A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles". (At 4, 32)
A vocação do chamado numa Comunidade exige desafios. Abandonar tudo: família, casa, trabalho, estudo, namoro, amigos e ter uma vida totalmente voltada para Deus, onde tudo é partilhado, como acontecia nas primeiras comunidades cristãs não é difícil. É impossível, se não tivermos a graça e plenitude do Espírito Santo.
É exatamente isto o que fazem pessoas comuns, rapazes e moças, leigos, solteiros, casados, sacerdotes, religiosos e religiosas, que decidem morar em comunidades de vida, com o objetivo de viver o Evangelho de Jesus Cristo de maneira radical.
É difícil acreditar que no mundo de hoje seja possível viver da maneira como os apóstolos de Jesus viviam há mais de dois mil anos. O surgimento dessas comunidades se deve ao fato de o mundo atualmente ser marcado pelo individualismo, que torna o ser humano cada vez mais egoísta e indiferente às atitudes solidárias.
"A nossa vocação de cristãos é ir na contramão mesmo. As primeiras comunidades cristãs viviam em comum, elas faziam a partilha dos bens e da vida espiritual".
As pessoas que ingressam nas comunidades de vida devem fazer uma escolha entre esses estados de vida: o sacerdócio, o celibato, vida consagrada e a vida matrimonial. Destacamos duas realidades de vida comunitária: Comunidade de Vida Comum e Comunidades de Aliança.
A forma de Vida Comum surgiu posteriormente à forma de Vida Secular na vida da Comunidade da Comunidade Anuncia-Me. Nela, os filhos da vocação vivem o Carisma de forma comum, isto é, vivendo sob o mesmo teto, partilhando os bens em comum. Nessa forma de vida, os irmãos doam suas vidas integralmente a Deus através dos serviços da comunidade. Vivem-se aí também os mesmos votos da consagração: a obediência, a castidade e a pobreza, bem como e uma intensa vida de oração, fraterna e apostólica.
A Comunidade de Vida Comunidade Anuncia- Me é chamada a dar a primazia do seu dia e da sua oração a Deus.
Com isso, grande parte do período da manhã é dedicado a oração, sejam através de momentos pessoais ou comunitários e a busca da intimidade com Deus através da Liturgia das Horas (Laudes e Horas Médias); participação nas Celebração Eucarística, Oração Pessoal, Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A forma e a ordem de se viver os momentos de oração, são adaptados conforme a realidade de cada Missão Vocacional da Comunidade. pós o período de oração iniciamos nossos serviços de vida apostólicos como resposta à intimidade amorosa de Deus. Para isso dedicamos, de maneira geral, o resto do nosso tempo para os serviços apostólicos.
O dia termina com as Completas - oração das horas - a que se segue o silêncio ou momentos de partilha espontâneos.
Assim, embora os membros na Comunidade de Vida Comum, de maneira geral, não se inserem no mundo de forma comum, vivem no mundo numa intensa fidelidade a Deus que os leva a ser testemunha da santidade no mundo.
Contudo, nessa intensa vivência comunitária e consagrada, a Comunidade de Vida Comum gera fecundidade espiritual e comunitária para a Comunidade de Vida Secular, para a Igreja, para o mundo.
A formação vocacional visa a descobrir vocações para posteriormente amadurecê-las na dimensão humana, espiritual, doutrinária, litúrgica, apostólica e comunitária segundo o Carisma Anuncia-Me.
O processo vocacional inicia-se com o despertar de vocações durante o Período Vocacional. Aqueles que tiverem em si os sinais da vocação são admitidos no Postulantado, inserindo-se na Comunidade Anuncia-Me, vive seu Carisma, Voz Insilenciável de Deus, na Simplicidade de Maria no testemunho de vida de seus Membros e no anuncio da Boa Nova de Jesus, e esta aberta a todos que queiram experimentar o chamado para este estilo de vida.
Comments