top of page
Foto do escritorHenrique Santos Filho

VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

No dia 25 de dezembro, todos os anos comemoramos a Natal. Mas quase sempre passa-nos despercebido o verdadeiro sentido do Natal.

Foto: https://pixnio.com/free-images/2020/08/30/2020-08-30-12-19-59.jpg

É muito comum as pessoas se reunirem para comemorarem o Natal, até mesmo quem nunca entendeu o que significa esta palavra, pois se trata de um momento de alegria, de estar com a família e de reunir os amigos. É um momento que para muitos significa uma oportunidade de confraternização, uma data qualquer no final calendário.

O comércio aproveita para vender a imagem do Natal e dobrar seus lucros É uma época boa, dizem os comerciantes, para lucrar e vender mais, para recuperar os prejuízos. Assim arrumam o Papai Noel, que sai fazendo uma falsa propaganda em nome do lucro, atrai seus filhos do comércio para a idolatria do lucro e da gastança do Natal.

Esse velho barrigudo, com um com um gorro vermelho e um saco de ilusões, provoca em muitos a fome, a miséria, a sede de gastança para satisfazer o comércio.

Alguns dizem que o personagem do Papai Noel está inspirado em um bispo católico da Idade Média, São Nicolau ou Santa Claus. Mas não é verdade!-Pois, São Nicolau, segundo sua história, fazia caridade quando recolhia dinheiro e repartia com as moças que não tinham dote para se casar.

Ao contrário do Papai Noel que virou personagem fictício de exploração. Se inspirássemos na caridade de São Nicolau o com certeza o mundo serial melhor.

O que é o Natal para você? -O que significa desejar Feliz Natal? Uma volta de Jesus ao mundo. às famílias? Você desejaria paz, alegria, vida nova, ou muitos presentes, festas banquetes, Papai Noel?

No passado, Papal Noel era sempre relacionado ao Menino Jesus. Nos dias atuais, infelizmente, andam separados.

Sempre que o velhinho aparece, o aniversariante é posto fora de cena. Perdeu-se no tempo, a figura original do Papai Noel como mensageiro do Menino Jesus. Agora transformou se num "Velho propaganda" do consumismo.

Esse Papai Noel moderno só pensa numa coisa e só trabalha por uma causa vender, vender e vender.

E como hoje ele não tem dinheiro, só traz presentes para crianças de pais ricos. Para as crianças pobres costuma levar só brinquedos usados. Alheio ao sofrimento dos outros, nunca é visto chorando, mas sempre sorridente. Não gosta muito de caminhar pelas favelas, nem de visitar as casas onde crianças não colocam os sapatinhos ao pé da cama, onde andam descalças e dormem no chão.

Onde ficou aquele velhinho de barbas brancas, faces iluminadas de carinho, sorriso e ainda mais abertos dos nossos tempos de criança, que vinha carregado de presentes para o Menino Jesus do Presépio? Onde está o Papai Noel que distribua presentes a todos, à família da empregada que passava este dia da fraternidade conosco?

Era o Menino Jesus que repartia os presentes. Costume que ainda perdura em algumas famílias, onde o Papai Noel traz os presentes e os entrega em nome do recém nascido de Belém.

Revivia-se o pleno sentido da profecia de Isaias:

"Um menino nasceu entre nós" (Is. 9,5).

Ele é o presente de Deus à humanidade, o motivo de nossa confraternização, manifestada na troca de presentes nesta Noite Feliz e de Paz. Mas o Papai Noel dos tempos da internet não é mais aquele.

Não sabe mais que um dia sua missão foi parecida com a de João Batista, com o precursor. Ele não era luz, mas veio para para dar testemunho da luz" (Jo. 1,27), João alertou com severa advertência, válida para hoje: "No meio de vós há alguém que não conheceis" (Jo. 1,26). A alegria do Natal seria mais completa se Papai Noel testemunhasse como João Batista, a respeito de Jesus: "É necessário que Ele cresça e eu diminua" (Jo. 3, 30).

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MÃE DA FÉ

Comentários


bottom of page