O texto no livro do Deuteronômio no capítulo 30 fala de promessas e ameaças de Deus. O termo promessa significa voto, juramento, e o termo ameaça tem o significado de prenuncio ou indicio de coisa má. Se lermos o texto na integra, vamos notar que Deus orienta o homem voltar se para Ele.
Deus promete vitória de benção em tudo. O Pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas.
No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do ser.
A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o mal (Gen 8,21) e de incapacidade para escolher o Bem em vez do Mal (Salmo 36,27). O Judaísmo usa o termo "pecado" para incluir violações da Lei Judaica que não são necessariamente uma falta moral.
O Homem é responsável pelo pecado porque é dotado de uma vontade livre, Ele tem uma natureza fraca e uma tendência para o Mal: "Pois o coração do Homem é mau desde a sua juventude" (Gen,8,21).
Por isso, Deus na sua misericórdia permitiu ao homem arrepender-se e ser perdoado.
Pecado designa todas as transgressões de uma Lei ou de princípios religiosos, éticos ou normas morais.
Podem ser em palavras, ações (por dolo) ou por deixar de fazer o que é certo (por negligência ou omissão). Ou seja, onde há Lei, se manifesta o Pecado. Pode ser tão somente uma motivação ou atitude errada de uma pessoa, e isso, é chamado de pecado "no coração".
No íntimo dos humanos e independente da cultura a que pertença, existe necessidade de estabelecer princípios de ética e normas de moral.
Quando se viola a consciência moral pessoal, surge o sentimento de culpa. Chama-se pecado mortal o pecado que faz perder a graça Divina e que leva à condenação, se não for objeto de confissão (admissão da culpa), genuíno arrependimento e penitência (retratação perante Deus).
Chama-se pecado venial aos pecados que são menos graves e que não fazem perder a graça Divina. O pecado contra o Espírito Santo é o chamado pecado imperdoável.
Subentende uma renegação contínua e deliberada do perdão Divino, bem como uma violação contínua da Lei Divina por parte do pecador.
A expressão pecado original ou pecado adâmico se refere ao pecado que foi cometido no paraíso Éden pelos primeiros humanos, Adão e Eva. A mulher teria sido o primeiro ser humano a pecar, e teria induzindo a Adão a pecar.
O pecado original consistiu numa rebelião contra a Autoridade Divina.
Em consequência direta do pecado de Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. A existência do "pecado original" não justifica a prática deliberada do pecado.
Commenti