Ao enfrentar a ansiedade, sentimo-nos abatido. Tudo parece pesado, opressivo, incompreensível e incontrolável.
Essa é uma descrição precisa de como é viver sem um relacionamento com Deus.
Nós não somos todo-poderosos. Não somos oniscientes.
Sem Deus, nossa vida é assustadora e fora de controle, pois vivemos em um mundo no qual coisas ruins podem acontecer e acontecem.
Felizmente, Deus projetou a cura perfeita para a ansiedade.
Em Jesus Cristo, há um lugar seguro para onde trazer seus medos e preocupações.
Ele pagou pelos pecados que nos separava de Deus e tornou possível que “acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4,16).
Quando confiamos em Jesus para receber perdão, tornamo-nos um filho muito amado de Deus (Ef 5,1). O mundo ainda pode ser um lugar assustador, mas, quando reconhecemos Deus como seu Pai e Jesus como Salvador, podemos ter certeza de que, custe o que custar, seremos capazes de ir a Deus para obter consolo, ajuda e proteção, e ele nunca o abandonará.
Com frequência, quando o medo se transforma em ansiedade, nós chegamos à conclusão de que Deus ou não é bom o suficiente ou não é poderoso o bastante para impedir que algo que, em última instância, vai nos ferir aconteça.
Em muitas situações, quando nos vemos ansiosos, é porque decidimos que a única pessoa em quem podemos confiar para nos manter seguros somos nós mesmos.
Por fim, esses pensamentos idealizam Deus como alguém que está dissociado de nós e não trabalha para o nosso bem. Mas conhecer Jesus como Salvador impede que você se desligue de Deus em meio aos seus medos. A cruz prova que Deus é todo-amoroso. Jesus deu a vida por nós. A ressurreição mostra que Deus é Todo-poderoso — ele derrotou a morte. Então, quando se sentir ansioso e com medo, em vez de tentar lutar contra seus pensamentos temerosos sozinho, volte-se para Jesus. Você descobrirá que ele é completamente confiável.
Confie no Deus que cuida de você, Deus é nosso refúgio e fortaleza, salvando-nos de nossos inimigos, abrigando-nos debaixo de suas asas e nos ajudando a não temer, já que ele está conosco quando clamamos por ele. Hebreus 7,25 diz que Deus é capaz de salvar aqueles que se chegam a ele. Em Isaías 40,11, aprendemos que Deus cuida de nós como um pastor amoroso, recolhendo-nos em seus braços, levando-nos junto ao peito e nos guiando mansamente.
Mesmo no vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum, porque Deus está conosco (Sl. 23,4). Deus realmente se importa com seus filhos! A próxima vez que estiver com muito medo, em vez de tentar entender tudo ou tentar lidar com seus medos por conta própria, volte-se para o Deus que se importa com você e peça a ajuda dele.
Às vezes, não somente tememos que Deus não cuide de nós ou não tenha interesse no melhor para nós, como também temos medo de que Ele não seja grande e poderoso o bastante para intervir.
Quando você estiver amedrontado e preocupado, vá lá fora e olhe para as estrelas. Lembre-se de que o Deus que criou as estrelas e sabe o nome delas cuida de você.
A maior cura para a ansiedade é aprender a confiar nesse Deus, que é bom o bastante para se importar com seu medo mais complexo, e também grande o bastante para libertá-lo de qualquer mal que possa vir a machucá-lo. Isso não significa que nunca acontecerão coisas ruins a você.
No entanto, em Jesus Cristo, Deus cuidou do nosso maior e mais real perigo: a separação dele (Rm. 6,23), e Ele também redimiu nosso sofrimento. Mesmo quando luta com medo e ansiedade, lembre-se de que Deus está com você, é por você e que planeja usar seu sofrimento para ajudá-lo a experimentar o amor dele de uma forma ainda mais pessoal, enquanto te faz crescer para ser mais parecido com Cristo (Rm. 8,28-2)
Comments