Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.
A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
A Esperança, ao lado da Fé e do Amor, é uma das 3 virtudes teologais do Cristianismo.
Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espírito Santo é fulcral Esperança é a expectativa e o anseio confiantes pelas bênçãos prometidas aos justos.
As escrituras frequentemente se referem à esperança como a expectativa da vida eterna pela fé em Jesus Cristo. A palavra esperança às vezes é mal compreendida. Em nossa linguagem do dia-a-dia, a palavra frequentemente denota incerteza.
Podemos, por exemplo, dizer que temos esperança de que o clima mude ou que recebamos a visita de um amigo.
Na linguagem do evangelho, porém, a palavra esperança é segura, inabalável e ativa.
Todos os que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus.
Quando temos esperança, confiamos nas promessas de Deus. Temos a serena certeza de que, se fizermos as “obras de retidão”, receberemos nossa recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro.
Ao esforçarmo-nos por viver o evangelho, aumentamos nossa capacidade de abundar a esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15,13).
Aumentamos nossa esperança quando oramos e buscamos o perdão de Deus. O Apóstolo Paulo ensinou: “Tudo o que antes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança” (Romanos 15,4). O princípio da esperança se estende até a eternidade, mas também pode nos amparar nos desafios cotidianos desta vida.
O salmista disse: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146,5). Com esperança, temos alegria na vida. Podemos ter paciência e suportar aflições com a firme esperança de que um dia descansaremos de todas as nossas aflições.
Podemos prosseguir com firmeza neste NOVO ANO em JESUS E COM JESUS, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim.
Commenti