"Felizes os mansos porque receberão a terra em herança" (Mt. 5, 5)
A promessa de Deus não falha! Com esta alegria no coração, que as vezes sente temor pelo futuro, pedimos: "Coração manso e humilde de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao vosso".
Mas quem é manso? Manso é quem não se irrita diante do mal, nem se deixa arrastar pelas emoções violentas.
Quem sabe dominar e controlar as próprias reações, sobretudo a cólera e a ira. Mansidão não tem nada a ver com a fraqueza ou com o medo. Pelo contrário exige uma grande força de vontade, em que os sentimentos negativos, cedem lugar à atitude enérgica e calma do respeito aos outros.
Com a bem-aventurança da mansidão, Jesus propõe um novo tipo de provocação: oferecer a outra face, fazer o bem a quem nos faz o mal, dar o manto a quem pede a túnica.
Essas atitudes vencem o mal com o bem!
A todos os que vivem assim, Jesus faz uma grande promessa: "Receberão a terra em herança".
Na promessa da terra podemos entrever um outro local, uma outra pátria. Jesus vivia nela, o que chamava de "Reino de Deus".
Para saber como viver esta Palavra, basta ver como Jesus viveu. Ele que disse: "Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração" (Mt. 11, 29).
Na escola de Jesus a mansidão aparece como uma qualidade do amor.
Amor verdadeiro que o Espírito Santo infunde em nossos corações, através de alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio de si. (Gl.5,22).
É com esta certeza que iniciamos este novo ano, confiantes nas "promessas de Deus".
A vitória é de todos que sabem esperar com mansidão o cumprimento das promessas do Senhor Jesus.
Comments