top of page

MORTE E VIDA - POR QUE TEMOS MEDO DA NOSSA RESSURREIÇÃO?

Vários são os motivos e circunstâncias que provocam o medo, mas você já notou o quanto tememos a "morrer" e a nossa ressurreição? Mas o que é ressurreição?

ree
Foto: https://www.ambientelegal.com.br/wp-content/uploads/morte-em-fuga2.bmp

A ressurreição é a verdadeira realização da vida cristã, mas não é um conceito óbvio, nem fácil da aceitar, como lemos as Palavras de Paulo as cidades de Corinto, onde ele faz uma "correção difícil" sobre esta questão com a Comunidade de Corinto (I Cor. 15, 12-68). Numa de homilias, o Papa Francisco explicou o verdadeiro objeto da controvérsias: os corintos acreditam sim na ressurreição de Cristo, mas tinham dúvidas sobre a própria ressurreição: Eles pensavam de outra forma, sim, os mortos são justificados, não irão para o inferno - muito bonito! - mas irão um pouco no cosmos, no ar. ali, a alma diante de Deus, somente a alma.

Você tem dúvida da sua ressurreição???

Também Pedro e Maria Madalena tiveram dúvidas; Pedro achava que o corpo do Mestre havia sido "roubado" do Sepulcro. No final "eles aceitaram e ressurreição porque o viram". A ressurreição, portanto, é um "escândalo", em especial, para os sábios e filósofos de Atenas. "Há resistência a transformação, há resistência para que a Obra do Espírito que recebemos no Batismo nos transforme até o final, a Ressurreição", destacou o Papa.

Falando sobre isso, também nos contemporâneos costumamos dizer: "eu quero ir para o céu, não quero ir para o inferno". Mas é bem mais difícil dizer: "Eu ressuscitarei como Cristo". Conceito difícil de entender!

Com o Ressurreição, nosso corpo será transformado, mas a resistência a transformação do nosso corpo, revoca "resistência a identidade cristã". Este medo chega a ser maior do que o pavor do Maligno do Apocalipse, do Anticristo, da voz do Arcanjo ou dom som da trombeta. Todos seremos transformados. Será o fim de nosso percurso cristão, essa transformação.

A tentação de não crer na ressurreição dos mortos, nasceu nos primeiros dias da Igreja. Paulo a fim de consolar e encorajar os tessalonicenses, disse: "No fim estaremos com Ele" (Ts. 1, 14).

A ressurreição significa "estar com o Senhor, com o nosso corpo e nossa alma; começa aqui, na terra, se caminhamos com o Senhor". Se estivermos habituados a estar com Ele este pavor da transformação do nosso corpo se afasta. O momento da Ressurreição será como um despertar, onde poderemos ver o Senhor não espiritualmente, mas com o nosso corpo e com os nossos olhos transformados. Assim, a identidade de nossa vida cristã não termina com um triunfo temporal ou com uma bela missão, mas com a Ressurreição de nossos corpos.

Toda a nossa vida é chamada a estar com o Senhor, para finalmente depois da voz do arcanjo, depois do som da trombeta, permanecer com o Senhor. Para muitos o medo, a tristeza duram muito tempo, mas a boa notícia é que não dura para sempre.

A Palavra de Deus nos diz: "Pela tarde, vem o pranto, mas de manhã, volta a alegria" (Salmo 29, 6). Deus prepara nosso coração para as alegrias que virão. É uma tarefa árdua, mas é o jeito de abrir o coração para um futuro amor. O consolo é que o amor de Deus é infinito e no momento certo, haverá de nos conceder a alegria.

Alegremo-nos com Suas Palavras: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA! (Jo. 11, 25)

1 comentário


Maria Rabelo de Moraes
Maria Rabelo de Moraes
26 de nov. de 2021

Eu nunca pensei na minha ressurreição, atantas coisas que na minha vida vivida, os olhos vê, coração sente, boca fala e o ouvido escuta , a mente deduz, corpo reage, o espírito estremece, aí voce? esse não é o caminho.


Curtir

Fique por dentro de tudo!

Receba mais informações sobre datas de eventos, promoções, formações da Comunidade Anuncia-Me

© 2025 Henrique S. Filho. Criado com Wix.com e Cláudia Vila Nova

bottom of page