top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

ESCOLA DE LIDERES - PESSOAS COMUNS COM ALVOS INCOMUNS

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto ousamos ou pedimos ou pensamos [infinitamente além de nossas mais ousadas orações, desejos, pensamentos, esperança ou sonhos, conforme o seu poder que opera em nós... Efésios 3.20.

Deus usa pessoas comuns que tenham alvos e visões incomuns.

É assim que eu sou: apenas uma pessoa comum, normal, mas tenho um alvo e uma visão.

Mas o fato de eu ser alguém comum não significa que aceito ser regular. Não gosto dessa palavra. Não quero nem pretendo ser regular. Não sirvo a um Deus regular, portanto sei que não devo me contentar em ser apenas regular. E você também não deve. Regular significa "nem bom, nem mau; razoável, suficiente".

Não é algo mau, mas também não é excelente. Significa que apenas "dá para o gasto", e não creio que seja isso o que Deus quer que sejamos.

Creio que qualquer pessoa comum pode ser poderosamente usada por Deus. Eu sei que se crermos que Deus pode nos usar e, se formos ousados para termos alvo e visão incomuns, poderemos fazer coisas grandes e extraordinárias, que surpreenderão até a nós mesmos. E quando falo em incomum, refiro-me a algo que não faz sentido à mente humana. Temos de crer que Deus pode realizar tais coisas por nosso intermédio.

Em Efésios 3.20, lemos que Deus é capaz de fazer infinitamente mais e além do que jamais ousaríamos desejar, pedir ou pensar, segundo o Seu grande poder que opera em nós. Deus faz tudo isso conforme o Seu poder por nosso intermédio, e justamente por ser por nosso intermédio é que precisamos cooperar com Ele, fazendo a nossa parte. Isso significa que precisamos ser ousados em

nossa fé e em nossas orações.

Muitos não crêem o suficiente. Precisamos que a nossa fé cresça e alcance âmbitos novos e mais abrangentes. Temos de nos tornar pessoas incomuns com alvos incomuns.


DEUS ESCOLHEU VOCÊ POR INICIATIVA PRÓPRIA

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu (selecionou propositalmente) as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu (selecionou propositalmente) as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; afim de que ninguém [tenha a presunção de se gabar e nem se] vanglorie na presença de Deus. 1 Coríntios 1,26-29.

Paulo fala francamente quem e o que Deus escolhe e por que. Diz que Ele escolhe aquilo que para o mundo é tolice para envergonhar os sábios e aquilo que o mundo chama de fraqueza para envergonhar os fortes.

A tradução dessa passagem é muito boa. No versículo 30 ela diz que Deus escolheu cada um de nós por iniciativa dEle. Não foi por acaso. Não fomos arrastados à força até Ele porque Ele não tinha outra opção a não usar de você num ministério por não ter achado mais ninguém para fazê-lo.

Quando Deus idealizou a MISSÃO ANUNCIA-ME, procurou alguém que reunisse em si o maior número de possível "ingredientes" variados: alguém que O amasse e tivesse o coração voltado para Ele; que trabalhasse duro; que fosse determinado e diligente; que fosse disciplinado e tentasse usar um mínimo de bom senso; alguém que não desistisse facilmente.

Veja meu chamado como fundador desta Obra - A única coisa que realmente faço bem é falar. Tenho uma boca e a uso. No Corpo de Cristo, sou a boca.

Mesmo assim, minha voz é um pouco incomum. Quem poderia imaginar que Deus a pegaria e a faria ser ouvida em todo lugar?

Nem sempre falo tudo corretamente. Nem sempre pronuncio as palavras perfeitamente ou uso a expressão mais adequada. Fico maravilhado de que não preciso ser refinado e primoroso segundo o padrão do mundo para ser usados por Deus.

As pessoas olham o exterior, mas Deus olha o coração.

O que é maravilhoso é o fato de que seja o que ou quem for que Deus decida ungir, cumprirá com eficácia o propósito dEle em Sua obra.

As pessoas me ouvem porque sou ungida. É por causa da unção que elas vêm. Se Deus quiser,

A unção nos é dada não por causa da nossa aparência, da nossa instrução, das nossas posses ou até mesmo dos nossos talentos, e sim pela atitude que há em nosso coração; pela nossa disposição de preencher os requisitos necessários para sermos usados por Deus.

Vejamos agora quais são os requisitos que Deus quer que preenchamos para sermos escolhidos por Ele.


QUE TIPO DE PESSOA DEUS USA?


1. Deus usa pessoas que são fiéis nas pequenas coisas.

Muitos não querem fazer coisas pequenas. Já querem começar pelas grandes.

A Bíblia diz que Deus escolhe aquilo que o mundo dispensa, aquilo que o mundo despreza, aquilo que o mundo vê como insignificante, sem valor ou inútil. Ele pega as coisas que o mundo considera alguma coisa e as reduz a nada. Mas as coisas que começam como nada Ele eleva e faz com que se tornem algo significativo.

Por isso, se achamos que somos algo, temos de ter cuidado, pois, como já vimos, a Bíblia diz que o Senhor exalta mas também humilha. Ela também diz que a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Angular.

A questão é: se nos mantivermos fiéis ao que Deus nos pede para fazer, cedo ou tarde Ele nos recompensará pelas coisas difíceis por que passamos para sermos obedientes a Ele. Na verdade, creio que Deus nos recompensará em dobro por isso.


2. Deus usa as pessoas que lhe rendem toda a glória.

No versículo 29 de 1 Coríntios 1, lemos por que Deus escolhe as coisas e as pessoas que escolhe: para que nenhum ser humano possa se vangloriar em Sua presença.

Deus tem suas formas de nos lembrar que não somos nenhuma celebridade. Aliás, a celebridade só é célebre longe de casa.

Quando volta para casa, deixa de ser uma celebridade, pois todos ali a conhecem.

Quem nos conhece melhor sabe que não somos figurões. Somente aqueles que não nos conhecem nos vêem assim.


3. Deus usa as pessoas que querem Lhe dar fruto Deus usa as pessoas que sabem que se quiserem dar frutos para Deus, precisam ser podadas.

Se quisermos ser líderes no Reino de Deus, então precisamos estar dispostos a permitir que Ele nos trate, e isso nem sempre é agradável para nós. Na verdade, pode ser doloroso.

Podemos até não gostar disso, mas precisamos confiar em Deus. Nenhum de nós nasce pronto para ser usado.

Precisamos ser aperfeiçoados primeiro. Às vezes compramos produtos que vêm "prontos para uso" porque não queremos ter o trabalho de prepará-los. Mas não existem líderes que vêm "prontos para uso".

Não existam líderes natos. Eles precisam ser desenvolvidos. Há, provavelmente, milhares de pessoas que têm talento para liderança, mas não permitem que Deus faça o que precisa fazer para prepará-las para posições de liderança. Não querem passar pelos processos que incluem ficar na roda do Oleiro e no forno do Purificador.

Querem que tudo aconteça agora.

Somos impacientes. Somos como crianças numa viagem de carro com os pais.

Começamos a perguntar logo que saímos dos limites da cidade: "Já estamos chegando?".

E o que costumamos responder-lhes? "Calma; só vamos chegar quando chegarmos".

Talvez esta seja uma palavra a seu tempo" para todos nós hoje.

Chegaremos lá se não desistirmos de Deus. Ele sabe a hora certa. E isso que nos diz Gálatas 6,9: E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

No fim, se nos mantivermos fiéis a Deus, chegaremos aonde Deus quer que estejamos.

4- Deus usa pessoas que estão dispostas a terminar o que começam.

Muitas pessoas são ótimas para começar algo, mas costumam não termina-lo.

A razão é simples: as emoções nos impulsionam a começar.

Elas sempre nos influenciam ao começarmos algo novo. Por exemplo, recebemos uma palavra de Deus ou alguém profetiza sobre nós, e o entusiasmo nos coloca em ação. Mas a questão é: por quanto tempo continuaremos em ação quando as emoções acabarem?

O início de coisas novas é sempre muito animador.

Mas os que vencem uma corrida não são os que começam animados; são aqueles que se mantêm constantes e cruzam a linha de chegada quando ninguém mais está animado com a corrida; quando ninguém mais está torcendo; quando perdem o "pique" emocional; quando não têm mais vontade de prosseguir; quando parece que nunca chegarão ao final; quando tudo o que lhes resta é uma palavra de Deus que os moveu a começarem a corrida.

E aí que eles que conseguem se distinguir daqueles que passam a vida inteira falando sobre a corrida, mas jamais entram nela. Precisamos aprender a fazer a jornada, e não somente falar da jornada.


5. Deus usa aqueles que se mantêm no caminho estreito.

Os versículos 13 e 14 de Mateus 7 são os favoritos.

Neles, Jesus fala sobre o reino do céu: Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Ele está dizendo que é fácil sucumbir à tentação, cair em pecado, ser destruído.

É fácil seguir o curso deste mundo e descer a correnteza junto com todas as pessoas.

Uma coisa é certa: ninguém se sente sozinho no caminho largo. Sempre haverá muita companhia, pois muitos vão na mesma direção.

Atualmente o mundo está cheio de pessoas que transigem com o pecado; pessoas que estão dispostas abrir mão de todos os valores para viver o status quo, ser medíocres, e simplesmente "ir levando".

É muito cômodo relaxar e "deixar o barco correr". Mas aqueles que passam pela porta estreita terão de lutar contra a pressão. Satanás não vai facilitar as coisas para quem decide se empenhar para viver uma vida justa; para aqueles que procuram falar adequadamente, agir corretamente, pensar corretamente e usar seu dinheiro com sabedoria; aqueles que param de viver uma vida egoísta e egocêntrica, que decidem ser firmes e ousados por Deus.

O diabo tentará impedi-los de viver dessa forma. Seu propósito, claro, é nos pressionar para que fiquemos tão deprimidos e desanimados que tenhamos vontade de desistir de tudo.

Por isso é que precisamos aprender a resistir ao diabo e nos firmar nas coisas de Deus.

Resistimos a ele submetendo-nos a Deus e mantendo-nos no caminho estreito.

Uma das formas que Satanás usa para nos deprimir e nos desanimar é fazendo com que pensemos que somente nós é que passamos por tribulações e provações. Na verdade, conheço poucas pessoas que não estejam passando por dificuldades.

A Palavra de Deus não nos diz que não passaremos pelo fogo ardente.

Porém ela promete que nunca estaremos sós ao passaremos por ele. E promete, ainda, que quando passarmos, não ficará em nós nem cheiro de fumaça.

Deus usa as pessoas que permanecem no caminho estreito e, algumas vezes, só haverá duas pessoas nesse caminho: você e o Senhor. Mas siga em frente; não faça o que o mundo faz.


6. Deus usa pessoas que fazem escolhas sábias.

De capa a capa a Bíblia fala da sabedoria e do poder que provém dela.

Precisamos ler Provérbios com mais frequência e levá-lo mais a sério, porque ele enfatiza a sabedoria, e sem sabedoria nunca vamos nos sair bem em nada.

Muitas pessoas possuem dons mas, não têm sabedoria.

Outras têm sabedoria mas não a usam.

Há também muitos que possuem dons, mas não têm caráter, porque não querem crescer e permitir que Deus faça coisas que precisam ser feitas na vida delas.

Precisamos de sabedoria para tratar com as pessoas e com nós mesmos.

Precisamos de sabedoria nos relacionamentos. Tantas pessoas se magoam porque abrem seu coração a um amigo e ele as trai. Então ficam furiosas com o amigo. Mas se não tivessem contado nada, poderiam ter evitado essa situação. Elas precisam usar a sabedoria.

Se não quer que seus amigos te magoem e te traiam, aprenda a se calar. Pare de dizer a eles tudo o que faz ou quer. Esse é um princípio simples de sabedoria.

A falta de sabedoria é um dos fatores que faz com que muitas pessoas não consigam atingir seus alvos. Simplesmente não usam nenhuma sabedoria.

Se quisermos ser líderes e ter outras pessoas trabalhando para nós, precisamos de sabedoria para saber lidar com as pessoas. Descobri que as pessoas não irão querer trabalhar para nós se não as tratarmos corretamente.

A maioria das pessoas atualmente está desesperada por um emprego. Então, preciso usar a sabedoria no modo como trato os meus funcionários. Creio que se os tratar bem, irão desejar continuar trabalhando comigo. Se eles tem em nós seus amigos, não irão procurar outro emprego.

É sábio ser bom com as pessoas que não queremos perder.

Em Deuteronômio 30.19, Moisés disse aos israelitas: Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição, escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Por meio dessa Palavra, o Senhor está nos dizendo: "Eu coloco diante de você dois caminhos: o largo e o estreito. E estou até dando uma 'dica' sobre qual deles escolher". E como uma pergunta de múltipla escolha, e Deus está nos dando a resposta:

"Coloco diante de ti: a) Vida b) Morte. Resposta certa: Vida!"

Todos certamente conseguimos entender isso. Deus quer que façamos a escolha certa porque ela não só nos afeta, como também a todos ao nosso redor, inclusive mesmo nossas famílias.

Ele deixa claro que devemos escolher a vida para que nós e nossa descendência possamos viver. Nossa descendência aprende aquilo que fazemos.

Se formos avarentos, eles serão avarentos. Se formos críticos, eles serão críticos. Se formos pessimistas, eles serão pessimistas. Nossas ações e escolhas ensinam muito mais do que nossas palavras.

7. Deus usa as pessoas que são bons exemplos para os outros.

Uma coisa que devemos perceber é que alguns são bons administradores, mas não conseguem liderar. Os bons administradores tomam boas decisões porque operam com métodos já testados. Em outras palavras, eles "seguem o manual de instruções".

Mas os bons líderes não só seguem o manual; eles lideram servindo de exemplo aos outros.

Deus quer bons lideres, que, pelo exemplo pessoal, possam liderar e guiar outros no caminho da justiça. Em I Coríntios 11,1, o apóstolo Paulo escreveu: Sejam meus imitadores [sigam meu exemplo] assim como eu sou de Cristo (o Messias).

Que afirmação ousada e maravilhosa!

O que exatamente Paulo está dizendo nesse versículo? Ele está dizendo a mesma coisa que disse em I Coríntios 4,16: Admoesto-vos, portanto, a que se/ais meus imitadores. Isto é, ele está dizendo aos crentes em Corinto: "Observem minha vida, e eu lhes mostrarei como Jesus quer que vocês vivam".

É isso o que Deus quer que façamos: que sejamos confiantes e saibamos que estamos fazendo tudo com base em nossa vontade de obedecer a Ele, de tal forma que não tenhamos de esconder nada de ninguém. Ele quer que nós tenhamos a confiança de que qualquer pessoa que se espelhe em nós venha a ser como Jesus, tanto nas atitudes quanto na conduta. Veja Romanos 5,19:

Porque, como, pela desobediência (deixando de dar ouvidos e sendo negligente) de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos (tornando-se aceitáveis a Deus, justificados diante dEle)..

Esse versículo diz que um único ser humano pode afetar o mundo inteiro.

Se é assim, então certamente podemos influenciar o bairro onde moramos, o lugar onde trabalhamos, o círculo de amigos que frequentamos — se fizermos as escolhas corretas.

Adão fez uma escolha errada e afetou milhões de pessoas que vieram depois dele.

Jesus fez a escolha certa e afetou muitos milhões a mais que O seguiram.

Ele veio, reorganizou tudo o que estava caótico e resolveu toda a situação.

Tudo estava seguindo um curso negativo, mas Ele entrou em cena e nos disse: "Vou lhes ensinar um novo caminho para viver".

Se seguirmos o plano de Deus, nossa vida será abençoada; se não o seguirmos, ficará um caos. Isso deveria ser óbvio para todos. A Bíblia diz isso várias vezes.

No Salmo 118,6, o salmista diz: Então não terei de que me envergonha [porque receberei a herança que Tu prometeste], quando considerarem todos os teus mandamentos.

Em outras palavras: "Se eu tão-somente ler o Teu Livro e fizer o que Ele diz, tudo em minha vida cooperará para o melhor". Por que temos de reescrever isso acrescentando nossas próprias anotações, esperando que, de algum modo, Deus siga nossos planos ao invés de nós seguirmos os dEle? Quando iremos aprender que a mente de Deus é infinitamente superior à nossa, e que por isso devemos ouvi-Lo somente?

A palavra de Deus é como fronteiras para nossa vida.

É como se Deus estivesse nos dizendo: "Enquanto vocês permanecerem dentro dessas fronteiras, tudo irá bem. O inimigo não será capaz de lhe atingi-los. Vou abençoá-los e cuidar de vocês. Teremos um bom relacionamento e boa comunhão juntos. Vocês serão prósperos, alegres e tranquilos. Não haverá condenação, porque seus pecados serão perdoados e estaremos constantemente conversando entre nós. Mas fora desses limites estão todos os tipos de inimigos perversos, violentos, terríveis e agressivos, prontos para destruí-los".

Se Deus nos diz isso e, ainda assim, escolhemos ultrapassar as fronteiras, de quem é a culpa?

Foi isso que os israelitas fizeram várias vezes. Quando o rei e o povo serviam a Deus, toda a nação era abençoada. Logo, as bençãos eram tantas que o rei achava que era por causa dele. Cedo ou tarde, eles viravam as costas a Deus e começavam a servir outros deuses. Quando isso acontecia, todo tipo de coisas más recaía sobre eles, e então se davam conta: "Ah, nós pecamos".

Se queremos ser abençoados e usados por Deus, devemos permanecer no caminho estreito.

O estilo de vida obediente de uma pessoa comum pode influenciar muitas outras pessoas comuns e encorajá-las a fazer coisas incomuns.

Precisamos ter influência sobre os outros. Precisamos ensiná-los que podem fazer uma diferença positiva no mundo; que têm um destino preparado por Deus para cumprir.


DE VOLTA AOS TRILHOS

Pois somos feitura dele [próprio], criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus

de antemão preparou (planejou de antemão) para que andássemos nelas [vivendo uma vida boa,

que ele planejou de antemão]. Efésios 2,10. Somos obra das próprias mãos de Deus. Ele nos criou com Suas próprias mãos. Mas atrapalhamos tudo e precisamos ser recriados em Cristo Jesus.

Tivemos de nascer de novo para que pudéssemos continuar a fazer as boas obras que Deus havia planejado e predestinado para nós antes de Satanás ter tentado nos destruir.

Não é porque tivemos problemas na nossa vida ou porque cometemos erros que o plano de Deus mudou. Ele continua como sempre foi. Tudo o que temos de fazer é voltar a nos enquadrar nele.

SEJA ÚTIL

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo [apresentando todos os membros e faculdades] por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,

que é o vosso culto racional (inteligente). Romanos 12.1.


Você sabe o que significa ser consagrado a Deus? Significa ser separado para Seu uso exclusivo.

.Temos a marca o Espírito Santo sobre nós. Não devemos agir como se pudéssemos comandar Deus, dizendoLheo que queremos e como Ele deve proceder para nos atender.

Não devemos começar o dia dando a Deus nossa longa lista do que queremos, do que é necessário para que sejamos felizes naquele dia.

Se quisermos sair do estado de Egito lpara a Terra Prometida, temos de ser consagrados, dedicados e disciplinados. Nosso problema é que, muito frequentemente, pensamos sobre o que não podemos fazer, e não sobre o que podemos.

E seja o que for que Deus exija de nós, nós podemos fazer. O que Ele requer de nós é simplesmente que sejamos úteis, e todos podemos fazer isso. Talvez não sejamos capazes de fazer tudo, mas podemos terminar o que começamos. Podemos permanecer no caminho estreito.

Podemos ser comprometidos e disciplinados. Podemos trabalhar duro, andar em sabedoria e nos empenhar para que nossas palavras e pensamentos sejam agradáveis a Deus enquanto confiamos nEle para que seus bons planos em nossa vida se realizem.


DEUS TEM PLANOS BONS PARA VOCÊ

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29,11.

O mais importante não é como começamos, mas como terminamos.

Algumas pessoas começam num impulso, mas nunca terminam.

Outras começam vagarosamente, mas terminam com eficácia.

Isso também se aplica às pessoas que trabalham em um escritório. Algumas chegam, e depois das primeiras três semanas achamos que elas conseguiriam administrar o escritório por conta própria. Antes de nos darmos conta, ficamos impressionados com tais pessoas. Damos-lhes cargos de autoridade antes de as conhecermos melhor. Porém, em todas as ocasiões em que agimos assim, o tiro saiu pela culatra. Pouco tempo depois, elas já estavam prontas para ir para outro lugar.

Eram pessoas que não podiam ser controladas. Não se submetiam à autoridade. Tinham dons e talentos, mas não possuíam o tipo correto de coração e de espírito.

Por outro lado, algumas pessoas eram tão lentas no início que não tínhamos certeza quanto à

permanência delas, pois o seu ritmo de aprendizado era lento demais. Pareciam não entender nada. Mas Deus nos diz: "Dêem mais tempo a elas".

Segundo Provérbios 24,16, Sete vezes cairá o justo e se levantará... Deus tem um plano para cada um de nós. É o "destino" que ele determinou para nós.

Mas, como já disse, essa é uma possibilidade, não uma certeza. Até mesmo quando alguém profetiza coisas maravilhosas no nome do Senhor, o que está sendo profetizado é o coração, a vontade e o desejo de Deus para nós. Isso não significa que irá certamente acontecer como foi profetizado porque, se não cooperarmos com Deus e decidirmos ir na direção oposta à que Ele determinou para nós, nada vai acontecer.

Deus tem um plano para nossa vida, mas temos de cumprir a nossa parte na realização desse plano. Deus não pode fazer nada em nossa vida sem nossa cooperação.

Nossa tarefa prioritária é cooperar com Deus, todos os dias de nossa vida, para desenvolvermos nosso potencial. Todo dia devemos aprender algo. Todo dia devemos crescer. Todo dia devemos descobrir algo. Todo dia devemos caminhar um pouco mais longe do que caminhamos no dia anterior.

Uma das coisas que devemos compreender é que não há outra pessoa na face da Terra que se interesse em desenvolver nosso potencial por nós. É verdade que todos queremos ajudar os outros a alcançar seu potencial, principalmente se forem nossos filhos e netos. Mas, na verdade nenhum de nós pode fazer isso pelo DEUS TEM outro, e ninguém pode fazer isso por nós. Cada um de nós deve fazê- lo sozinho. Devemos descobrir nossos dons e talentos dados por Deus, o que

somos capazes de fazer, e, assim, trabalhar para desenvolver esses talentos, esses dons e essa capa. cidade ao máximo possível.

Deus tem um plano para cada um de nós. É um bom plano, um plano incomum, um grande plano, e não um plano regular, um plano medíocre.


NADANDO CONTRA A CORRENTE

"Conheça seus limites, depois ignore-os". Sabemos o que não podemos fazer. Mas também sabemos o que podemos . Concentre-se no que você pode fazer, e não no que não pode.

Muitos se concentram no que não podem fazer ou em tudo o que fazem de errado, e nunca no que fazem certo. Ficam tão presos a seus erros que perdem de vista o fato de que servem a um grande Deus.

Hebreus 12,2 diz: Tendo os olhos fitos em Jesus [ignorando tudo que pode nos distrair]... O problema é que às vezes nossa própria incapacidade nos distrai.

Mas precisamos parar de olhar para elas e olhar para Jesus. Se você for fazer apenas uma coisa na vida, decida que irá fazê-la muito bem. Decida ser o melhor naquilo que vai fazer.

Uma das razões para as pessoas não fazerem nada é que elas ficam arrumando desculpas: "Não consigo. É difícil demais. Não tenho ninguém para me ajudar. Não tenho dinheiro". Madre Teresa foi para a índia levando alguns centavos e Deus, e se saiu muito bem.

Você já ouviu a expressão status quo? É uma expressão em latim que indica uma condição existente. Em outras palavras, significa a confusão em que estamos. Então, quando dizemos "E o status quo", estamos na verdade falando: "É a confusão".

Faça o que as pessoas geralmente dizem que não pode ser feito".

Nunca aceite o conselho dos seus medos"; e "Não fique parado assistindo passivamente ao que acontece. Corra atrás do que você quer".

O mundo é cheio de pessoas com vontade mas sem firmeza.

A vontade, sozinha, não vai fazer nada funcionar. Faça uma lista. O que você anda fazendo com o seu tempo, energia, talentos, habilidades; enfim, com a sua vida? Você está seguindo todo mundo no caminho largo?

Ouse nadar contra a corrente!

Não fique flutuando correnteza abaixo só porque todos estão fazendo isso.

Dê meia-volta no seu barco e comece a remar correnteza acima. Não há gasto de energia para descer a correnteza, mas há um bom gasto de energia e determinação para remar correnteza acima, contra a corrente, principalmente quando todos estão indo na direção oposta!


DESPERTE E TENHA UMA VISÃO!

Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará

(como a alvorada que se torna manha ensolarada). Portanto, vede prudentemente como andais,

não como néscios, e sim como sábios (pessoas sensatas e inteligentes), remindo

[usando em toda oportunidade] o tempo, porque os dias são maus.

Por esta razão, não vos torneis insensatos mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios 5,14-17.

Sabe qual a vontade de Deus para você?

Você tem uma visão?

Você sabe o que fará de sua vida? Pois deveria.

Obviamente, quando os jovens estão começando a vida, talvez não saibam com certeza o que o futuro trará, e não há problema nisso. Basta começarem a fazer algo, e dentro de algum tempo saberão com clareza o que devem fazer na vida.

Mas, se você tem 30, 40 ou 50 anos, a essa altura você já deve ter consciência quanto ao que deve fazer. Isso não é uma observação negativa; é um fato.

Há pessoas de mais idade que não sabem ainda o que querem "ser quando crescer"!


SAIBA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO E POR QUÊ!

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.

Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposta pela luz torna-se visível, pois a luz torna visível todas as coisas. Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos,

mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5,8-17.

Precisamos ser pessoas com propósitos. Precisamos saber por que fazemos o que estamos fazendo. Precisamos ter certeza de que não perderemos de vista nosso alvo. Talvez tivéssemos um alvo há dez anos, mas ainda continuamos indo com a maré. Talvez estivéssemos fazendo algo ungido, mas não há mais aquela unção.

Se o cavalo já está morto, não insista em ficar montado nele.

Vamos ver essa estória - No parque do Palácio de Inverno de Saint Petersburg havia um belo gramado no qual havia um banco e, perto dele, dois guardas. A cada três horas, faziam a troca da guarda. Ninguém sabia por quê. Um dia, um jovem tenente se tornou responsável pelo Palácio da Guarda. Ele começou a refletir e a fazer perguntas. No final, descobriu um velhinho, o historiador do Palácio. "Sim", disse o velho, "eu me lembro. Durante o reinado de Pedro, o Grande, 200 anos atrás, o banco foi pintado. O czar ficou com receio de que as senhoras se sentassem e sujassem de tinta o vestido. Então ordenou que um guarda vigiasse o banco. Mas o tempo passou e a ordem nunca foi revogada. Então, em 1908, todos os guardas do Palácio andavam em dupla, com medo da revolução. Por isso até hoje o banco tem esses dois guardas."

Ocasionalmente é sábio se perguntar: "Por que estou fazendo isso?"

Precisamos dar uma repassada em nossas prioridades.

Precisamos repensar o trabalho do nosso departamento. Precisamos avaliar todos os relatórios que geramos (se é que o fazemos) para ter certeza de que alguém ainda os lê e precisa deles.

Talvez você esteja desperdiçando tempo e gastando energia com algo que ficou obsoleto, desnecessário.


8- Deus usa as pessoas que se recusam a desistir.

É muito fácil desistir do que se faz, mas devemos perseverar, ir em frente.

A vida sem esforço nunca é eficaz. Todos acham que quanto mais coisas fizerem sem esforço, melhor a vida fica, mas isso é ilusão.

Uma coisa errada, até mesmo em relação à saúde, é o fato de que não temos muito que fazer a não ser passar a vida apertando botões: para subir no elevador, aperte o botão para ir ao próximo

andar; para lavar a louça suja, ponha-a na máquina, aperte um botão e ela será lavada; para lavar as roupas, aperte um botão e elas ficarão limpas; jogue-as em outra máquina, aperte um botão e elas se secam — e se forem tiradas rapidamente, nem mesmo ficam amassadas e não precisam ser passadas.

Ainda assim reclamamos e murmuramos, porque temos de colocar e tirar as coisas das máquinas!

Falando em vida sem esforço e seus efeitos, reflita sobre esta história: "Muitas abelhas foram levadas num vôo espacial para ver como reagiriam à experiência da vida sem gravidade. No espaço sem gravidade, elas puderam voar sem esforço algum. O relatório da experiência foi resumido nestas palavras: Elas gostaram da viagem, mas morreram"

Poderíamos achar que tudo deveria ser fácil, que aproveitaríamos a vida sem esforço, mas isso nos mataria. Fomos criados para fazer esforço. Não importa se sabemos ou não, mas fomos criados para o trabalho, para o envolvimento, para a participação e para o esforço. Não devemos lutar contra tudo, mas não devemos também ser o tipo de pessoa que desiste facilmente.

Em Lucas 18,1, lemos o seguinte: Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (desanimar, perder a coragem e desistir).

Nessa parábola, Jesus fala de uma viúva que insistia em recorrer a um juiz injusto, chateando-o com seus constantes pedidos de justiça para certo caso. A conclusão de Jesus foi: "Se a mulher cansou o juiz injusto e ele fez justiça, você não acha que Deus [que é justo] lhe fará o mesmo se você se recusar a desistir, mas continuar a recorrer a Ele pedindo ajuda?"

E o que dizer da mulher com um problema de sangramento que a fez abrir caminho em meio a multidão, indo ao encontro de Jesus e pensando: "Se eu tocar pelo menos a barra de sua roupa, sei que serei curada". Jesus fez um comentário a respeito de sua determinação e recusa em se sentir intimidada pela multidão que O cercava e a impedia de chegar até Ele.

E quanto a Zaqueu, que era tão baixinho para ver Jesus, que passava pela estrada, e subiu em uma árvore, onde Jesus o viu e pediu que descesse, porque ele iria jantar com Ele?

Por que Jesus escolheu Zaqueu? Ele reconheceu no homem uma característica que procura em todos nós. Ele viu que Zaqueu não olhou sua limitação e encontrou um modo de alcançar seu alvo. Zaqueu poderia ter dito: "Gostaria de ver Jesus, mas sou baixo demais".

Muitas pessoas param no mas: "Eu gostaria de fazer isto, mas... Eu queria tanto ter aquilo, mas... Eu gostaria de ser líder, mas...".

Precisamos nos recusar a desistir. Lembre-se: Paulo disse que a coisa mais importante que fez foi esquecer o que ficou para trás e prosseguir.

Se quisermos ser líderes, isso é o que devemos fazer também. Devemos nos recusar terminantemente a desistir, não importa o que aconteça.


NÃO SE SINTA DESANIMADO

No quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Toma um rolo [papiro], um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias [o rei] até hoje. Jeremias 36.1-2.

Nessa época, Jeremias estava em prisão domiciliar. Algumas pessoas podiam ir visitá-lo, mas ele não podia sair. Ele ainda recebia profecias do Senhor e as escrevia.

Deus lhe dava uma mensagem, e ele a registrava em pergaminho. Então, um de seus servos vinha e levava a mensagem pela nação, já que o próprio Jeremias não podia fazê-lo. Vemos, portanto, que Deus não adia as coisas por causa de inconveniências; ele sempre acha um modo de realizar o que quer.

Como as pessoas naquela época não tinham computadores e impressoras, e nem mesmo canetas e blocos de papel, escrever era um trabalho tedioso. Tudo tinha de ser anotado com pena e tinta num rolo. Se mais de uma cópia fosse necessária, ela tinha de ser feita à mão como o original, o que era um processo longo, cansativo e meticuloso.

Então Deus deu a Jeremias uma profecia sobre Israel e Judá e ordenou-lhe que a registrasse num rolo. Jeremias chamou seu secretário, Baruc, que escrevia o que ele ditasse.

Quando o rei soube da existência do rolo, ordenou que ele fosse levado ao palácio real e lido para ele. Quando Jeudi, seu servo, estava lendo o rolo, o rei pegou as páginas que tinham sido lidas, cortou-as com uma faca e as queimou numa fogueira à sua frente, pois era inverno.

Talvez o rei estivesse assentado perto do fogo, aquecendo os dedos dos pés, comendo uma maçã. Qualquer que tenha sido a situação, ele não gostou do que Jeudi leu, porque prezava seu estilo de vida ímpio e não queria mudá-lo. Por isso cortou e queimou as páginas até que todas as profecias de Jeremias acabassem no fogo.

Você pode imaginar como Jeremias teve ter se sentido quando soube que todo o seu trabalho árduo tinha sido queimado?

Você consegue se ver nessa situação?

Você já deu duro em algo durante um longo tempo, lutou, tentou e fez tudo o que sabia, e, de algum modo, o demônio veio e destruiu tudo?


RECOMECE TUDO!

Então, veio a Jeremias a palavra do Senhor, depois que o rei queimara o rolo com as palavras

que Baruc escrevera ditadas por Jeremias, dizendo: Toma outro rolo e escreve nele todas as palavras que estavam no original, que Joaquim, rei de Judá, queimou. Jeremias 36,27-28.

Qual foi, então, a resposta de Deus para o terrível dilema de Jeremias e seu desânimo? "Jeremias, pegue outro rolo e escreva tudo novamente." Em outras palavras, recomece tudo.

Se quisermos ser lideres na obra de Deus, devemos estar dispostos a fazer a obra e, se necessário, refazê-la inúmeras vezes até alcançarmos a vitória e terminarmos o que Deus nos chamou para fazer.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page