top of page

VER PARA CRER OU CRER PARA VER?

O que se sabe de São Tomé? Todas conhecemos pessoas como Tomé. Pessoas difíceis de ser convencidas, que duvidam com frequência e normalmente são negativas. Pessoas que não acreditam no que não podem ver.


É provável que todas nós tenhamos sido assim algum dia. Mesmo depois que os demais discípulos creram na ressurreição por terem visto Jesus pessoalmente, Tomé insistia na descrença. Não acreditou até que Jesus apareceu no lugar em que todos estavam reunidos atrás de uma porta fechada. Poderíamos pensar que isso fosse evidencia suficiente. Mas Tomé precisou tocar as mãos de Jesus traspassadas pelos pregos e seu lado, onde a lança o ferira.

Jesus disse a Tomé que ele cria por ter visto, mas os que criam sem ter visto seriam abençoados. Quem acreditar que Jesus morreu pôr nós e ressuscitou dentre os mortos está entre os bem-aventurados. Deus quer, porém, abençoar-nos de muitas maneiras que requerem fé. Tomé precisou de ajuda para crer.

Muitas vezes nós também precisamos. Como aquele pai que levou o filho a Jesus para ser curado, podemos clamar a Deus: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Mc 9, 24). Em tempos de dúvida, devemos ser sinceras com Deus.

Não queremos ser pessoas que não creem até que tenham visto.

São Tomé foi um grande apóstolo de Jesus Cristo. Um imenso homem, um coração bondoso, uma determinação de deixar todos de queixo caído, uma vontade de seguir Jesus em todos os momentos e circunstâncias, não tinha medo de pregar, não tinha medo de abandonar irmãos e família para seguir Jesus. Enfim, um homem extraordinário. Porém, ele tinha um defeito que todos conhecem bem, a falta de fé. Ele dizia, “eu preciso ver para crer”. M

as será que é realmente assim que devemos pensar e agir? Será que não existe uma maneira mais eficaz de pensar a respeito da vida, do futuro, dos sonhos, das perspectivas, etc.?

É claro que existe sim.

Basta inverter essa famosa frase de São Tomé. “Eu preciso crer para ver”. Vamos analisar bem essa frase. O que essa frase quer dizer? “Eu preciso crer para ver”, aqui existe o grande segredo de tudo nessa vida. Tudo na nossa vida começa em nível de pensamento.

Antes de fazer qualquer coisa, primeiro pensamos um pouco. Falar, andar, correr, tomar banho, comer, dormir. Para tudo, existem mecanismos no nosso cérebro que levam as atitudes que fazemos. É impressionante como a eficácia das nossas conquistas aumenta exponencialmente quando colocamos essa lógica na vida.

Um exemplo está no campo dos relacionamentos. Uma pessoa diz para si mesma. “Nunca vou conseguir ninguém na vida”, “As pessoas não são confiáveis”, “O mundo não presta”, “As pessoas são falsas”, nem é preciso dizer o que vai acontecer com uma pessoa que diz esse tipo de coisa não é mesmo?

Antes de uma pessoa dar certo com você, você tem que dar certo com você mesmo. Se você não dá certo consigo, como é que vai dar certo com outra pessoa? Simplesmente é IMPOSSÍVEL.

Mais uma vez está aqui o crer para ver. Primeiro você crê que vai encontrar uma pessoa para dividir sua vida e depois vai ver isso acontecer. Não é tão fácil assim, eu sei, é um processo, que depende único e exclusivamente de você. Primeiro você muda o seu mundo, para que em seguida o mundo mude com você. É exatamente assim que acontece a nossa vida.

Vamos tentar inverter a frase de São Tomé e começar a ver o resultado disso na nossa vida, para sermos felizes?

Comments


Fique por dentro de tudo!

Receba mais informações sobre datas de eventos, promoções, formações da Comunidade Anuncia-Me

© 2018 Henrique S. Filho. Criado com Wix.com e Cláudia Vila Nova

bottom of page