A Ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa fé.
E a primeira, a mais importante Verdade maior. Com a proclamação da Ressurreição de Jesus Cristo, os Apóstolos iniciavam seus sermões. Assim como com a morte de Cristo na Cruz foi realizada a purificação dos nossos pecados, também com a Sua Ressurreição nos foi dada a vida eterna.
É por isso que para as pessoas de fé a Ressurreição de Cristo é a fonte da alegria constante, incessante jubilo, alcançando seu cume na festa da Santa Páscoa Cristã. Provavelmente não existe uma única pessoa no mundo que não tenha ouvido falar a respeito da morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme narram os evangelistas, Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz na Sexta- feira, perto das 3 horas após o almoço, na véspera da páscoa hebraica.
Naquela mesma noite, José de Arimatéia, um homem rico e honrado, juntamente com Nicodemus tiraram o corpo de Cristo da Cruz, ungiram- No com substâncias aromáticas, envolveram com linho (Sudário), conforme as tradições judaicas e sepultaram numa gruta de pedra. Essa gruta foi cortada por José de Arimatéia para seu próprio sepultamento, mas por amor a Jesus cedeu-a.
A referida gruta encontra-se no jardim de José, perto de Golgotá, onde Cristo foi crucificado. José e Nicodemus eram membros de Sanedrion (a corte suprema judaica) e ao mesmo tempo eram discipulos secretos de Cristo. A entrada da gruta, onde eles sepultaram o corpo de Jesus, foi fechada com uma enorme pedra. O sepultamento foi feito rapidamente e não conforme as leis, pois nessa noite iniciava-se a celebração da páscoa hebraica.
A despeito da celebração no Sábado de manhã, os sacerdotes e escrivães foram até Pilatos e pediram sua autorização para colocar soldados romanos para guardarem o túmulo. Foi colocado um lacre na pedra que fechava a entrada do sepulcro. Tudo isto foi feito como precaução, pois eles se lembraram das predições de Jesus Cristo, que Ele ressuscitaria no terceiro dia de sua morte.
O mistério da Ressurreição, assim como o mistério da encarnação, são inconcebíveis. Como o sepultamento Cristo foi feito rapidamente, as esposas dos produtores de mirra combinaram que iriam ao túmulo no dia seguinte ao dos festejos da páscoa hebraica, ou seja, no Domingo, e terminariam a unção do corpo do Salvador com aromas e bálsamos, Quando a aurora começava a surgir, Maria Madalena, a outra Maria, Salomé e algumas outras mulheres honradas foram até o túmulo levando a mirra perfumada.
Pelo caminho, elas refletiam perplexas: "Quem irá retirar a pedra do túmulo?"-pois, conforme explica o Evangelho, a pedra era imensa. A primeira que se aproximou do sepulcro foi Maria Madalena.
Vendo sepultura vazia, ela correu para trás até aos discípulos Pedro desaparecimento do corpo do Mestre.
"Assim como com a morte de Cristo na Cruz foi realizada a purificação dos nosso pecados, também com a Sua Ressurreição nos foi dado a vida eterna".
Um pouco mais tarde chegaram ao túmulo outras portadoras de mirra. Elas viram um jovem vestido de branco sentado do lado direito do túmulo, o qual lhes disse: "Não se assustem, posto que sei que vocês procuram pelo Cristo crucificado. Ele Ressuscitou. Andem e digam aos discípulos Dele que eles O verão na Galileia.
Emocionadas com a noticia inesperada, elas apressaram-se para ir ter com os discípulos.
Depois disso Maria Madalena voltou ao local do sepultamento de Cristo e começou a chorar. Nesse momento ela viu na sepultura dois Anjos vestidos de branco, os quais estavam sentados - um à cabeceira, outro aos pés, de onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram-lhe: "Por que você está chorando?." Após ter respondido aos Anjos, Maria voltou-se e viu Jesus Cristo, mas não o reconheceu.
Pensando que se tratava de um jardineiro, ela perguntou: "Meu senhor, se você O retirou (Jesus Cristo) então diga onde O colocou e eu O pegarei." Então, o Senhor disse para ela: "Maria!" Ao ouvir a voz conhecida e tendo se voltado para Ele, ela reconheceu a Cristo e gritou: "Mestre" e jogou-se a Seus pés. Mas o Senhor não permitiu que ela O tocasse, mas ordenou que fosse ter com os discípulos e lhes contasse sobre o milagre da Ressurreição.
Esta é ainda hoje, a mais sublime noticia que todos cristãos devem anunciar com sua fé e vida: ELE VIVE.. EU VI O SENHOR!
コメント