top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE (FIL. 4, 13)

Será que o Cristão pode fazer de tudo? Será que temos, por meio de Cristo, poder para realizar qualquer feito? O que é que Paulo quis dizer com esta declaração ousada? Esta passagem tem sido entendida por muitos Cristãos como uma afirmação geral de que realmente "tudo" podemos fazer.


Como sempre é necessário observar o contexto da passagem. O contexto imediato (Fil. 4, 10-20) indica que Paulo está tratando de necessidades pessoais. Podemos ver isso quando ele usa frases e termos como "pobreza" (v. 11) "fartura e fome"; "abundância e escassez (v. 12); "dar e receber" (v. 15) е "necessidades" (vv. 16 e 19).

Todas estas palavras e frases tratam de necessidades físicas e imediatas como comida e moradia. Ele pessoalmente passou por necessidades nestas áreas e está mostrando como Cristo lhe deu força para enfrentá-las.


Paulo poderia, de repente, sair deste contexto para formalizar uma afirmação sobre todas as necessidades em geral ou como alguns entendem pela frase isolada, ele poderia dizer que, por meio de Cristo, consegue realizar de tudo.

No entanto, para fazer isso, seria esperado que Paulo desse algum sinal de tal mudança.

A ausência de uma sinalização não impede de forma categórica esta possibilidade. Mas, sendo que o contexto imediato é satisfatório, e que não há evidência clara dele ter intencionado uma afirmação mais geral, devemos concluir que o ponto dele neste versículo é de que, dentro das necessidades pessoais (embora estas necessidades sejam enormes), com Cristo, ele terá tudo que precisa para lidar com elas.

Como Paulo usava "tudo" ajuda-nos a entender que Paulo, como autores e oradores modernos, às vezes usava o adjetivo "tudo" para se referir à maior parte ou à maioria de uma categoria, sem necessariamente se referir a algo em sua totalidade.

Podemos ver este tipo de uso em passagens como 1 Cor. 9, 22 "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns." Paulo não quis dizer que havia se tornado absolutamente tudo para com toda a humanidade.

O ponto dele foi de que ele se esforçou, negando seus próprios interesses e tendências, para influenciar todos aqueles com quem ele teve contato e oportunidade. De forma parecida, em Colossenses 1, 28 Paulo afirmou "o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo".

Aqui Paulo não quis dizer que ensinava literalmente todos os homens existentes, nem que aquilo que ele ensinava fosse toda a sabedoria existente.

O ponto dele, novamente, se restringia àqueles dentro do seu raio de alcance e à sabedoria necessária e suficiente para a plena vida em Cristo.

Da mesma forma, em Fil. 2,21, ao dizer "pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. Paulo não estava se referindo à totalidade da raça humana, nem a todos da cidade de Roma, onde ele se encontrava (Fil 1,13).

Ele estava se referindo a muitos outros que não se preocupavam com seus interesses da forma como Timóteo havia feito.

Mas, presumimos que Paulo contaria entre aqueles em quem confiava pessoas como Epafrodito (4,18) e os da casa de César (4,22).

Portanto, ele não estava relegando nem a raça como um todo, nem toda a população de Roma ao grupo dos que "buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus." Ele quis dizer que muitos eram assim, porém Timóteo era diferente. De igual modo, ao dizer em Fil 4,13 "Tudo posso naquele que me fortalece", Paulo não quis dizer "tudo" num sentido absoluto.

O que ele quis dizer era que, de todas as coisas que havia passado que necessitavam de poder para enfrentar, como pobreza, fome, escassez e necessidades, Cristo supria toda esta força que ele precisava. É neste sentido que Paulo escreveu "Tudo posso naquele que me fortalece".

Pelo que já havia passado, Paulo tinha confiança, e quis passar esta mesma confiança aos Cristãos em Filipos, de que Cristo havia de suprir toda a força que eles precisavam, seja - qual fosse a situação. É por isso que ele encoraja os Cristãos em Filipos com as palavras "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (4,19).

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comentários


bottom of page