top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

SÓ ACREDITO VENDO

Essa frase de uma maneira foi dita por Tomé quando recebeu a notícia de que Jesus estava vivo: “Se não vir nas suas mãos os sinais dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei”. (Jo. 20, 25).

Foto: https://i0.wp.com/www.palavradevida.org/wp-content/uploads/2016/04/te_roteiro1602-26034377.jpg?fit=500%2C332&ssl=1&resize=1280%2C720

Vivemos num fogo cruzado onde nos chegam boas notícias porém ao mesmo tempo somos bombardeados por notícias tristes e negativas.

Como é difícil acreditar sem ver.

Como se torna impossível crer quando as evidencias são desastrosas. Foi isto que ocorreu com Jairo (Mc. 5, 21). Jairo chefe da sinagoga ao mesmo tempo que escuta a notícia da morte de sua filha (v. 35) que escuta o choro das carpideiras, (v. 38) ouve de Jesus a afirmação que simplesmente a menina está dormindo (v. 39).

As notícias que nos chegam são simples notas afirmativas, que por si mesmas não são boas ou más. Depende de nós que deem frutos doces ou amargos segundo a “terra” que encontraram para fecundar em nosso coração, por experiências negativas de nosso passado, promovem continuadamente mensagens pessimistas que alteram nossas atitudes.

Nenhum de nós consegue lidar com as más notícias que nos bombardeiam, não sabemos o que fazer com elas. Devemos escolher em quem acreditar: no Evangelho da Vida ou no choro das carpideiras da morte. Perceba no versículo 25 que Jairo após pedir que Jesus fosse a sua casa, foi interrompido pela presença de uma mulher que sofria há 12 anos de hemorragia. O fato ocorre ao mesmo tempo. Após Jesus dar atenção a mulher suas palavras foram “Filha tua fé te salvou” (v. 34). Neste exato momento (v. 35) chegam pessoas trazendo notícias da casa de Jairo: “Sua filha morreu”.

Ao mesmo tempo que Jairo ouviu Jesus dizer que bastava fé para ter solução dos problemas, notificavam Jairo que não havia mais jeito, tudo estava terminado. Jairo com um ouvido escuta a notícia da morte de sua filha, porém, como outro, recebe a boa notícia.

Em seu ouvido esquerdo estão gritando que tudo acabou, não tem mais jeito, não há o que fazer. E no ouvido direito Jesus lhe assegura “nem tudo está terminado” – “crê somente” (v. 36). A chama da esperança ainda não está extinta. Vemos que diante de um problema Jairo podia escolher entre duas opções: crer naqueles que informavam a morte de sua filha ou em Jesus que lhe oferecia a porta da fé. Optar pelo velório ou esperar.

Somente Jairo podia decidir. Também nós encontramos, as vezes, frente as mesmas circunstancias: a visão dos otimistas ou dos pessimistas, a evidencia do fim do caminho ou a esperança da fé.

Nossa visão pode ser de morte e tragédia, ou simplesmente um sonho que se recupera.

Nós decidimos se queremos ficar olhando para o passado ou concentrar a imaginação no futuro.

Jairo esperou, confiou, apesar das evidencias e das notícias insistentes. Assim ocorreu com Tomé. A boa notícia que chegava (Jó 20, 25) não o convencia, afinal estava “fixo” no passado, havia visto seu Mestre morrer. O quadro era de morte, haviam evidencias, confirmações de morte e impõem condições.

Duas situações: para os que acreditavam na morte a filha de Jairo estava morta, para Jairo estava dormindo. Para Tomé Jesus estava morto, para os outros VIVO E RESSUSCITADO!

Somente nós podemos optar com que olhos vamos ver. Temos a capacidade de escolher uma das duas possibilidades. E segundo nosso escolha, esta se transformará em verdade. Nossa visão é a “antessala” do amanhã.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page