top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

TUA FÉ TE SALVOU

Quando Jesus voltou à Nazaré, sua cidade natal, seus conterrâneos não acreditavam que "aquele menino" que cresceu junto deles tivesse algum poder especial. Pediram que Ele fizesse milagres, que curasse doentes.


Neste dia Jesus não realizou nenhum prodígio, pois eles não tinham fé. Jesus sempre colocou a fé como condição para que a pessoa fosse curada. Quando curava alguém, dizia: "tua fé te curou", "tua fé te salvou". A fé é o canal pelo qual o poder da cura se realiza.

Nos Evangelhos, pelo menos uma vez, este poder de cura foi demonstrado como sendo uma força que saia de Jesus em direção ao outro.

Isto aconteceu quando uma mulher tocou em Jesus, em meio à multidão. E o Mestre perguntou: "alguém me tocou, porque senti uma força sair de mim". Quando a mulher se apresentou Ele disse: "foi tua fé que te salvou. Vai em paz, curada do teu mal".

O poder da fé como canal de cura é bem amplo. Um centurião romano pediu a cura de um servo. Este servo foi curado apesar de estar distante e de Jesus provavelmente nunca tê-Lo visto. Familiares conseguiram a cura para seus entes queridos, ou seja, a fé de uns podia promover a cura de outros.

No caso de pessoas tomadas por espíritos, Jesus podia livrá-las desta obsessão independente da fé. Isto era possível porque Jesus agia diretamente sobre os espíritos. Livres dos espíritos obsessores as pessoas deveriam passar por uma reforma interior a fim de evitar que estes espíritos voltassem a obsediá-los.

A reforma interior é o segundo momento da cura. Corresponde ao momento em que a pessoa passa a ter uma nova atitude mental/ emocional. É o momento em que uma prostituta deixa de usar seu corpo para obter benefícios, ou uma pessoa injusta passa a ser justa.

Desta forma, sentindo o amor de Deus para com ela, ela retribui ao mundo sob a forma de bondade, justiça e amor ao próximo o bem que recebeu de Deus. Para Jesus a cura do corpo físico tinha função de mostrar a bondade de Deus para com os homens e a importância de Sua principal mensagem: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

A fé, como já vimos, é condição indispensável para a cura. Mas devemos lembrar que Jesus cobrou a fé daqueles a quem já havia treinado.

Jesus pregava que aqueles que seguissem Seu Caminho teriam condições de realizar as Obras que Ele mesmo fazia. Seguir seu caminho significa:


- ter conhecimento e estudo da palavra de Deus e das Leis de Deus ("conheça a verdade, e esta o libertará.");

- fazer a reforma interior;

- ter fé. Ter fé sem conhecimento e reforma intima é um ato cego e pouco produtivo.


Conhecimento e reforma intima sem fé é um ato com pouca vida e limitado. A cura é plena quando reflete no corpo e na alma, o que é igual a conhecimento, reforma intimal e fé. Quando Jesus falava "tua fé te curou", Ele se referia que a pessoa curada tinha fé, mas que Ele também tinha fé.

A fé é necessária para o beneficiador e o beneficiado (ou um intermediário).

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comments


bottom of page