A Eucaristia é a fonte da vida cristã. É o mistério da fé, o Dom por excelência, o maior tesouro espiritual da Igreja. Esta vive da Eucaristia. Temos a obrigação de conhece-la e aprofundá-la e compreende-la mais para assim amá-la.
E Eucaristia é o sacrifício decisivo da cruz, é Jesus vivo e ressuscitado na forma de pão. Cada vez que é realizado o sacrifício da Eucaristia é atualizado a única e mesma morte e ressurreição de Jesus. Que lugar então a Eucaristia ocupa em minha vida, minha família, minha comunidade, minha paróquia?
Conhecer a Eucaristia significa experimentar, estar comprometido, estar ligado, fazer um encontro vivo, pessoal com Jesus Eucarístico. De que forma os ministérios e os serviços que nascem da Eucaristia podem estar ajudando e evangelizar e humanizar a vida das famílias? A igreja confiou as comunidades cristas uma missão importantíssima: revelar as riquezas do amor de Deus contidas na Eucaristia. Nós cristãos precisamos ser o anuncio da EUCARISTIA.
É o sacramento dado para a vida do mundo.
A Eucaristia não é estática, é DINÂMICA! Isto quer dizer que é necessária uma continua releitura histórica do carisma Eucarístico. Assim precisamos vivenciar a Eucaristia na família, compreendendo seu conteúdo, revelando-A ao mundo. Vivendo-A com a nossa família, cumprindo nossa missão no mundo como sinais de amor e fraternidade, testemunhando com nossas vidas, trabalho e contemplação.
A Eucaristia é dom do amor de Deus, é um “antidoto” ao individualismo, egoísmo e indiferença que afetam o homem no mundo de hoje. A Eucaristia é o caminho para recuperar a primazia de Deus na vida cotidiana, já que a comunhão eucarística arranca-nos de nosso individualismo, comunica-nos o espirito de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Quando nos nutrimos habitualmente da Eucaristia, saberemos ver aquele mesmo Senhor, que não hesitou em dar completamente a si mesmo por nós e para a nossa salvação.
O dever de santificação da família tem a sua primeira raiz no batismo e a sua expressão máxima na Eucaristia, a qual está intimamente ligado ao matrimonio cristão. O Concilio Vaticano II quis chamar a atenção para a relação especial que existe entre Eucaristia e o matrimonio pedindo que o “matrimonio se celebre usualmente dentro da missa”.
Redescobrir e aprofundar tal relação são absolutamente necessários, se quiser compreender e viver com uma maior intensidade as graças e as responsabilidades do matrimonio e família cristã. A Eucaristia é a fonte própria do matrimonio cristão. O sacrifício eucarístico, de fato, representa a aliança de amor de Cristo com a Igreja, enquanto marcada com Seu sangue na cruz.
Neste sacrifício da Nova e Eterna Aliança é que os cônjuges cristãos encontram a raiz da qual brota, interiormente plasmada e continuamente vivificada, a sua aliança conjugal. Como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja, a Eucaristia é fonte da caridade.
E no dom eucarístico da caridade a família cristã encontra o fundamento e a alma da sua “comunhão” e da sua “missão”: o Pão Eucarístico faz dos diversos membros da comunidade familiar um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja: a participação, pois ao Corpo dado e ao Sangue derramado de Cristo torna-se fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico da família cristã.
Que nossas relações familiares possam ser renovadas pelo poder da Eucaristia, principalmente a nossa capacidade de perdoar uns aos outros, esposos e filhos, fazendo-nos sempre um só corpo, de forma a participarmos no seio da Igreja doméstica, da mais ampla unidade de Igreja Católica.
Neste ano retomemos nossa missão de cristãos comprometidos “eucaristizando” nossas relações familiares.
Comments