A SALVAÇÃO EM JESUS
- Henrique Santos Filho
- 21 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
A salvação não é fruto de algo que o homem faz; não é resultado de boas obras e
nem o diploma de formatura que Deus dá àqueles que se portam bem. A salvação é
gratuita. É dom de Deus.

Neste mundo só existem dois grupos de pessoas: os salvos e os perdidos.
Na vida espiritual, não existe o terceiro grupo que é aquele formado por pessoas que ainda estão pensando se aceitarão ou não a Cristo.
Não precisamos fazer opção para nos colocar em terreno contrário.
Aquele que não der um passo em direção a Jesus, que não lhe abrir o coração e não O aceitar, de maneira natural, está colocando-se no terreno inimigo de Jesus.
Na vida espiritual não existe terreno neutro. Você é ou não é de Jesus.
No mundo dos negócios, você pode ter tempo para pensar.
No mundo político, você pode levar tempo para decidir a que partido vai se filiar.
No mundo sentimental, você pode pensar dois meses para "decidir com quem fica", mas na vida espiritual não há lugar para a indecisão.
Postergar, adiar, esperar, já é colocar-se no terreno contrário.
Ao longo da Bíblia encontramos muitos exemplos onde a participação humana é indispensável. Jesus ressuscitou Lázaro, mas Ele disse aos seres humanos em João 11,39 "...Tirai a pedra..."
Se os homens não retirassem a pedra, Jesus não ressuscitaria o cadáver.
Em outra ocasião, Jesus transformou a água em vinho. Ele disse aos homens: "...Enchei d'água as talhas..." (João 2,7)
Se os homens não enchessem as vasilhas, Jesus não transformaria a água em vinho.
O que Ele está querendo dizer hoje é: "Filho, não importa quem é você: nem como você vive; se você abrir o coração e me deixar entrar, Eu posso revolucionar a sua vida."
O Senhor Jesus não pode fazer nada contra a vontade do ser humano.
Só existem dois grupos. Aqueles que abrem o coração a Jesus e se comprometem com Ele; e os perdidos: aqueles que postergam ou rejeitam a Cristo.
O que é a graça na vida cristã?
Graça é uma coisa que você precisa, não tem direito a ela, mas Jesus lhe oferece gratuitamente. Graça é algo que você anseia, que você quer, não tem direito a ela mas Jesus lhe entrega gratuitamente.
Cristo voltasse neste momento, você estaria salvo? Estaria pronto para encontrar-se com Ele? Por favor, não olhe a sua conduta para me responder. Aí está o problema do ser humano.
Graça é querer desesperadamente uma coisa, não ter direito à ela, mas recebê-la gratuitamente da parte de Deus.
É assim que funciona a salvação. É pela graça e não por um direito que você tem.
Quando pensar em salvação, não olhe para sua conduta, olhe para a cruz do Calvário.
Alguém derramou Seu sangue, pagou o preço do seu pecado para você não viver atormentado, desesperado, angustiado. Para você não passar noites e noites de insônia, virando-se na cama de um lado para o outro.
A fé é o instrumento através do qual nos apoderamos da graça de Jesus.
A graça é como a água pura e cristalina que cai de uma cachoeira.
E a fé é como o copo que você usa para tirar essa água e beber.
Deus providenciou a salvação para todos nós. É mediante a fé que nos apoderamos da salvação em Cristo. E o que é fé? A fé envolve duas coisas.
Em primeiro lugar: crer e segundo lugar, confiar. Você tem que crer e confiar.
Nós vivemos num mundo tão racionalista e calculista que queremos analisar tudo sob a lente de um microscópio, antes de acreditar.
Quantas vezes andamos de avião?
Não conhecemos o piloto, não sabemos quem ele é; nunca o vimos.
Não sabemos se ele é um homem bom ou mau, mas acreditamos que ele nos levará aonde pretendemos ir. Até dormimos no avião. Exercitamos fé, mas quando Jesus pede para que creiamos nEle, aí queremos provas, queremos racionalizar.
Quantas vezes corremos à drogaria e compramos um comprimido para dor de cabeça. Nunca vimos o dono da farmácia e nem conhecemos o químico farmacêutico que dirigiu o trabalho da elaboração daquele comprimido.
Não sabemos se dentro dele há um pouco de cianureto, mas mesmo assim pegamos o comprimido e o engolimos. Por quê? Exercitamos fé, acreditamos, confiamos, mas quando se trata de salvação, aí queremos comprovação de tudo.
Se eu digo a você que um comprimido alivia a dor de cabeça, você acredita e o toma, mas se sua vida está em pedaços, sem direção e eu lhe digo que a única saída é Jesus, estaria você pronto a aceitá-Lo? Ou quer analisar melhor? Você acha que a salvação é simples demais, e acha que deveria ser mais complicada?
Talvez seja por isso que Jesus disse que se não nos tornarmos como crianças não entraremos no reino dos céus. As crianças sempre acreditam de modo natural.
Nós, por natureza, só gostamos de coisas erradas da vida.
A iniciativa humana é a fuga. É assim desde o jardim do Éden. Quando Deus chegou ao jardim, Adão e Eva se esconderam, fugiram, não quiseram saber mais nada com o Pai. Então, veio a pergunta divina: "Adão, onde estás"? E desde aquele dia Deus tem estado à procura do ser humano.
Você é a coisa mais linda que Ele tem. Ele não quer que você se perca, Ele o ama, quer resgatá-lo, quer transformá-lo, quer tirá-lo da confusão em que vive e fazer maravilhas em sua vida.
Ele tem o poder necessário para reestruturar suas emoções, para curar seu mundo interior, mas é você quem decide. A iniciativa da salvação é divina. Você só precisa responder positivamente ao chamado do Espírito Santo.
Muitas vezes, nós cristãos, erramos quando dizemos: "Se você se arrepender, Jesus o aceitará". Isso não é completamente verdade. Jesus aceita você mesmo sem estar arrependido. Você tem que ir a Ele no estado em que estiver, porque o arrependimento é um trabalho que Jesus faz em seu coração.
Comments