Você já ouviu esta frase: "Tenho medo de evangelizar!" Por certo sim.
Por incrível que pareça ela sai da boca de muitos cristãos católicos, que sutilmente inventam "desculpas" para não anunciar a Palavra de Deus. Para a concretização do IDE de Jesus é necessário disposição e coragem.
É bom que aprendemos que coragem não é ausência do medo, mas a consciência que existe algo mais importante que o medo.
Coragem é resistência ao medo, domínio do medo e não ausência do medo.
Não podemos nos esquecer do que nos diz o Apóstolo Paulo: "Deus não nos deu um espirito de covardia" I Tim. 1.
Quando disse esta frase, Paulo estava lidando com o medo e a timidez que atingia um dos seus discípulos - Timóteo. O medo somente é ruim quando nos incapacita para desobedecer a Deus e fazer o bem. Na medida certa, chamamos o medo de: temor, respeito, prudência, reverencia e tantas coisas úteis para preservar nossa vida e produzir bons resultados, então o medo não é essencialmente mau.
Partindo do fato que muitos cristãos católicos tem medo de evangelizar e de que isto diminui a obra de evangelização que tão oportunamente a Igreja nos exorta a realizar, precisamos estudar com atenção que tipo de medo eu tenho e que ele pode ser resolvido.
Medo de ser rejeitado - e se eles não me ouvirem??? E se não me aceitarem???
O medo de ser rejeitado dominou Moisés, por isso ele não entendia o apelo de Deus para a libertação de milhares de pessoas. A necessidade de ser aceito por alguém é uma armadilha para muitos de nós!
Esse medo ocupa o nível de afetividade.
Medo de ser superado - E se eu não souber responder alguma pergunta que me façam??? E se eles forem mais inteligente que eu???
Esse sentimento é chamado de instinto de sobrevivência e tentativa de compensar nossas deficiências. Esse medo ocupa o nível mais primário da humanidade. Por isso Jeremias se recusava a ir e dizia: "Eu sou apenas uma criança" (Jeremias 1.).
Medo de ser frustrado - Mas e se eu for chamado para ser um missionário, do que vou viver???
Medo de não ter o suficiente para assegurar o próprio futuro e de seus dependentes tem tirado muitas pessoas dos projetos do Senhor. É preciso então, lembrar do que disse Jesus: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo" (Mt. 10, 28).
Jesus ensina acima que o medo existe, mas há algo maior que o medo, a disposição da FÉ, da audácia que se transforma em coragem para obter resultados no objetivo traçado.
Muitos de nós somos discípulos, mas poucos os missionários, é hora de mudar o jogo pela causa de Jesus, caminho, verdade e vida!
Comentarios