Estamos às vésperas da festa do nascimento de Jesus. É um tempo que nos deixa mais "quebrados" na vaidade, no orgulho e na prepotência. Sentimo-nos mais acessíveis ao próximo, um clima de caridade e amor fraterno enche nossa alma e nos sentimos humanos.
O Natal é o sorriso de Deus dirigido aos homens, um sorriso do imenso mistério de Amor e de alegria, que os anjos anunciaram na noite do nascimento de de jesus: "Anuncio-Vos uma grande alegria, que o será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor!" (Lc. 2, 10). O Natal está perto. O sorriso de Deus já está a nossa porta e, mais uma vez, Ele convida-nos, dizendo: - "Por que não aprendes a sorrir comigo? Animo! O Natal está chegando! É hora de pedires ao Deus Menino um coração novo para que possas ter um sorriso novo!"
Todos os anos, à medida que o Natal se aproxima, esse sorriso de Deus começa a insinuar-se no horizonte da nossa alma como um amanhecer que desponta. A cada dia sua luz torna-se mais clara; e começamos a reconhecer que nos faz muita falta, que nos faz uma falta imensa. O que faremos diferente neste ano?
O tempo não espera, ele corre, passa rápido demais, e nem percebemos sua velocidade, perdemos oportunidade de sorrir, partilhar e viver em perfeita paz e harmonia em nossa família.
Muitas vezes nos tornamos instrumentos de sofrimento, lágrimas e tormentos na vida dos que nos rodeiam. Carregamos tantos medos e incompreensões, que nem imaginamos que os que amamos, não se alegram com nossa presença.
Como mudar tal procedimento? Onde buscar uma fonte de transformação? ?
Pedindo a ajuda de Deus vamos dar mais um passo rumo ao Natal. Se procurarmos na cena da visita de Maria à Isabel, (Lc. 1, 39ss) encontramos uma lição de amor e podemos buscar nela uma lição de alegria e de humildade.
É gratificante ver que o Evangelho apresenta a visita de Maria a Isabel como uma explosão de alegria: foi a alegria de Deus, unida a alegria das duas futuras mães e a alegria dos filhos que ambas traziam no seio! Todos exultaram de alegria! "E de onde me vem esta honra de vir a mim a mãe do Senhor? Pois Pois logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio" (Lc.2.44).
Aqui há uma luz que não podemos perder, uma bela reflexão a ser feita. Isabel ficou cheia do Espirito Santo. E com isso, mostra que a fonte dessa grande alegria do menino e da mão foi do Espirito Santo. Movidos pela graça foi do Espirito Santo, Isabel e seu filhinho estremeceram de alegria - João, aos pulos! como acabamos de ouvir. E por que houve essa efusão do Espirito Santo? Porque ali estava Maria e ela trazia consigo Jesus. Esta é a luz a presença de Cristo, trazido por Maria; que o Espirito Santo veio àquelas almas e derramou nelas as alegrias de Deus. Tenho a certeza de que sempre que ficamos perto de Maria, ficamos também perto de Jesus e, então, Ele nos dá a sua graça, que é a graça do Espírito Santo. E, com ela, vem a alegria.
Maria também ficou exultando de alegria porque se julgava tão pouco coisa, tão pequena serva, tão pura pequenez, que achou fantástico Deus ter olhado para ela com predileção.
Amados, temos oportunidade de um santo e feliz Natal, porque Deus ama os corações humildes, e, pelo contrário, afasta o seu olhar dos orgulhosos... A Palavra de Deus repete, pelo menos três vezes esta frase:
Deus resiste aos orgulhosos, e dá a Sua graça aos humildes.
Maria, que era tão humilde, foi cheia de graça, no cântico do Magnificat, inspirada pelo Espirito Santo, ela mesma disse que Deus desconcertou as corações dos soberbos; derrubou do trono os poderosos e exaltou as humildes.
É uma pena um coração orgulhoso. O orgulho é o pecado que mais desgosto causa a Deus, porque é o grande inimigo do amor. Sem humildade, não há amor. E sem amor, não há alegria. Vejamos se não é o orgulho (o amor-próprio ferido, o ressentimento, a teimosia de não dar o braço a torcer, a arrogância de não querer dar ou pedir perdão)... A causa da maior parte das brigas e divisões nas famílias.
Essas divisões que doem tanto e que se sentem ainda mais no tempo de Natal! Qual é sua escolha desta vez?
Tenhamos uma festa em família de perdão, paz e alegria!!!
Comments