

PRISIONEIROS DAS EMOÇÕES

As estatísticas mostram o caos em que vivem muitas pessoas por causa de suas emoções. Milhares de pessoas são "prisioneiras de sentimentos" guardados com dor, mas vivenciadas intensamente quando surgem "tempestades" que "disparam o gatilho" fazendo vir à tona ocasionando emoções indesejadas.


Perdas, descriminação, ofensas, decepções, rejeições, abuso sexual, morte de pessoas queridas, ameaças, são fatores externos que marcaram a nossa vida e podem nos manter "prisioneiros".

"Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo. 10,10), se somos cristãos, por que não vivenciamos esta liberdade? Esses sentimentos são inimigos de nossa plena felicidade e liberdade. Abandono dos pais, solidão infantil, desvalorização na escola, entre outros, deixaram em nosso ser um vazio, ou quando não, uma anulação do potencial com que Deus nos fez e abençoou.

É necessário que as mais variadas formas de pastorais e movimentos, deem não de maneira exclusivista atenção para a condição humana dos fiéis. Nossas igrejas se enchem de gente vazias de Deus e sem sentido na vida. Sofrem pelas marcas do passado e se "refugiam" na religião, se fechando cada vez mais, ou muitas vezes se decepcionando com a própria religião e com Deus.

Em Mateus 5, 23, Jesus diz "Se estiver, portanto, para fazer tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do altar, e vai reconciliar com teu irmão", percebemos aqui que Jesus indicava também a necessidade de reconciliar, perdoar, acertar a vida interior com o outro, para depois vir oferecer a Deus qualquer tipo de oferta. Isso nos leva perceber a necessidade de lutarmos para sair desta “prisão” de sentimentos ruins guardados a tanto tempo, que ocasionam estragos, muitas vezes irremediáveis na vida: angustias, pensamentos mórbidos, ideias perturbadoras, insegurança, timidez, humor depressivo, fobias, entre outros.

Há quanto tempo você traz em si mesmo como lembranças dolorosas e por quantas vezes tentou fugir delas sem solução? Pois é, todos trazemos lembranças e imagens que desde o nascimento ficaram gravadas dentro de nós e anos depois em situações semelhantes acionaram o “gatilho” nos mais variados momentos da vida.

As prisões de pedra e grade determinam um temo de punição pela negação e contrariedade da lei, mas a prisão interior do homem, o faz, na maioria das vezes, vítima do poder, do medo infundado, da depressão, síndrome do pânico, irritabilidade, atitudes impulsivas não claramente explicadas e a incapacidade de mudar atitudes que causam estragos nas pessoas que amam.

As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa. As emoções e sentimentos mais fortes alteram as funções do corpo, doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração.

Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas (corpo) é ocasionada por problemas emocionais. Não foi em vão que Jesus ensina que devemos trazer a Ele nossos fardos, que devemos perdoar 70 x7. Que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e que não adianta oferecer-lhe ofertas externas, quando o coração (ser) está abarrotado de sentimentos de amargura, rancor, ressentimentos, raiva, mágoas, etc.

Uma vida constante de perdão aos que direta ou indiretamente marcaram nossa história, com certeza é o mais importante remédio para a cura definitiva e a "liberdade" que mais precisamos.

Oração de cura interior, amorização, perseverança nos sacramentos, são pistas que Deus deixou para indicar o melhor caminho para a liberdade.

O que você está fazendo de sua vida? O que você quer fazer de sua vida neste ano?

Buscamos tantos conhecimentos e projetos de realizações, mas não conhecemos a nós mesmos e nos sentimos inúteis quando não conseguimos gerenciar os sentimentos, e nos abatemos, nos aprisionamos, perdendo a alegria de viver, onde a posição social, o dinheiro e o prazer, perdem o sabor. Uma vida integra, justa, um coração que perdoa acima de todas as outras coisas, são degraus que levam a alcançar o topo da vitória. "Conhecereis a Verdade, e a Verdade os libertará".

O que te faz fechado ao Amor verdadeiro? Onde está o teu coração preso? Vale a pena sacrificar sua liberdade por isso?

Liberte-se, e seja feliz!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page