top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

MORTE E VIDA - POR QUE TEMOS MEDO DA NOSSA RESSURREIÇÃO?

Vários são os motivos e circunstâncias que provocam o medo, mas você já notou o quanto tememos a "morrer" e a nossa ressurreição? Mas o que é ressurreição?

Foto: https://www.ambientelegal.com.br/wp-content/uploads/morte-em-fuga2.bmp

A ressurreição é a verdadeira realização da vida cristã, mas não é um conceito óbvio, nem fácil da aceitar, como lemos as Palavras de Paulo as cidades de Corinto, onde ele faz uma "correção difícil" sobre esta questão com a Comunidade de Corinto (I Cor. 15, 12-68). Numa de homilias, o Papa Francisco explicou o verdadeiro objeto da controvérsias: os corintos acreditam sim na ressurreição de Cristo, mas tinham dúvidas sobre a própria ressurreição: Eles pensavam de outra forma, sim, os mortos são justificados, não irão para o inferno - muito bonito! - mas irão um pouco no cosmos, no ar. ali, a alma diante de Deus, somente a alma.

Você tem dúvida da sua ressurreição???

Também Pedro e Maria Madalena tiveram dúvidas; Pedro achava que o corpo do Mestre havia sido "roubado" do Sepulcro. No final "eles aceitaram e ressurreição porque o viram". A ressurreição, portanto, é um "escândalo", em especial, para os sábios e filósofos de Atenas. "Há resistência a transformação, há resistência para que a Obra do Espírito que recebemos no Batismo nos transforme até o final, a Ressurreição", destacou o Papa.

Falando sobre isso, também nos contemporâneos costumamos dizer: "eu quero ir para o céu, não quero ir para o inferno". Mas é bem mais difícil dizer: "Eu ressuscitarei como Cristo". Conceito difícil de entender!

Com o Ressurreição, nosso corpo será transformado, mas a resistência a transformação do nosso corpo, revoca "resistência a identidade cristã". Este medo chega a ser maior do que o pavor do Maligno do Apocalipse, do Anticristo, da voz do Arcanjo ou dom som da trombeta. Todos seremos transformados. Será o fim de nosso percurso cristão, essa transformação.

A tentação de não crer na ressurreição dos mortos, nasceu nos primeiros dias da Igreja. Paulo a fim de consolar e encorajar os tessalonicenses, disse: "No fim estaremos com Ele" (Ts. 1, 14).

A ressurreição significa "estar com o Senhor, com o nosso corpo e nossa alma; começa aqui, na terra, se caminhamos com o Senhor". Se estivermos habituados a estar com Ele este pavor da transformação do nosso corpo se afasta. O momento da Ressurreição será como um despertar, onde poderemos ver o Senhor não espiritualmente, mas com o nosso corpo e com os nossos olhos transformados. Assim, a identidade de nossa vida cristã não termina com um triunfo temporal ou com uma bela missão, mas com a Ressurreição de nossos corpos.

Toda a nossa vida é chamada a estar com o Senhor, para finalmente depois da voz do arcanjo, depois do som da trombeta, permanecer com o Senhor. Para muitos o medo, a tristeza duram muito tempo, mas a boa notícia é que não dura para sempre.

A Palavra de Deus nos diz: "Pela tarde, vem o pranto, mas de manhã, volta a alegria" (Salmo 29, 6). Deus prepara nosso coração para as alegrias que virão. É uma tarefa árdua, mas é o jeito de abrir o coração para um futuro amor. O consolo é que o amor de Deus é infinito e no momento certo, haverá de nos conceder a alegria.

Alegremo-nos com Suas Palavras: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA! (Jo. 11, 25)

6 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

1 Comment


Eu nunca pensei na minha ressurreição, atantas coisas que na minha vida vivida, os olhos vê, coração sente, boca fala e o ouvido escuta , a mente deduz, corpo reage, o espírito estremece, aí voce? esse não é o caminho.


Like
bottom of page