Estamos vivendo tempos difíceis no que se refere a criação de filhos, pois os meios de comunicação jogam dentro dos nossos lares quantidade enorme de informação de cunho pornográfico e herético, o que exige dos pais um maior empenho na instrução religiosa dos seus filhos. Neste caso, o culto familiar surge como a arma mais eficaz entregue por Deus as famílias para combater estes males e fortalecer o lar.
1 - Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
2 - Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.
3 - A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 - Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
5 - O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 - E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.
I – A NECESSIDADE DO CULTO FAMILIAR
O Salmo 128 descreve muito bem o ambiente de um lar saudável. Podemos imaginar o homem temente (v. 1) com a sua esposa, cheia de bons frutos (v. 3), ambos sentados com seus filhos à mesa (v. 3). É um exemplo de uma família unida abençoada e feliz (v. 5,6). Seria isto possível em nossos dias? Sim, a Palavra de Deus não mente, o culto familiar pode nos proporcionar tal bênção, enquanto que a falta dele revelará um lar caótico e conturbado. Vejamos o porquê da necessidade do culto familiar em nossos lares:
1. Ajuda a prevenir contra heresias e distorções da verdade.
A Palavra de Deus é a única arma eficaz na proteção contra as setas do maligno e no combate às ervas daninhas. (Hb 4.12) O culto familiar nos oferece esta rica oportunidade de nos reunirmos, ler e explicar a Palavra de Deus para nossos filhos. Sentados à mesa ou em outro lugar, discutir assuntos diversos à luz das Escrituras, esclarecendo dúvidas, caso existam. (2 Tm 2.23-26)
2. Ajuda no fortalecimento do lar
A Palavra de Deus é o único alimento verdadeiramente sadio que podemos oferecer aos nossos filhos, sem o risco
de intoxicação ou envenenamento. (Mt 4.4) Infelizmente muitos lares não desfrutam desta bênção que é o culto familiar, preferem usar o tempo do Senhor em frente à TV, ou até mesmo conversando banalidades. Com isto o lar vai enfraquecendo e ruirá à menor investida do inimigo, quando ele nos apresentar as suas ofertas: Discórdia, imoralidade, drogas, delinquência, etc.
Já que nos preocupamos tanto com a alimentação para os nossos filhos, para que cresçam robustos, porque não nos preocuparmos em oferecer-lhes o alimento espiritual que lhes garantirá a vida eterna. O culto familiar é uma bênção para toda a família. É uma mesa farta na presença do Senhor.
II – A MOTIVAÇÃO BÍBLICA PARA O CULTO FAMILIAR
Temos registrado na Palavra de Deus, exemplos maravilhosos que resultaram do hábito da leitura da Palavra e da oração em família. O culto familiar é exatamente isto, reservar um tempo para reunir toda a família (esta não é uma obrigação só do pai ou só da mãe, é obrigação de ambos) para ler e explicar as Escrituras, discutindo assuntos que afetam nossos lares, apresentando estes problemas a Deus em oração e louvor. Lembrando também, que é um momento propício para confessar pecados, promover reconciliação entre os membros da família, fazer correções e entrosamento.
1. É uma forma de cumprir a vontade de Deus (Ef. 6.4)
Com a realização habitual do culto familiar, temos a oportunidade de disciplinar nossos filhos com a ajuda de Deus. O culto familiar (doméstico) é constituído basicamente de dois ou três hinos, leitura, explanação e meditação da Palavra de Deus, por fim a oração. Neste intervalo de tempo devemos ensinar nossos filhos e aprender com eles, pois devem ter oportunidade para se expressar. O texto diz: Criai-os na doutrina (do Senhor).
As vezes, problemas difíceis de serem tratados em outras ocasiões, no momento do culto é abordado com muita naturalidade. Pela Palavra divina podemos admoestar (advertir de falta, repreender, lembrar, avisar) nossos filhos, proporcionando uma vida espiritual vitoriosa para toda a família.
2. É uma forma de preparar nossos filho para servirem ao Senhor
2 Tm. 1.5, nos mostra uma fé não fingida transmitida de mãe para filho. Daí podemos afirmar que através do culto familiar, estaremos transmitindo aos nossos filhos a fé, o amor, a esperança, etc. Ao invés de nos reunirmos para "malhar" o ministério e aqueles que estão se esforçando para fazerem alguma coisa para o Senhor, que tal usarmos este tempo precioso para cultuar a Deus e deixar a luz de Cristo iluminar toda a nossa família?
Timóteo é um belíssimo exemplo do resultado positivo do culto familiar. Seu ministério e, principalmente a sua salvação, deve-se àquilo que aprendeu na infância: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus". (2 Tm 3.14,15)
Que responsabilidade pesa sobre os nossos ombros, preparar nossos filhos para a obra do Senhor e ajudá-los a entrar nos portais eternos.
III – SUGESTÃO PARA UM CULTO FAMILIAR
A melhor orientação quem pode dar é o Espírito Santo, por isto ore pedindo ao Senhor graça para estabelecer o culto no seu lar. No entanto, queremos dar algumas idéias para àqueles que pretendem fazer do culto familiar um hábito contínuo:
1. Todos os membros da família (crentes ou não) devem participar;
2. Realize o culto mesmo que alguns teimem em não participar. Aos poucos todos irão participar;
3. As crianças devem ser instigadas com autoridade (isto não significa violência) a participar. Não seja um pai sem autoridade;
4. Faça um culto agradável e dinâmico. Quinze minutos com objetividade é melhor que uma hora de falatório;
5. Comece com o louvor (dois ou três hinos/corinhos);
6. Faça a leitura bíblica. Pode ser um texto aleatório ou comece pelo livro de Gênesis e siga lendo a cada culto até ler toda a Bíblica. Todos devem ler pelo menos um versículo. As crianças que ainda não sabem ler devem repetir enquanto alguém lê para elas;
7. Se não houver alguém que explique as escrituras, faça uso de outros materiais como a revista da Escola Dominical, a revista do Discipulado, etc. Nestes casos as lições já vêem explicadas. É só ler uma porção e depois debater para que todos aprendam;
8. Ore apresentando as necessidades da família;
9. Faça do culto familiar uma norma de vida para o seu lar.
CONCLUSÃO
Temos um tesouro a nossa disposição. O culto familiar é a grande oportunidade de abençoarmos nosso lar. Se você acha que a sua família não vai bem, que seus filhos estão tomando direção contrária a de Deus, não precisa se desesperar e nem procurar esta ou aquela campanha de "libertação", "cura interior", "quebra de maldição". Comece, hoje mesmo, a cultuar a Deus dentro do seu lar. Consagre um tempo para Ele e estabeleça o culto familiar, depois é só desfrutar dos ricos benefícios.
1. Você já faz o culto familiar?
2. O seu lar é um lugar onde se pode cultuar a Deus?
3. Você pretende estabelecer no seu lar o culto familiar?
Comments