Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada.
É uma espécie de poder em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da autoridade, ou seja, a autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar. Pois bem, agora precisamos saber o que é submissão.
SUBMISÃO é o ato ou efeito de tornar-se dependente; subordinar; disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação.
Veja que autoridade e submissão estão interligadas. Vemos dois exemplos na bíblia de autoridade e submissão. JESUS, o filho de Deus, uma poderosa autoridade. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt. 28,18). JESUS está dizendo que tem poder no céu e na terra. Significa autoridade, não é? Agora, veja JESUS em submissão: “E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt. 26,39). Veja que a autoridade de JESUS não retirou sua SUBMISSÂO, mas ao mesmo tempo que Ele tem AUTORIDADE, também exerce a SUBMISSÃO.
Observe também um grande exemplo dessas duas coisas ao mesmo tempo: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fl. 2,5-10). Todo cristão deve obedecer a seus líderes, por menores que sejam, pois, obedecer não é melhor que sacrificar? “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Rm 13,1, 2). Outro exemplo: Satanás também era uma autoridade: “Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Uma figura clara de satanás se rebelando e veja ele era querubim UNGIDO PARA PROTEGER, ou seja, designado por Deus para tal função, um anjo com grande AUTORIDADE porém sem nenhuma SUBMISSÃO” (Ez. 28,13-17).
O que fazer quando alguém que tem autoridade se rebela contra seus superiores?
O que fazer quando existe uma autoridade e não damos a ela total obediência?
Tomamos o exemplo de JESUS CRISTO. Pois, devemos obedecer, para não corremos um risco de colher consequências terríveis e irreparáveis quando nos levantamos contra autoridades, e falamos o que “der na telha” achando que temos razão. Vamos ter cuidado, pois temos alguém acima de nós a quem devo obediência, mas digo isso para o bem de todos, pois os rebeldes terão consequências graves.
Pense nisso!
Comments