top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

APASCENTA MINHAS OVELHAS

Ao tomarmos posse dessa Palavra de Jesus em João 21, 15ss, perguntamos: qual é a obra primordial do pastor? O texto fala da dedicação de Pedro ao pastoreio. Ele como nós, aceitou o chamado de Jesus ao ministério. Estudou aproximadamente três anos e meio com Jesus.

Foto: https://editoraapartilha.com.br/wp-content/uploads/2017/04/cristopastor.jpg

Quase no fim do curso, aconteceu algo muno triste com ele: negou o seu Mestre por três vezes. Embora se arrependesse, Pedro se sentiu muito envergonhado e desanimado. Talvez tenha pensado consigo mesmo: "Cristo ainda me aceita como membro de Sua igreja, mas não me aceita mais como líder". Estava tão desanimado que decidiu ir pescar (Jo. 21,3). Decidiu voltar ao seu trabalho anterior. E naquela noite nada apanhou (v. 4). Note como o Bom Pastor se aproximou de Suas ovelha: "Filhos, tendes alguma coisa para comer?" Responderam-lhe: "Não" (v. 5).

Em seguida Jesus lhes proveu o alimento (v. 6 a 8). E quem fez o fogo e preparou o peixe? O Bom Pastor (v. 9,10). E terminados os preparativos, o Bom Pastor chamou as ovelhas: "Vinde." "E Jesus tomou o pão e deu-lhes e semelhantemente o peixe" (v. 12, 13).

Bom Pastor conhece as necessidades das ovelhas e trabalha para satisfaze-las! Depois de terem feito a refeição (v. 15) houve uma surpresa para Pedro: teve lugar sua ordenação ao ministério pastoral.

A dedicação de Pedro começou com um exame. E o exame consistiu de três perguntas: Primeira pergunta: Pedro, amas-me mais do que estes? (v.15) Segunda pergunta: Pedro, amas-me? (v.16) Terceira Pergunta: Pedro, amas me? (17).

É uma tragédia pensar que qualquer pessoa pode pastorear um rebanho! O amor é a principal qualidade do ministro. Se desejais ser um pastor, precisais amar a Jesus sobre todas as coisas.

A pergunta não é - Pedro, você conhece os mistérios profundos de Deus? - Pedro, você tem um diploma? - Pedro, você tem média para se formar?- Pedro, você vai me negar outra vez? Jesus examinou a Pedro apenas em um ponto: Pedro, você me ama? Se você me ama, então apascenta as minhas ovelhas. Se você me ama, então você pode ser um pastor.

A necessidade do rebanho não é tanto de grandes intelectos, mas de grandes corações. Corações cheios de amor, sinceridade, santidade.

O pastorear o rebanho é a mais importante função, mas não é a única. O nosso lema reflete a variedade de funções:

Evangelizar, ensinar, administrar: O nosso lema acrescenta ao pastorear, a obra de evangelizar e ensinar. Nosso lema deve dizer: "Fui constituído pastor, apóstolo e mestre" (II Tim 1,2). A combinação das três funções é o ideal, mas não nos esqueçamos do mais importante: apascentar o rebanho, Paulo conseguiu dosar estas funções.

Ele foi um teólogo admirável, um excelente executivo e organizador, um evangelista incansável, mas é como pastor que ele atinge o ideal.

Pastores eloquentes, organizadores minuciosos, executivos competentes, todos têm lugar na igreja de Deus, mas o rebanho cresce na graça e piedade sob o delicado toque do pastor. Hoje a ênfase está no excesso de organização e na tendência de descuidar do ensino da doutrinas e o cuidado pastoral.

Enfrentamos hoje um perigo. O perigo dos movimentos eclesiais tornarem-se uma instituição altamente organizada em vez de continuar sendo um rebanho. Enfrentamos hoje o perigo do ministro procurar o cargo em vez do serviço.

Enquanto os seus olhos estão fixos nos cargos administrativos, as ovelhas se extraviam.

E que estranha logica - quanto mais o ministro se afasta do povo para ocupar um cargo especial, maior é o seu êxito e o seu salário. Pastorear nunca é atração espetacular!

É uma obra humilde, é feita fora da vista, onde não há multidões nem aplausos, nem mídia. O lugar, a posição, o prestigio e o conforto pessoal não são considerados quando alguém é chamado a pastorear o rebanho. O conforto e o cuidado das ovelhas torna-se o fundo do verdadeiro pastor.

Pastorear é um trabalho arriscado, constante e curativo. E por isso que tantos se afastam dos compromissos. Contudo, este é o mais belo e importante trabalho que Jesus deu ao homem.

Hoje Jesus vos diz: Se me amais, apascenta as minhas ovelhas. Jesus disse três vezes: apascentai, apascentai, apascentai. Há rebanhos dispersos pelas montanhas e despedaçados pelas feras!

Pastores apascentando-se a si mesmos! Este é um quadro patético, mas tragicamente verdadeiro. O homens encontram-se sem lar, em meio a festa de máquinas e forças incontroladas, e milhões cogitam se vale a pena viver. Muitos, procurando aliviar a sua miséria, estão afundado na corrente da vida ante a música monótona, não sabendo para onde se dirigem e julgam que ninguém disso se importa.

Jesus então vem a vós e diz -"Não vedes esta pobre gente? São minhas ovelhas! Não desejais apascentá-las? Eu as comprei com o meu precioso sangue. Vede as marcas de resgate em minhas mãos, em meus pés, na minha cabeça e no meu lado.

Não desejais buscá-las? Eu comecei ajuntar os perdidos e agora estou preparando-lhes um lar. Não desejais ajudar-Me a buscá-los e convidá-los a voltar para o lar?"

Qual é a nossa resposta ao chamado do Mestre???



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page