O mundo não está precisando de cristãos "artistas de palco ou de altar" ou de pessoas que se promovem a si mesmo.
O mundo necessita de cristãos que sejam testemunhas de uma vida nova (Atos 1, 8). Não basta ser seguidor de Cristo, precisa ter seu caráter de testemunhar com a vida quem seguimos. Todos nós vivemos momentos decisivos na vida. Temos que tomar atitudes.
A maioria dos homens sente o peso de ser o provedor financeiro da família, de tentar ser um bom marido e pai, de resistir as tentações de um mundo que visa arrastá-lo para baixo. Alguns homens reagem prontamente e seguem adiante, outros, porém experimentam avanços e retrocessos, alternando direções e magoando pessoas nesse processo.
Precisamos avançar em nossa jornada espiritual, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Cristo. Somos desafiados diariamente em várias áreas de nossa vida. Como temos lidado com isso???
Durante o decurso de um dia normal temos dezenas de oportunidades de mentir, enganar, prostituir, furtar, etc.
Se precisamos resolver se vamos ou não ser honestos, consumimos muita energia e corremos o risco de tomar uma decisão desatentamente e comprometer a nossa integridade. Ao resolver a questão de uma vez por todas, e decidir sempre escolher o caminho estreito, sempre ter integridade, podemos nos livrar do cativeiro, de tomar centenas de decisões diárias que, como água pingando sobre uma pedra, podem desgastar o nosso caráter. Podemos remover a "tinta" da desonestidade que sombreia nossas vidas.
O chamado de Jesus Cristo para termos um compromisso com Ele como pessoa não envelheceu, nem está ultrapassado.
Quando se compromete como uma pessoa, não se pode deixar de refletir seus valores e adotar sua perspectiva. No nosso relacionamento íntimo com o Senhor, recebemos um convite singular para buscar o melhor.
Todos nós devemos considerar o relacionamento com Cristo sua prioridade máxima (Mt. 22, 37). Normalmente fingimos que não temos um problema. Achamos que para sermos amados e aceitos temos que passar uma imagem de perfeitos. Mas é justamente ao contrário, quando somos verdadeiramente conhecidos é que somos amados.
Nunca tente passar algo que você não é!
A oração nos faz dependentes de Deus e nos leva a fazer a Sua Vontade. Não devemos orar por obrigação, mas sim por um desejo de estar com o Pai. Somos livres para orar da maneira que melhor contribua para vivermos na alegre consciência da presença de Deus (Mt. 6, 6). O cuidado com as tentações é uma vigilância constante.
A tentação é dolorosa para nós, porque quando cedemos, ela não machuca por fora; machuca por dentro.
A tentação procura fazer que nosso apetite e vontade sobrepujem nossos valores mais profundos. Ela ataca onde somos mais vulneráveis. Sempre que tenho um desejo, o Espírito me induz a apresentá-lo diante de Deus e perguntar: "O que o Senhor quer que eu faça com isso? (I Cor. 10, 13).
Para termos maior controle sobre nossa vida, precisamos decidir antecipadamente a que nos dedicaremos. O que é importante para Deus??? A resposta revela quais devem ser nossas prioridades!
A prioridades nos ajudam a limitar nosso enfoque. Deus deseja que vivamos pelas prioridades bíblicas, que sejamos cristãos bíblicos. Valores seculares conduzem a prioridades seculares e valores bíblicos conduzem a prioridades bíblicas. Temos desafios, mas todos eles, serão vencidos pela vigilância e oração.
Quando vem tentações em qualquer área da vida, seja desonestidade, mentiras, sexo, falsidade, etc... Não esqueçamos que o que nos agrada hoje, prepara os frutos de amanhã, além de desacreditar a existência e soberania de Deus.
Isso requer esforço diário de nossa parte, isso requer vencer cada desafio que nos é apresentado, e assim seremos testemunhas de Cristo Jesus.
Comments